Início » Aplicativos e Software » Microsoft se esqueceu de oferecer outros navegadores além do Internet Explorer

Microsoft se esqueceu de oferecer outros navegadores além do Internet Explorer

Avatar Por

A Microsoft avisou hoje que “se esqueceu” de adicionar a tela de escolha de navegador em cerca de 28 milhões de instalações do Windows 7 em computadores vendidos na Europa. Com isso, o navegador Internet Explorer entrava como o padrão do sistema sem consultar o usuário, procedimento condenado pela Comissão Europeia. No passado a companhia concordou em pagar uma multa multimilionária e ainda adicionar a “tela de escolha” ao sistema operacional no continente.

Essa história é antiga. O órgão da Comissão Europeia que cuida da competição no mercado do bloco europeu determinou em 2009 que a MS deveria mostrar uma tela de escolha (chamada de “BCS”) na qual o usuário com o IE ativo por padrão deveria escolher entre esse software e outras opções, como Firefox, Chrome, Opera, Safari e outros. A Microsoft diz que cumpriu a determinação em diversas instalações do Windows, mas faltou incluir no Windows 7 Service Pack 1 a tela de escolha. Usuários ficaram sem ver a tela de escolha nesse cenário específico desde fevereiro do ano passado.

BS

BCS

“Nós nos arrependemos profundamente”, informou a companhia em um comunicado à imprensa. Eles colocaram a culpa nos engenheiros por se esquecerem de adicionar ao Service Pack 1 do Windows mais atual a “lógica de detecção” que automaticamente verificava que o Internet Explorer estava como navegador padrão e baixava a tela de escolha na versão mais atual.

O software BCS é transmitido por meio de Windows Update. Ele não vem por padrão no sistema. Instala-se automaticamente e em seguida oferece a tela de escolha de navegador.

A Microsoft estima que o BCS foi enviado corretamente para 90% da base de PCs que deveriam recebê-lo. A falha não afetou o Windows 7 original nem o XP e  Vista, que também entram na determinação da Comissão Europeia.

Já prevendo futuras sanções, a MS ofereceu à Comissão ampliar o tempo de duração da determinação sobre o BCS para mais 15 meses. A Comissão Europeia ainda não respondeu sobre a questão, mas seu comissário comentou que as sanções aplicáveis serão aplicadas caso o gigante do software tenha transgredido regras.

Com informações: Guardian.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@LBKatan
Cara, eu realmente uso no dia a dia, tanto no trabalho como em casa, e não tenho do que reclamar. Eu praticamente VIVO com os Operas abertos hehe. No Ubuntu não curti muito. Mas, no Windows, pra mim, é o melhor que tem. =)
@LBKatan
Cara, ele tem uma imagem do Win como avatar e nem percebeu que você tá usando o Windows. Não vale a pena.
Turdin
Bem, 99% das vezes sim, mas se você usar no dia a dia ( como eu já usei ), você vai se deparar diversas vezes com problemas para acessar sites, isso quebra completamente a experiência de uso, mesmo que sejam casos diminutos.
@LBKatan
O pior de tudo é que, em 99% das vezes, é só fama. Em qualquer máquina que uso, deixo os 4 grandes (na minha opinião) instalados: IE9, Opera, FF, Chrome. Quando abro algum que não seja o Opera, é por pura questão de organização "já tenho 30 abas abertas, esse link aqui vou abrir no FF"
Guilherme Macedo C.
Mas a Microsoft está impedindo. Qdo ela cria condições que dificulta a livre manifestação da concorrência, ela está impedindo, pois está usando sua condição predominante, mesmo que não proposital, para dificultar a concorrência.
Guilherme Macedo C.
Sou contra situações que prejudique a concorrência, o mercado, o desenvolvimento tecnológico e a sociedade. Vc é a favor dos interesses privados de uma empresa e só.
João B.
E eu lá falei que a equipe do Opera estava errada em reclamar? Me mostre aonde. Recomendo você dar uma olhada em http://en.wikipedia.org/wiki/BrowserChoice.eu.
Vinicius Kinas
Se houvesse uso do monopólio para impedimento da concorrência, eu concordaria com a ação, mas esse não é o caso. Já faz algum tempo que o Windows permite instalação e integração de outros navegadores no sistema, portanto não houve impedimento. O que a UE tentou criar é um balanço (na sua forma mais distorcida), desfavorecendo a Microsoft, para promoção dos serviços concorrente, o que é desnecessário. O Chrome está chegando próximo de ser o primeiro no Brasil, e não temos essa janela de escolha. Porque será?
Vinicius Kinas
A intervenção européia está errada nesse ponto. Se fosse um caso onde a Microsoft estivesse impedindo a instalação/utilização de forma eficiente de outros navegadores no Windows (como foi lá nos idos do Windows 98), faria sentido (e foi o processo que o governo dos EUA moveu contra a MS). Mas hoje eu já posso instalar um navegador de terceiros que fica totalmente integrado com o sistema (do ponto de vista do usuário). O processo da UE contra a MS é só por protecionismo mesmo. ;)
Rennan Alves
O problema é que os fortes se acomodam, e impedem/dificultam o surgimento de coisas novas. A Microsoft passou anos acomodada com o Internet Explorer, não suportava padrões Web, dificultava o desenvolvimento de sites entre outros fatores. Isso não é ser forte, é estagnação de mercado. Felizmente, ela esta fazendo um ótimo trabalho com as versões 9 e 10.
Gabriel
Porque o mercado de smartphones é competitivo, as pessoas têm outras opções viáveis e o prejuízo ao mercado é menor que de uma instituição financeira que é o combustível da economia. Não existe regra simples, é analisar caso a caso. É engraçado, mas acho aceitável regulamentar as limitações do iPad e não do iPhone por exemplo.
Andre
Só existe espaço para os fortes. Nessa linha de pensamento, caberia dizer que Google e Apple são a desgraça da Nokia, RIM, HTC, Sony, etc. Só os fortes sobrevivem. Alguém vai morrer, não tem jeito.
Andre
Então por que os governos não ajudam empresas que estão falindo como: Nokia, RIM, HTC, etc?
Andre
O Guilherme é contra a Microsoft, assim como a UE.
Guilherme Macedo C.
A empresa tem méritos. Isso ninguém tá discutindo. Mas dentro de uma situação deve-se intervir para garantir a possibilidade de competição. Aqui tem um documento da Comissão Europeia falando sobre isso: http://europa.eu/rapid/pressReleasesAction.do?reference=IP/09/1941&format=HTML&aged=0&language=PT
caRIOca
Bobagem tudo isso, o usuário comum vai usar o que está alí e o avançado sempre irá buscar o que melhor atende suas necessidades.
@rbicalho
O IE perdeu espaço porque a ideia de extensões ou apps era um conceito avançado demais. O Firefox veio, virou padrão porque ficou impossível trabalhar sem a ajuda dele. O Chrome veio e melhorou o modelo do Firefox. E agora com a integração mais forte com a conta do Google, o IE parece tão... passado.
Arthur
Eu acho um absurdo ela não botar tela de escolha pro Notepad... eu gosto do Notepad++. E o windows media player também é monopólio, tinham que deixar eu escolher o winamp. Na verdade devia vir com os aplicativos de terceiros já. LOL
Rodrigo Madeiro
Meu, se vc soubesse o sofrimento para desenvolver para esse lixo chamado IE, vc daria razão a equipe do Opera
Rennan Alves
Se chama livre concorrência. O Windows, quer alguns gostem ou não, é o sistema dominante no mercado de computadores. O IE, por ser o navegador padrão, acabou também sendo o mais usado do mundo, deixando o marketshare dos demais muito abaixo. Empresas como Mozilla, Opera Software, Maxthon, etc. não tinham a menor chance de continuarem com seus projetos dado o marketshare baixo, muitos bons navegadores web foram descontinuados devido a baixa estimativa de crescimento. Alguns continuam até hoje por amor ao projeto (Firefox). Essa é a consequência do monopólio, ele impede o desenvolvimento de novos projetos, inclusive o do próprio IE, que ficou anos estagnado sendo melhorado apenas na versão 9.
Gabriel
Eu não entendo como quase ninguém concorda com ele, o mercado nem sempre se auto-regula. Economia, infelizmente, não é como física clássica...a teoria da "Mão Invísivel" não é infalível. Longe disso. O Google e Microsoft conseguiram seus monopólios por mérito próprio, assim como a Apple fez com os tablets (por enquanto). Muitas empresas, governos e pessoas físicas dependem fortemente do Windows sem opção real de mudança, se ela optasse por impedir a instalação de outros navegadores, o argumento seria o mesmo: o sistema é dela, faz o que quiser com ele. A Apple não faz isso com o iPhone? O governo americano, pai e representante do liberalismo ecônomico, salvou bancos para não derrubar a economia americana e mundial. Em 1929, o governo não fez nada e deu no que deu...
Gaba
Hummm... entendo. Mas se não me engano já vi o Rafael colocando uma imagem aqui rsrs. De qualquer maneira: http://st2.tecnoblog.net/wp-content/uploads/2012/05/okay-aham.gif
Turdin
Na verdade, Opera tem uma grande fama de ser bugado, e por isso acaba não conseguindo market share. E não me venha com história de "é culpa dos desenvolvedores", porque essa não cola mais.
Álvaro Rutz
Acho que mesmo com essa posição da UE, nada muda, ela só fez o óbvio nesse caso, não entendi porque o Guilherme parece ser tão à favor da solução imposta por eles. :P
Álvaro Rutz
Tem razão, mas então se a empresa tem méritos por chegar onde chegou, ela passa a entrar nesse esquema? Se a Apple virar dominante e todos usarem Safari, é só aí que vão usar esse argumento contra ela? Bem que poderiam começar a procurar algo para deixar o mercado de tablets mais competitivos, contra o iPad.
Guilherme Macedo C.
Seu sonho é o sonho de impérios falidos do século XVIII
Andre
"Quero esse controle no Ubuntu, no Mac, no Android, no iOS, etc." "Sinto que o Opera poderia ter mais espaço se todos fossem obrigados a mostrar as opções aos usuários." Que nada, tudo isso é bobagem, ficam criando reserva de mercado para empresas falidas e incapazes. Só falta a UE querer criar cotas no mercado de smartphones agora para ajudar a o WP, Nokia e RIM. Tomaram uma grana da Microsoft para criar reserva para o Opera e não adiantou nada, ele não saiu da lama. O Firefox deu adeus ao sonho do 1° lugar, amarga o 3° e continua caindo. Eles que se virem, ou conquistam espaço, ou morram. É uma seleção natural, é como na natureza, só sobrevivem os mais fortes.
Guilherme Macedo C.
Os outros não estão na mesma situação. O que está se querendo é justamente a igualdade (igualdade material) pra equilibrar o que está desequilibrado devido a uma vantagem excessivamente grande, prejudicando a livre concorrência e os próprios consumidores.
Guilherme Macedo C.
Pois é, é isso. Pouco importa se o sistema é deles. Isso não garante a possibilidade de fazer o bem entende. É justamente esse o problema, em conjunto o fato do sistema da Microsoft ser o dominante no mercado. Isso cria uma vantagem excessivamente alta, que causa malefícios. O problema está na repercussão dessa situação na sociedade. Por causar uma consequência negativa, usa-se a Legislação específica pra proteger a livre concorrência. A interferência vai ajustar, pra dar condições iguais de competitividade, favorecendo o mercado e os usuários.
Guilherme Macedo C.
