É chegada novamente aquela época de invasões a servidores e publicação de senhas. Depois do site de perguntas Formspring ter parte das suas senhas criptografadas publicadas em um fórum de hackers essa semana, foi a vez do Yahoo sofrer o mesmo destino nessa quinta-feira. Um dos serviços da companhia, suspeita-se que seja o Yahoo Voices, foi invadido e teve sua base de dados de login e senhas expostos – e em texto puro para quem quiser ver.

Segundo o blog Naked Security, a invasão foi feita por um grupo de hackers que se autodenomina D33DS Company e ao todo eles publicaram 453.491 combinações de endereços de email e senhas do serviço, todas descriptografadas. Ainda não se sabe se a base de dados guardava senhas em texto ou se o grupo conseguiu descriptografá-las antes da publicação, mas eles dizem que tiveram acesso aos dados usando SQL Injection.

O Yahoo Voices foi anunciado em dezembro do ano passado e trata-se de um portal onde usuários do Yahoo que tenham alguma especialidade em qualquer campo podem publicar artigos sobre o que eles sabem. Até o momento da publicação deste post, o Yahoo não havia se pronunciado oficialmente sobre o ataque.

Todos esses recentes vazamentos e ataques a base de dados servem de alerta para quem é esperto. Nunca houve uma época melhor para mudar a sua senha – e tomar o cuidado de não usar a mesma combinação em sites diferentes.

Atualização Às 13:56 | O Yahoo confirmou ao TechCrunch que o vazamento de senhas realmente aconteceu, mas trata-se de um arquivo antigo do site. Segundo a empresa menos de 5% das combinações de login e senha seriam válidas – e as pessoas que foram afetadas já estão sendo alertadas.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

alice erich
tenho q fazer um trabalho com todas as cidades do rio de janeiro só q eu ñ achei ainda todas,poderia me responder?
@LBKatan
Eu acho que ele não viu notícia de nenhuma outra invasão. Então acredita que não teve nenhuma, essa é a primeira do ano e o Yahoo! é a empresa mais invadida, com 1 vs. zilhões de zeros. hahaha
ricardo
Só pra aparecer.
ricardo
Se você tem câncer ao ler comentários com erros, vai ter uma metástase até chegar ao final desta página.
ricardo
Aham, vai nessa.
ricardo
"Entre diferença e dinferência há muito pouca dinferência." Chiquinha.
Marcelo
não sei de que fonte você tirou essa sua informação
@daniloficial
o yahho pode se dizer que está sendo a empresa mais invadida por hackers desse ano.
Fer
Haters... Só absorvem as partes que possam negativar algo do texto!
Fer
Tudo que o Yahoo menos precisava! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA XP
Turdin
Esse erro foi só uma conhecidência
Pedro Maich
Bem que podiam ter hackeado do Yahoo normal, perdi minha senha e não consigo recuperar de forma alguma heheheh
lucas
eu não li isso.....
@kadugaspar
Eu crio só pequenas variações da mesma senha. Faço uma senha composta de letras, números e caracteres e a cada serviço importante (Facebook, Google, Twitter, etc) eu altero um ou dois caracteres. E os serviços mais inúteis (aqueles que só me cadastro para conhecer ou não são importantes) uso uma senha padrão mesmo porque se cada conta que eu criar na internet tiver uma senha diferente, haja criatividade e memória.
@LBKatan
"Ainda não se sabe se a base de dados guardava senhas em texto ou se o grupo conseguiu descriptografá-las antes da publicação"
Exibir mais comentários