Início » Brasil » Net Virtua do Rio de Janeiro fica sem acesso a Google e Facebook

Net Virtua do Rio de Janeiro fica sem acesso a Google e Facebook

Assinantes de outras cidades relatam o mesmo problema.

Avatar Por

Rio de Janeiro -- Assinantes da Net Virtua em todo o Rio de Janeiro ficaram com problemas para acessar diversas páginas, entre elas o Google e o Facebook, por mais de duas horas na manhã de hoje. A informação foi confirmada pelo Tecnoblog a partir de uma ligação ao serviço de atendimento ao cliente da operadora. Ainda não se sabe qual é o motivo da interrupção no serviço de banda larga exclusivamente para o acesso a alguns sites -- aqueles que são os mais visitados no mundo. O problema não se repetiu em São Paulo.

A ligação para o atendimento do Virtua no 10621 automaticamente avisa que "tem um problema técnico na sua região". O sistema também informa que a previsão de retorno do serviço está agendada para as 16h dessa quinta-feira (12). Portanto, no momento da ligação era possível que os clientes ficassem sem acesso a alguns sites ainda por mais cinco horas. Já falando com uma atendente, a informação que se tem é que o Orkut também foi afetado e não pode ser acessado pelos assinantes. A funcionária da operadora de telecom não soube informar o motivo do incidente porque ele havia sido identificado há pouco tempo.

Facebook inacessível na Net Virtua do Rio de Janeiro

Facebook inacessível na Net Virtua do Rio de Janeiro

No Twitter havia diversos usuários relatando que o problema também ocorre em outros estados, como Espírito Santo e Amazonas. O Rio de Janeiro parece ser o mais afetado. Na lista Caiu, tradicional reduto para troca de informações sobre banda larga com problema, diversos participantes também informam que não conseguem acessar os sites do Facebook e Google.

Nos testes feitos por mim às 11h era possível entrar na página inicial do Google, mas alguns conteúdos do Google+ não carregam. Já o Facebook está completamente indisponível desde as 9h (pelo menos). Teste de ping mostra perda de 100% dos pacotes e o trace route informa que o tempo limite foi esgotado. Mudar o provedor de DNS não ajudava. Troquei do Google Public DNS para a OpenDNS, mas Facebook e os demais sites permaneciam com problemas de acesso ou completamente inacessíveis.

O problema durou pelo menos 2 horas e 30 minutos. Agora, às 11h39, tanto o Google Public DNS como a OpenDNS têm acesso restabelecido aos sites e serviços que ficaram fora do ar.

Resposta da Net

A enviou um comunicado às 18h50 no qual afirma que a falha do Virtua se deve a links internacionais com problema. Leia o texto na íntegra abaixo.

“A Net informa que problemas em conexões internacionais da internet afetaram a performance de alguns sites hospedados fora do Brasil pelo período de 1 hora. O problema atingiu assinantes do Vírtua que tentavam acessar sites do exterior. Após atuação dos responsáveis pelos links internacionais, o serviço foi plenamente restabelecido e opera normalmente.”

Atualizado às 18h57.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

clebertj
São Paulo Zona Norte pelo Net Virtua tambem sem acesso! que palhaçada essa net ein? ja dei tracert aki e mostra diversos caminhos td com extensão Embratel nos links
andrejesus
O mesmo problema esta acontecendo exatamente agora. (sou do amazonas)
Alerj
Aqui em Nova Iguaçu esta desde ontem esta (dia 19 - 11:00 da manha) sem conexão e os atendentes falam que é uma manutenção para melhoria dos serviço!Eles dão o prazo de seis em seis horas, agora o ultimo prazo que me deram foi as 18 de hoje( Dia 20), só dando risada mesmo!
O engraçado é que quando começei a acessar com o 3G e procurava noticias sobre o aconteçido na 1 pagina mostrava um monte de noticias sobre a falta de conexao, agora que estou acessando novamente esta dificil de achar as noticias, na primeira pagina só acha propaganda da net ou velocimetro, sera que ate isso estão camuflando?Só sei que as pessoas prejudicadas procurem seus direitos idependente o que aconteçeu, que a empresa não vai falar mesmo, procurem a anatel e o procon para que faça valer seus direitos!
Syn
Fiz o teste com o prompt e está dando normal, tudo de boa... quando vou acessar da essas mancada, e já tentei em todos os navegadores, OPERA,MOZILA,CHROME,EXPLORER,SAFARI todos dando o mesmo problema.
Syn
Aqui em São Carlos,SP está dando esse problema, a mais de 1 semana já e nada de voltar ao normal.
Carlos
Tive o mesmo problema na manhã do dia 12.

Além disso, estou tendo problemas de conexão quase todos os dias por volta da meia-noite e durante a maior parte da madrugada. Durante o dia volta a funcionar sem problemas, como tenho em casa 3 laptops diferentes e com diferentes browsers e, assim, o problema certamente não é do meu lado.

