Início » Brasil » Net Virtua do Rio de Janeiro fica sem acesso a Google e Facebook

Net Virtua do Rio de Janeiro fica sem acesso a Google e Facebook

Assinantes de outras cidades relatam o mesmo problema.

Por
7 anos atrás

Rio de Janeiro — Assinantes da Net Virtua em todo o Rio de Janeiro ficaram com problemas para acessar diversas páginas, entre elas o Google e o Facebook, por mais de duas horas na manhã de hoje. A informação foi confirmada pelo Tecnoblog a partir de uma ligação ao serviço de atendimento ao cliente da operadora. Ainda não se sabe qual é o motivo da interrupção no serviço de banda larga exclusivamente para o acesso a alguns sites — aqueles que são os mais visitados no mundo. O problema não se repetiu em São Paulo.

A ligação para o atendimento do Virtua no 10621 automaticamente avisa que “tem um problema técnico na sua região”. O sistema também informa que a previsão de retorno do serviço está agendada para as 16h dessa quinta-feira (12). Portanto, no momento da ligação era possível que os clientes ficassem sem acesso a alguns sites ainda por mais cinco horas. Já falando com uma atendente, a informação que se tem é que o Orkut também foi afetado e não pode ser acessado pelos assinantes. A funcionária da operadora de telecom não soube informar o motivo do incidente porque ele havia sido identificado há pouco tempo.

Facebook inacessível na Net Virtua do Rio de Janeiro

Facebook inacessível na Net Virtua do Rio de Janeiro

No Twitter havia diversos usuários relatando que o problema também ocorre em outros estados, como Espírito Santo e Amazonas. O Rio de Janeiro parece ser o mais afetado. Na lista Caiu, tradicional reduto para troca de informações sobre banda larga com problema, diversos participantes também informam que não conseguem acessar os sites do Facebook e Google.

Nos testes feitos por mim às 11h era possível entrar na página inicial do Google, mas alguns conteúdos do Google+ não carregam. Já o Facebook está completamente indisponível desde as 9h (pelo menos). Teste de ping mostra perda de 100% dos pacotes e o trace route informa que o tempo limite foi esgotado. Mudar o provedor de DNS não ajudava. Troquei do Google Public DNS para a OpenDNS, mas Facebook e os demais sites permaneciam com problemas de acesso ou completamente inacessíveis.

O problema durou pelo menos 2 horas e 30 minutos. Agora, às 11h39, tanto o Google Public DNS como a OpenDNS têm acesso restabelecido aos sites e serviços que ficaram fora do ar.

Resposta da Net

A enviou um comunicado às 18h50 no qual afirma que a falha do Virtua se deve a links internacionais com problema. Leia o texto na íntegra abaixo.

“A Net informa que problemas em conexões internacionais da internet afetaram a performance de alguns sites hospedados fora do Brasil pelo período de 1 hora. O problema atingiu assinantes do Vírtua que tentavam acessar sites do exterior. Após atuação dos responsáveis pelos links internacionais, o serviço foi plenamente restabelecido e opera normalmente.”

Atualizado às 18h57.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários.