Início » Brasil » Net Virtua do Rio de Janeiro fica sem acesso a Google e Facebook

Net Virtua do Rio de Janeiro fica sem acesso a Google e Facebook

Assinantes de outras cidades relatam o mesmo problema.

Avatar Por

Rio de Janeiro — Assinantes da Net Virtua em todo o Rio de Janeiro ficaram com problemas para acessar diversas páginas, entre elas o Google e o Facebook, por mais de duas horas na manhã de hoje. A informação foi confirmada pelo Tecnoblog a partir de uma ligação ao serviço de atendimento ao cliente da operadora. Ainda não se sabe qual é o motivo da interrupção no serviço de banda larga exclusivamente para o acesso a alguns sites — aqueles que são os mais visitados no mundo. O problema não se repetiu em São Paulo.

A ligação para o atendimento do Virtua no 10621 automaticamente avisa que “tem um problema técnico na sua região”. O sistema também informa que a previsão de retorno do serviço está agendada para as 16h dessa quinta-feira (12). Portanto, no momento da ligação era possível que os clientes ficassem sem acesso a alguns sites ainda por mais cinco horas. Já falando com uma atendente, a informação que se tem é que o Orkut também foi afetado e não pode ser acessado pelos assinantes. A funcionária da operadora de telecom não soube informar o motivo do incidente porque ele havia sido identificado há pouco tempo.

Facebook inacessível na Net Virtua do Rio de Janeiro

Facebook inacessível na Net Virtua do Rio de Janeiro

No Twitter havia diversos usuários relatando que o problema também ocorre em outros estados, como Espírito Santo e Amazonas. O Rio de Janeiro parece ser o mais afetado. Na lista Caiu, tradicional reduto para troca de informações sobre banda larga com problema, diversos participantes também informam que não conseguem acessar os sites do Facebook e Google.

Nos testes feitos por mim às 11h era possível entrar na página inicial do Google, mas alguns conteúdos do Google+ não carregam. Já o Facebook está completamente indisponível desde as 9h (pelo menos). Teste de ping mostra perda de 100% dos pacotes e o trace route informa que o tempo limite foi esgotado. Mudar o provedor de DNS não ajudava. Troquei do Google Public DNS para a OpenDNS, mas Facebook e os demais sites permaneciam com problemas de acesso ou completamente inacessíveis.

O problema durou pelo menos 2 horas e 30 minutos. Agora, às 11h39, tanto o Google Public DNS como a OpenDNS têm acesso restabelecido aos sites e serviços que ficaram fora do ar.

Resposta da Net

A enviou um comunicado às 18h50 no qual afirma que a falha do Virtua se deve a links internacionais com problema. Leia o texto na íntegra abaixo.

“A Net informa que problemas em conexões internacionais da internet afetaram a performance de alguns sites hospedados fora do Brasil pelo período de 1 hora. O problema atingiu assinantes do Vírtua que tentavam acessar sites do exterior. Após atuação dos responsáveis pelos links internacionais, o serviço foi plenamente restabelecido e opera normalmente.”

Atualizado às 18h57.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

clebertj
São Paulo Zona Norte pelo Net Virtua tambem sem acesso! que palhaçada essa net ein? ja dei tracert aki e mostra diversos caminhos td com extensão Embratel nos links
andrejesus
O mesmo problema esta acontecendo exatamente agora. (sou do amazonas)
Alerj
Aqui em Nova Iguaçu esta desde ontem esta (dia 19 - 11:00 da manha) sem conexão e os atendentes falam que é uma manutenção para melhoria dos serviço!Eles dão o prazo de seis em seis horas, agora o ultimo prazo que me deram foi as 18 de hoje( Dia 20), só dando risada mesmo! O engraçado é que quando começei a acessar com o 3G e procurava noticias sobre o aconteçido na 1 pagina mostrava um monte de noticias sobre a falta de conexao, agora que estou acessando novamente esta dificil de achar as noticias, na primeira pagina só acha propaganda da net ou velocimetro, sera que ate isso estão camuflando?Só sei que as pessoas prejudicadas procurem seus direitos idependente o que aconteçeu, que a empresa não vai falar mesmo, procurem a anatel e o procon para que faça valer seus direitos!
Syn
Fiz o teste com o prompt e está dando normal, tudo de boa... quando vou acessar da essas mancada, e já tentei em todos os navegadores, OPERA,MOZILA,CHROME,EXPLORER,SAFARI todos dando o mesmo problema.
Syn
Aqui em São Carlos,SP está dando esse problema, a mais de 1 semana já e nada de voltar ao normal.
Carlos
Tive o mesmo problema na manhã do dia 12. Além disso, estou tendo problemas de conexão quase todos os dias por volta da meia-noite e durante a maior parte da madrugada. Durante o dia volta a funcionar sem problemas, como tenho em casa 3 laptops diferentes e com diferentes browsers e, assim, o problema certamente não é do meu lado. Liguei para a NET e enviaram um técnico durante o dia quando tudo funciona e não pode fazer nada. O pior é que acredito que ele nem passou a situação para cima pois ficou tudo igual. Já observaram ou têm alguma idéia da razão para este problema? Meu próximo passo é partir para a parte judicial uma vez que a NET não consegue solucionar o problema (na verdade, nem tentaram!) Carlos
marcos
Ontem (12/07) ficou o dia inteiro oscilando, principalmente o google. À noite ficou totalmente lenta. Hoje de manhã já tava normal. Moro na região da Av. Paulista (SP capital).
vitor
Eh pra isso que serve o Bing.. Estepe do google
@andrea_soares
Aqui em São José dos Campos - SP, continua ruim, não abre quase nenhum site, principalmente google e facebook. O dia todo assim. Espero que resolva até amanhã :-)
@brunogdb
Achei que foi da Velox, já que, na 3G do meu celular continuou funcionando. Mas nenhum computador na rede Wi-Fi funcionou. E no vizinho com GVT, continuou funcionando.
@daniloficiald
bom para os que os que tem internet via rádio!
@ajscaldas
O problema foi no NAP de miami, o link da sprintlink tava ruim, acontece... (mas vem acontecendo com uma frequência assustadora....)
@angelobgu
O Twitter deu uma queda nesta tarde, não foi problema do Velox.
@angelobgu
#simplesassim .... não mudo por nada !!!
@daniloj
Exatamente, esse problema foi generalizado no Brasil, independente do provedor. Em alguns provedores a conexão de um usuario não tinha problema mas a de outro tinha e nada de acessar alguns sites internacionais. A causa raiz desse problema ta em Miami, mais precisamente no NAP das Americas. Esse NAP é um local onde passa boa parte do trafego internacional brasileiro. O problema que esta acontecendo é na plataforma de peering/troca de trafego no NAP das Americas que ta apresentando quedas e perdas de pacotes o que acaba afetando o trafego do Brasil para o resto do mundo. Trabalho para um provedor que tem infra nesse NAP, e foi isso.
Exibir mais comentários