Liguei para a NET e enviaram um técnico durante o dia quando tudo funciona e não pode fazer nada. O pior é que acredito que ele nem passou a situação para cima pois ficou tudo igual.

Já observaram ou têm alguma idéia da razão para este problema?

Meu próximo passo é partir para a parte judicial uma vez que a NET não consegue solucionar o problema (na verdade, nem tentaram!)

Carlos
marcos
Ontem (12/07) ficou o dia inteiro oscilando, principalmente o google. À noite ficou totalmente lenta. Hoje de manhã já tava normal. Moro na região da Av. Paulista (SP capital).
vitor
Eh pra isso que serve o Bing..
Estepe do google
@andrea_soares
Aqui em São José dos Campos - SP, continua ruim, não abre quase nenhum site, principalmente google e facebook. O dia todo assim. Espero que resolva até amanhã :-)
@brunogdb
Achei que foi da Velox, já que, na 3G do meu celular continuou funcionando. Mas nenhum computador na rede Wi-Fi funcionou. E no vizinho com GVT, continuou funcionando.
@daniloficial
bom para quem nem internet via rádio
@daniloficiald
bom para os que os que tem internet via rádio!
@ajscaldas
O problema foi no NAP de miami, o link da sprintlink tava ruim, acontece... (mas vem acontecendo com uma frequência assustadora....)
@angelobgu
O Twitter deu uma queda nesta tarde, não foi problema do Velox.
@angelobgu
#simplesassim .... não mudo por nada !!!
@daniloj
Exatamente, esse problema foi generalizado no Brasil, independente do provedor. Em alguns provedores a conexão de um usuario não tinha problema mas a de outro tinha e nada de acessar alguns sites internacionais. A causa raiz desse problema ta em Miami, mais precisamente no NAP das Americas. Esse NAP é um local onde passa boa parte do trafego internacional brasileiro. O problema que esta acontecendo é na plataforma de peering/troca de trafego no NAP das Americas que ta apresentando quedas e perdas de pacotes o que acaba afetando o trafego do Brasil para o resto do mundo. Trabalho para um provedor que tem infra nesse NAP, e foi isso.
Eric Nascimento
Aqui em Campinas-SP tava zuado também.
@brunogdb
Alguém está com problema para acessar o Twitter na Velox no Rio de Janeiro? .-.
Edw
- Vc acessa a internet pelo Virtua ?
- Acesso assim... tipo internet
Felipe Lima
via embratel SP esta normal
@rafaelganesh
A velox também tá ruim, até pra entrar no tb. mas o face tá joia!
@mamaffezoli
Aqui em Indaiatuba/SP também estou enfrentando problemas. Tá uma lentidão só, isso quando abre!
Rafael Machado de Souza
sorte sua.
deu pane aqui em Passo Fundo/RS sexta passada pela parte da manhã e começo da tarde.
ainda bem que nem o telefone funcionava, pois nossos clientes estvam ligando como loucos
@jorcezar
Site do EBAY tbm estava com o mesmo problema.
smux
Olá amigo, isso acontece pelo fato dos roteadores em geral buscarem o IP dos cablemodens via DHCP associado ao mac do roteador. Como os ips em DHCP possuem um tempo de vida de 3600 minutos, somente quando esse prazo espirar o cablemodem solicita outro ip pro provedor. MAS!, quando voce usa um clonemac da vida e faz a troca do mac do roteador por um aleatorio, o ip da net muda! Pode fazer um teste para comprovar.

Aqui em Manaus tem problema com rotas o tempo todo, principalmente quando a rota de saida para spo (fibra) fica fora do ar e sao obrigados a subir a saida para o rjo (satelite), o que literalmente fica melhor ficar sem internet do que ter uma latencia de conexao 3G.
Mesmo o suporte jurando por Deus que qualquer problema que tinha já havia sido resolvido, nao hesito duas vezes em alterar o mac do roteador novamente para obter outro ip e torcer pra ficar normal novamente.

Espero ter te ajudado, abraços.
Edison
Aqui em Florianópolis tbem está ruim.
@gabriellaugusto
Nos testes vocês tentaram acessar os sites via um proxy público?
caRIOca
Facebook fora do ar, puts deve ter congestinado o call center.
@watafake
Cara, eu tive esse problema alguns dias atrás. Moro em Porto Alegre e sou assinante do Virtua. Não era possível acessar a maioria dos sites hospedados fora do Brasil (a maioria dos que eu tentei, btw). Servidores nacionais funcionavam normalmente (com alguma lentidão, mas vá lá né).
Liguei pra NET pra saber o que estava acontecendo, e as atendentes não sabiam de nada.
Desconfiei do link internacional, que é feito através da rede Embratel, mas mudei de ideia quando fui na casa de uma vizinha (mesmo prédio) que também é assinante da NET, e ela tinha acesso normal.
Fiz o bendito teste que os atendentes sempre sugerem, de ligar o PC direto no modem (tirar o roteador do meio), e pra minha surpresa funcionou! Já tava quase trocando o roteador, porém o fato de acessar sites nacionais me fez esperar pra ver.

Fazendo um trace route, deu pra ver que a conexão COM ROTEADOR chegava até o RJ e se perdia. O mesmo teste, sem o roteador, passava pelo RJ tranquilo. Pesquisando um pouco no Twitter, tinha alguns usuários sem sinal na TV Via Embratel no RJ (acho que SP também, foi no dia do jogo do Corinthians) e algumas notícias sobre obras na rede Embratel em Fortaleza. Não sei se há alguma relação entre isso tudo, mas não troquei o roteador e, no dia seguinte, já estava funcionando normalmente (ou seja, não era ele o problema).

Hoje, porém, não percebi o problema aqui (tá bom, não tentei acessar as 9hs, mas se o problema se manifestou aqui, já foi resolvido).
daniel
aqui em capão da canoa -RS (120 KM de Porto alegre) não chego a acontecer disso
@rafaelzafon
Tá uma merda. Tipo net wins.
@renoirfaria
Também já sofri bastante com esse problema.
Marisa
O www.google.com.br está inacessível mas o www.google.com funciona normalmente.
Facebook voltou agora.
@sassaaah
Em Porto Alegre também está assim :(
Calvin
Aqui o acesso já foi normalizado.
@rodrigorsena
Aqui ta normal cara, so que eu não to usando o DNS da Net não eu to usando do Google (8.8.8.8, 8.8.4.4)
@Humbsbr
Virtua normalizado!
Pedro
Tentei usar o Facebook em casa prla NET Virtua e não abriu, agora to tentando usar pelo 3G da Vivo e continua sem abrir, tanto pelo app nativo quanto pelo site mobile.
@jrguile
Em Taubaté - SP, também encontro o mesmo problema, gmail fora do ar, e face lento, demorando p/ carregar...
@rodrigorsena
Mas ai nenhum site iria abrir, esse problema e só com alguns sites! Alguém qui tem net, já tentou mudar o DNS da NET para algum outro DNS?
@jonerduarte
paypal tambem está inacessivel
Caio
O Facebook aqui está desde ontem a noite ( por volta das 22:00 ).
Alex
Aqui em Florianópolis o acesso ao google está bem instável, principalmente na buscas. Tive até que usar o Bing! ahhhhhhhhhhh

Mas o Facebook tá acessando normal.
@LuanBorges
Opa, agora voltou o Facebook aqui
@_onetwo_
O problema é generalizado (Brasil) e vem ocorrendo de forma intermitente em rotas internacionais desde ontem pela manhã com diversos provedores de tráfego, durante a tarde de ontem normalizou mas a Embratel (provedora do Virtua) ainda apresenta intermitência. Ainda não há uma causa específica publicada (possivelmente cabos rompidos ou roteadores problemáticos).
paulo henrique
em Cuiabá tambem
@LuanBorges
Aqui só o Facebook tá fora do ar.
Selminha
Aqui em Campinas/SP facebook tbm não esta entrando desde de cedo.
@roberto92_jr
Aqui em São Luis- MA também não está funcionando.
@alesfreire
Aqui não carrega nem a página inicial do Google. =/
Pelo menos consigo acessar o Gmail.

Nada de Facebook, também.
@guyilherme
Eu trabalho em uma empresa que cria lojas virtuais e a Net de vez em quando teima em não querer acessar nosso servidor... A Net é um saco... Pior é explicar pro nosso cliente que o problema é na conexão dele...
Rodrigo
pelo proxy piratex vai !
leo
será q não tem a ver com aquele lance do FBI ter desligado uns servidores nos EUA por conta daquele vírus?
José Gabriel
Aqui em Brasília tá meio difícil navegar. Algumas páginas demoram muito pra carregar, outras nem carregam. O face e o google pelo menos só não carregaram duas vezes desde as 8.
@mccraveiro
Aqui (São José dos Campos, SP) apenas o facebook está fora do ar...
newton
Não só no Rio como aqui em Manaus também...
Alex
tive que vir só pra dizer "skavurska" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk nunca gostei da virtual e um dos motivos são as franquias. jogadores online com net estão perdidos com esse lance de franquia, e ainda fazem anúncios dizendo que são os melhores...
@dapradalhe
Manaus também parece estar com esse problema. agora de manhã não estava conseguindo abrir o facebook e agora até consegui, mas o chat está off-line e já há um tempo tem ocorrido problemas semelhantes
Marcelo Pinheiro
Aqui, entro de boa no G+, mas no FB, nada, mesmo.
guilherme goveia
Aqui em Porto Alegre alguns links estão com o mesmo problema.
@rodrigorsena
Poise a net e fogo, ontem tava assim aqui em Manaus durante a madrugada, mas hoje ta normal!
Forbidden_404
Quando isso aconteceu aqui em casa, era problema do MTU que não estava bem configurado... mas assim? Que problema tenso, agora é esperar pra quem usar Net Virtua