A "mão invisível" do mercado nunca deu certo, aliás, sempre deu certo... para os detentores do poder econômico e os mais favorecidos da sociedade. Esses mesmo só querem o Estado intervindo qdo é pra ajudá-los, como o caso dos bancos. No mais, eles dizem "danem-se a livre concorrência".
Luandersonn
Quando configuro o meu usuário no Windows 8, ele puxa as configurações do IE, incluíndo o provedor padrão sendo Google em Português! :D
Vinicius Kinas
Regulação de mercado sempre tentando consertar as coisas, e sempre fazendo errado. Mal acostuma os empresários (onde já se viu governo salvar banco da falência? se faliu deixa falido ué), e mal acostuma os cidadãos (que sempre esperam que o estado vai intervir pra melhorar sua vida, diminuindo o senso critico).
Álvaro Rutz
Desleal, se é pra fazer com um, faça com todos.
Álvaro Rutz
De fato, ainda não entendo o preconceito com o Opera, é um ótimo navegador e a maioria dos que odeiam, nunca utilizaram ou utilizam em um smartphone (talvez não essa semana com o lançamento do Chrome, mas usuários Symbian e S40, sim).
Álvaro Rutz
Mas não é o que bem entende, ela está usando o sistema dela e colocando o navegador dela, se alguém quiser, que baixe outro navegador e nos dias de hoje, até pessoas leigas trocam o IE por um Mozilla ou Chrome. Eu queria saber é: essa limitação existe no Mac, Linux, iOS e Windows Phone (da mesma empresa)? Acho que não (posso estar errado). Se for assim, deveria ser feito isso na web, monopólio do Youtube do Google em vídeos, monopólio do Office da Microsoft em "escritório", etc. Ainda não vi um motivo decente para o que foi feito.
@leossoliveira
Daqui a pouco vão obrigar a Microsoft a colocar uma pergunta quando você estiver instalando o Windows... "Você quer realmente instalar o Windows? tem certeza que não prefere o Ubuntu? etc..."
@leossoliveira
Não sabia que existia isso na Europa. Acho uma besteira enorme...se o sistema é da Microsoft ela põe o navegador que ela quiser de padrão ou não.
Guilherme Macedo C.
Uma empresa não pode fazer o que bem entende. Empresas tem sua função social e certas atitudes pode comprometer essa função, prejudicando toda a sociedade. A Legislação europeia protege a livre concorrência, fazendo certas situações sejam consideradas inadequadas e indo contra o interesse coletivo. A ideia por trás de tudo de deixar as coisas mais iguais, tirando uma vantagem competitiva que a Microsoft usa, ou seja, seu navegador instalado por padrão em seu próprio sistema, que é dominante do mercado doméstico.
@mos_axz
Na verdade, a UE já forçou o Google a colocar seus produtos abaixo de outros em pesquisas no próprio Google. (http://tecnoblog.net/106559/google-resultados-busca-europa/) Acho que a UE exagerou em ambos os casos, só pra deixar claro.
@mlhz
ridicula a ordem da justiça européia...afinal o sistema é da microsoft se eles quiserem podem até deixar sem navegador e mandar um cd separado com o internet explorer. sinceramente se o google quer colocar o chrome em todos os lugares que lance um sistema operacional descente.
@leoberto
(Y)
Paulo
Essa parada do Google em inglês por default é chatão mesmo. Tem como mudar no regedit, mas pra usuarios básicos não é algo pratico.
Anderson Inácio
Esse esquecimento da Microsoft apenas tornaria a usabilidade web do Windows mais restringida, ou até, usando uma estratégia para que o Internet Explorer fosse mais usado na Europa.
Lucas Herrera
Só tem uma coisa que me irrita e muito no ie, mas poucas vezes que eu o utilizo. A dificuldade pra escolher um provedor de pesquisa é gigante, você tem que entrar numa tela e sair procurando o provedor que você quer, o Google mesmo eu nunca consigo colocar pra procurar no Google do Brasil.
Guilherme Macedo C.
A situação é baseada no caso concreto, levando em consideração a Legislação Europeia e o fato do Microsoft Windows ser dominando no mercado doméstico e o Microsoft Internet Explorer já vir instalado por padrão, prejudicando a livre concorrência, pois usa de um poder de mercado para fazer seu produto ter uma vantagem competitiva. A situação é específica, não é uma determinação genérica.
Rafael Leite
Acho isso a maior besteira. Se o cara não gosta do IE, baixa o Chrome / Firefox / Opera / Safari e instala.
Luandersonn
O Windows Vista vinha, o que houve? Tome-lhe processo! Agora com o Windows 8 ele volta com tudo oque você disse por padrão.
@marlonanjos
