Desenvolvedores podem correr agora mesmo para a central de downloads da Apple e baixar a mais recente build do próximo sistema OS X, comercialmente chamado de Mountain Lion — nome muito mais agradável para o sucessor do Lion. A Apple promete mais de duzentos recursos novos no sistema. A companhia também já informou quais modelos de Macs serão compatíveis com o Leão das Montanhas.

build 12A269 tem tudo para ser a versão final do Mountain Lion caso nenhum problema grave seja identificado. A Apple chama o software de Golden Master (ou GM) junto a seus desenvolvedores. Seria mais ou menos o equivalente ao Release Candidate que a Microsoft costumava usar para divulgar versões do Windows anteriores à versão final, porém bastante próximas.

Mountain Lion GM no canal de desenvolvedores

Mountain Lion GM no canal de desenvolvedores

De acordo com o site Gizmodo, você deve ter computador da Apple na geração listada abaixo ou mais recente para que o update funcione.

  • iMac (Mid 2007);
  • MacBook (Late 2008 Aluminum ou Early 2009);
  • MacBook Pro (Mid/Late 2007);
  • MacBook Air (Late 2008);
  • Mac Mini (Early 2009);
  • Mac Pro (Early 2008);
  • Xserve (Early 2009).

Como você pode ver, equipamentos bastante antigos vão funcionar com o Mountain Lion. A exceção fica por conta do Mac Mini, um produto com hardware mais limitado cuja compatibilidade fica em somente três anos. No entanto, queria saber se o Mountain Lion roda bem nestes Macs mais antigos da lista fornecida pela Apple. Eu tenho um MacBook (ainda branco) comprado em meados de 2007 que, em tese, funciona com o Lion (versão atual do sistema). A experiência, porém, foi pavorosa mesmo com 4 GB de memória RAM. Depois de poucas semanas de uso voltei para o Snow Leopard e permaneço nele muito bem.

Contatos VIPs, Safari sem rastreamento da identidade do internauta, central de notificações na barra lateral, proteção de tela com fotos do Photo Stream e leitura offline de sites são alguns dos recursos presentes no Mountain Lion. Também é nessa versão do sistema que a Apple deixa o Gatekeeper habilitado por padrão. O sistema de segurança bloqueia por padrão a instalação de aplicativos a menos que eles sejam fornecidos por meio da Mac App Store ou desenvolvedores cadastrados pela Apple. A companhia diz que é para a segurança do usuário. De quebra, garante para si 30% de todas as transações em compra de aplicativos dentro da loja virtual própria (a única que funciona no Mountain Lion).

Atualizado às 15h07.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados