Início » Aplicativos e Software » Microsoft anuncia novidades do Office 2013

Microsoft anuncia novidades do Office 2013

Próxima versão do Office possui forte integração com a nuvem.

Paulo Higa Por

A Microsoft anunciou hoje as principais novidades do Office 2013, próxima versão do famoso pacote de aplicativos de produtividade. A primeira notícia não é tão boa para usuários com sistemas operacionais antigos: a nova suíte de escritório será compatível apenas com Windows 7 e Windows 8. O Office 2013 ganhará maior integração com a nuvem, interface com estilo Metro, novos ícones e melhor suporte a comandos sensíveis ao toque.

Office 2013 adota novo logotipo e estilo Metro

Documentos na nuvem

A integração com a nuvem é um dos principais destaques do novo Office. A Microsoft aproveita suas plataformas para facilitar a vida do usuário, que poderá começar a escrever um documento no computador pessoal, continuar a edição no Windows Phone e terminar o trabalho no notebook do escritório sem precisar fazer muito esforço. Por padrão, os documentos serão salvos no SkyDrive, ao mesmo tempo em que são sincronizados offline.

Assistente de instalação pede login e senha para salvar arquivos no SkyDrive

Um recurso chamado Office on demand estará disponível aos usuários que assinarem o Office 365 Home Premium. Nem todos os computadores possuem uma instalação do Office, o que pode dificultar a edição de arquivos, principalmente documentos mais complexos, que podem ser desformatados caso passem por um serviço como o Google Docs. A Microsoft resolveu esse problema disponibilizando uma versão do Office online. E não é o Office Web Apps, é a versão completa mesmo.

Office 365

Três edições do Office serão disponibilizadas no Office 365: Home Premium, Small Business Premium e ProPlus. A edição Small Business traz como diferencial ferramentas para desenvolvimento de sites, conferências em vídeo de alta definição, email e calendários sincronizados. A ProPlus é a mais avançada, desenvolvida especialmente para empresas com muitos funcionários.

Office 365 Home Premium pode ser instalado em 5 PCs

A edição Home Premium será voltada aos usuários domésticos e inclui 20 GB de armazenamento no SkyDrive e 60 minutos para falar com o mundo pelo Skype. Sete aplicativos fazem parte da suíte doméstica: Word, PowerPoint, Excel, Outlook, OneNote, Access e Publisher. Você pode comprar uma só licença e instalar o Office 2013 Home Premium em cinco computadores diferentes.

Interface nova

Seguindo a tendência do Windows Phone e Windows 8, há elementos do estilo Metro em todos os lugares. Logo após a instalação, uma tela é aberta e oferece opções para o usuário escolher o tema do Office. E nada de degradês ou efeitos de transparência na interface e nas telas de carregamento: todo o visual é composto por cores sólidas, inclusive os ícones. A interface dos programas possui apenas fundo branco e uma cor de destaque de acordo com o aplicativo: azul no Word, vermelho no PowerPoint e verde no Excel.

Metro UI dá as caras nos aplicativos do Office 2013 | Clique para ampliar

De olho nos tablets com Windows 8, os recursos do Office foram adaptados para funcionar melhor com usuários de telas sensíveis ao toque. Além de otimizar a interface para fazer o Office responder naturalmente ao mouse e ao teclado, a Microsoft adicionou suporte ao famoso gesto de pinça para dar zoom no documento e um recurso de anotações à mão.

Principais aplicativos

O processador de textos Word ganhará suporte nativo a leitura de arquivos PDF, sem necessidade de instalar plugins. Além de eliminar a necessidade de instalar um Adobe Reader (ou fazer gambiarra com o leitor de PDF nativo do Google Chrome), também será possível editar e salvar arquivos PDF direto do aplicativo da Microsoft. Através de dados armazenados no SkyDrive, o Word será capaz de abrir um documento exatamente do ponto em que você parou num outro computador.

Word 2013 lê, edita e salva arquivos PDF | Clique para ampliar

O Excel está mais inteligente: o novo aplicativo de planilhas é capaz de analisar o seu uso e formatar os dados das células com um clique no botão. De acordo com o padrão dos dados da planilha, o Excel pode sugerir o melhor tipo de gráfico. Por meio de um plugin oficial é possível verificar se um documento possui links quebrados ou erros de fórmulas.

O software mais querido dos estudantes do Brasil, chamado PowerPoint, deverá facilitar a inclusão de imagens hospedadas no Flickr, Facebook e outros serviços – inclusive através de uma busca no Bing. Quem usa dois monitores pode configurar o PowerPoint para fazer cada tela exibir um slide diferente. Dessa forma, enquanto o público estiver vendo um slide, você pode dar uma espiada no próximo. Inserir vídeos deve dar menos dores de cabeça, já que o PowerPoint suportará mais formatos.

Suporte aprimorado a múltiplos monitores no PowerPoint 2013

Download, disponibilidade e preço

O download da versão de testes do Office 2013 Home Premium está disponível gratuitamente na plataforma Office 365, em versões de 32 bits e 64 bits, nos idiomas inglês e espanhol. É necessário possuir uma conta Microsoft para acessar o instalador, que pode ser utilizado em até 5 computadores diferentes.

A Microsoft não informou a data oficial de lançamento ou os preços oficiais do Office 2013, nem das assinaturas do Office 365. O Surface com Windows RT e outros tablets ARM incluirão uma edição básica da suíte, chamada de Office 2013 Home and Student, que inclui os aplicativos Word, Excel, PowerPoint e OneNote.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

caRIOca
Com tantas notícias positivas sobre Windows 8, estou começando à achar que 2013 será o ano da "janelas"!
Igor
Versão pra iPad, cadê?
Diogo
Na verdade, não tem nada a ver esse acordo da Apple utilizar o IE e a MS fazer o Office. A Apple, se não me engano, abandonou o IE há muito tempo (logo na versão 10.0 do OS deles e trocou pelo Safari) A MS criou o office para o mac pois, principalmente nos EUA, o número de usuários com mac estava crescendo, além da Apple ter lançado sua própria solução: iWork. O problema de criar para linux é de principios... pessoal que usa linux usa pq é software gratuito, colocar um software da MS (pago) no linux iria contra os principios dos principais usuários...
Vinícius
é... Office 2013, office 15 é o nome do projeto, se abrir na pasta de instalação em arquivo de programas, vai ver lá office 14. Deve vir mais barato, assim como o Windows veio, não sei te deizer que vai rolar desconto!
Raph4
"Office 2013"? Esse é o nome oficial? Não seria Office 15? Agora não sei mais. E upgrade do Office 2010, será que vai rolar desconto? Comprei o meu este ano, buahaha :( No mais, lindo o Word (antes tarde do que nunca) agora lendo E editando PDFs... e a Adobe agora enterrada um palmo mais abaixo.
Guilherme
De fato aparentemente ele está mais pesado, porém nada que reinciar o pc não melhore. Mas, a nova interface minimalista que a microsoft está adotando agrada muito. Finalmente veremos interfaces mais clean vindo da gigante Microsoft!! Ponto!
Guilherme Macedo C.
Vc falou bem. Esses são os argumentos das empresas. Faz sentido elas quererem. O que não faz sentido é qualquer ser humano apoiar padrões restritivos.
@alexpessoal
Só estou aguardando um volume maior de integrações com a web... Quero o Picasa, o Drive lá... meus arquivos estão lá... até tenho o Flickr, o Skydrive, mas o uso destes é secundário e não estou afim de mudar tudo... vamos lá ms... facilite para a concorrencia... Ah... outra coisa... poderia rodar dentro da interface metro para a leitura e compartilhamento...
Vinícius
Do office!
Kessler
Espera ele instalar por completo. Ele usa uns assistentes pra baixar o resto do Office em plano de fundo. Aqui depois de instalado tá usando menos de 50MB.
Luandersonn
Qual a sua definição de meia boca? Comparado ao Office? Ou comparado ao Docs?
Vinícius
O que já era inalcansável se tornou insuperável :D
@leandroleo2
Noticia melhor ainda do dia é que o novo Office 2013 permitirá integração com apps em HTML5, CSS3 e JavaScript --> http://msdn.microsoft.com/en-us/library/office/apps/jj220082(v=office.15) ai sim, botei fé na M$ mandou bem!!!
Vinícius
I know!
@ErickRezende
Excelente notícia! Office Rula!
Exibir mais comentários