Início » Aplicativos e Software » Mozilla lança Firefox 14 e atualização para Thunderbird

Mozilla lança Firefox 14 e atualização para Thunderbird

Nova versão do Firefox tem melhorias de segurança e correções de bugs.

Paulo Higa Por

Seis semanas se passaram e, como de costume, a Mozilla liberou mais uma grande atualização para o Firefox. O navegador ganhou melhorias de segurança, a barra de endereços ficou mais inteligente e os usuários do OS X Lion ganharam o modo de tela cheia. Poucos dias após o anúncio do fim do desenvolvimento ativo do Thunderbird, a Mozilla liberou uma pequena atualização para o cliente de email.

Lembra dessa barrinha verde? Ela não existe mais na versão 14

Na nova versão, 14.0.1, o Firefox utiliza por padrão a versão segura do Google, com dados criptografados por SSL. A barra de endereços sumiu com o ícone das páginas, que agora está presente apenas na lista de abas. No lugar do favicon, a Mozilla mostra o famoso cadeado de segurança para indicar se um site possui conexão segura ou não – aquele fundo verde, que aparecia nas versões anteriores, saiu de cena.

Outra novidade é o click-to-play. Com a função ativada, plugins como Flash e Java carregarão somente quando o usuário clicar em cima do local onde o conteúdo deveria aparecer. É uma opção que pode ajudar a evitar travamentos inesperados ou, no caso dos notebooks, consumo excessivo de bateria. Para ativar o recurso, acesse o about:config, procure pela opção plugins.click_to_play e troque o valor para “true”.

Exibição de conteúdo em Flash? Só quando o usuário autorizar | Clique para ampliar

Entre novos recursos e correções, o Firefox 14 possui suporte ao recurso de exibição em tela cheia do OS X Lion, autocompletar de URLs na Awesome Bar, implementação de novas APIs, correções de segurança e melhorias na renderização de JavaScript e GIF. Problemas conhecidos ainda não foram resolvidos, como o travamento ao abrir o Firefox com um perfil bloqueado e a rolagem lenta no Gmail em certos casos. A lista completa de correções e novidades pode ser encontrada no changelog oficial.

Visual do Firefox 14 continua o mesmo das versões anteriores | Clique para ampliar

Se você é bem atento, deve ter percebido que a Mozilla quebrou uma tradição e pulou a versão 14.0 do Firefox, indo direto para a 14.0.1. A explicação para isso é bem simples: a Mozilla quis sincronizar o número do Firefox com o Firefox para Android, que atualmente está na versão 14.0.1. Só isso.

O cliente de email Thunderbird recebeu uma atualização e, como esperado, não ganhou nenhuma novidade visível. A Mozilla encerrou o desenvolvimento ativo do Thunderbird para focar em outros projetos, como o navegador Firefox e o sistema operacional Firefox OS, que deve começar a aparecer nos celulares lançados no primeiro trimestre de 2013. A partir de agora, o Thunderbird receberá basicamente correções de falhas de segurança, então não espere recursos novos.

Novo Thunderbird não traz nada de novo

O download do Firefox 14.0.1 está disponível para Windows, Linux e OS X. A nova versão do Thunderbird pode ser encontrada na página oficial do aplicativo. Se você possui o Firefox instalado, basta esperar pela atualização automática.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Paulo Cerqueira
E eu aqui esperando o recurso de chat que saiu nas versões beta.... =(
@DavidTheOne
Essa função click to play é ótima. eu já a usava no google Chrome. O Mozilla Firefox, visando correr atrás do Chrome, implementou em seu navegador também. Mas, amigo Paulo Higa (meu amigasso agora), se vocÊ não tivesse avisado dessa função eu nunca saberia que ela tinha no Mozilla firefox. Eu uso o Mozilla Firefox, mas infelismente para usar os plugins tenho (tinha) que deixa-los ativos, sempre sendo carregados ao iniciar o Programa. Era nisso que perdia mais para o Chrome. Cada Aba, com 120 MBs de peso na minha Ram. Assim como o usuário rodrigo Soncin, faço minhas suas palavras: Click to Play?? Adeus Google Chrome. Só uma pergunta para você Paulo Higa: Porque esse tipo de função não está visualmente disponível? E há outras funções do Anout:config que eu possa utilizar para deixar o Firefox mais estável e level? um abraço e desde já agradeço pela resposta.
Navegador Mokafoox
O Google não permite a tradução incorporada... mas como o navegador Mokafoox é pouco usado talvez eles não se importem se o recurso for implementado na proxima versão.
Navegador Mokafoox
Parabéns a Mozilla, por mais um lançamento de sucesso, a versão 14 esta em testes, por enquanto a versão 12.07 do Mokafoox continuará a usar a versão 13 como base, até que seja comprovada total estabilidade.
Rennan Alves
Opera, o melhor e mais inovador navegador web que nunca é usado. Sério, queria ver ele no topo em marketshare.
Guilherme Macedo C.
Na verdade todos estão parecidos com o Opera :P
Guilherme Macedo C.
Flash e Firefox funcionam normal. Sem qualquer problema e muito mais estável que no Windows. Seu problema deve ser outro.
@TatoGomes
Isso daí de não mudar o visual já era esperado, não? Eu acabei de instalar a versão Nightly aqui e ela está com o mesmo visual... Aquele visual "Chrome/Opera-like" saiu fora? Alguém que acompanha essas versões mais recentes está sabendo de algo?
caRioca
Só iremos usar o Flash para vídeo!
caRIOca
O time contra o Flash, só aumenta.
paulorazia
essa de clicar para reproduzir o conteudo em flash, o Opera já tem a tempos!!!! e tem a história do Speed Dial também! que a mozilla pegou 'emprestada' da Opera
marcos_5000
Que bom que fui útil. ^^ Quase perdemos um pra Mozilla :S ksopaspoaks Não tenho nada contra o Firefox nem nada, mas perdi o interesse nele desde q o Chrome foi lançado! ;D
Walker Freitas
Atualizei o Firefox no meu notebook. Uso sistema Ubuntu 12.04 64bits. A primeira coisa que identifiquei foi o "bug" do travamento em perfil bloqueado. Vou retornar a versão anterior e esperar a versão 15 até que a Mozilla corrija este "bug". Não vou abrir mão da segurança em meu perfil apenas para utilizar esta versão.
Rodrigo Soncin
Obrigado! E Firefox... foi quase... mas meu Chrome já está tão personalizado que você realmente vai ter que suar um pouco mais com funções...
GUiHKX
Por quê? Acabei de entrar no Youtube aqui e está funcionando corretamente.
Exibir mais comentários