tá, mas agora que o Chrome tá batendo o IE como navegador mais popular, ele também vai ter uma telinha perguntando pro usuário se ele quer ir para o IE??? ridicula essa tela, a Microsoft tem o mérito de ter tornado seu SO tão popular...
Álvaro Rutz
E isso está acontecendo com a Microsoft por quê? Não vi outras empresas passarem por isso, ok, minto, apenas no Orkut e outros serviços do Google quando se usa um navegador ultrapassado (e Chrome é o primeiro das opções). No mais, acho injusto com a Microsoft, todos sabem da má fama do Internet Explorer (eu mesmo estou usando a três dias, melhorou muito, mas meu navegador principal, ainda é o Chrome).
Gabriel Arruda
Na verdade, só tornaria um pouco mais incompleto do que já é. :D O Windows não possui leitor de PDF, mensageiro eletrônico, cliente de e-mail, editor básico de fotos/vídeos entre outros que vem no pacote Windows Live. Eu prefiro o SO assim mesmo, mas deve ser bem chato para o usuário comum...
Luandersonn
Eu entendo. mas até contra o WMP eles foram contra vim junto no Windows. Um OS sem navegador e reprodutor de mídia não é um OS.
Luandersonn
Exatamente, o Windows 8 também pergunta quando instala qualquer programa que você instala. Como um visualizador de fotos por exemplo, ele pergunta qual programa usar como padrão. No Android também é assim.
Kessler
Você obviamente nunca usou o Opera para Linux. ahahaha É até engraçado que os maiores haters da Microsoft não façam um navegador minimamente decente para Linux.
Andre
Com a Europa quebrada, nada mais conveniente do que arrancar uma boa grana da Microsoft, que tem de sobra, kkkkkkkkkk. Mas na boa, isso já virou palhaçada. Ninguém mais usa IE, ele já não tem mais posição dominante e hoje tem mais opções de sistemas operacionais que já tem boa fatia do mercado. Deveria ter uma janela de opções ao abrir o FF no Ubuntu pela primeira vez e no Mac também ao ao abrir o Safari. Quem sabe isso ajude o Opera.
Kessler
Boa pergunta. Até porque não fiz relação alguma com os usuários ou com o próprio produto.
Lucas Herrera
Coitados dos caras. Eles estão tentando ter uma parcela significativa do mercado a tempos e não conseguem mesmo com um ótimo navegador. Deixe eles tentarem sobreviver.
Lucas Herrera
A resposta não era pra você, era pro cara de baixo.
Lucas Meneses
O meu já vem com chromium. Mas baseado no público, as distribuições linux mudam o navegador padrão.
Lucas Herrera
Coitados dos caras. Eles estão tentando ter uma parcela significativa do mercado a tempos e não conseguem mesmo com um ótimo navegador. Deixe eles tentarem sobreviver.
João B.
É porque esse tipo de reclamação (de monopólio do IE, etc) sempre parte da equipe do Opera. Foram eles mesmos que reclamaram pra Comissão Européia de monopólio do IE, pedindo pra mostrar essa tela de escolha de browser.
Blek Zarioky
Uhh, qual a relação entre a opinião da equipe do Opera e os usuários? Nunca vou entender o ódio gratuito que eu vejo por aí pelo Opera.
Gabriel Arruda
Eu era contra essa política também, mas esse é o preço que se paga pelo monopólio. Windows e Google Search são quase absolutos em seus mercados, não existe a opção real de troca de sistemas, então as decisões sobre esses produtos deve ser vigiada.
Marcio Gomes
Não sei porque tanta gente reclama do Internet Explorer. As versões 9 e 10 estão ótimas.
Lucas Herrera
É verdade, realmente é um pouco diferente.
Kessler
O Android só pergunta quando você instala outro navegador.
Guilherme Macedo C.
Não, pois o caso é baseado no caso concreto, não em uma resolução genérica. A questão abordado pela Comissão Europeia diz respeito a uma série de fatores próprios, como o Windows ser o sistema dominante no mercado, fazendo com q o IE, já instalado, seja alavancado de maneira desleal, e fazendo, como consequência, inflar os negócios da Microsoft associados ao navegador. A ideia da CE é fazer a livre concorrência estar mais equilibrada, beneficiando a economia, a sociedade e o desenvolvimento tecnológico.
Lucas Herrera
O Android pergunta, e não é só na primeira vez não, é toda vez que você vai abrir um link da Internet, a não ser que você escolha um padrão. Isso daí acontece porque a Microsoft sempre foi líder de mercado com grande folga. Eles não iam exigir isso do Ubuntu e Mac OS que na época tinham meia dúzia de usuários.
RicardoGiardina
essas coisas da UE são ridiculas, eles não tem critério algum, já que forçam o Windows a ter essa escolha, que forçassem o Mac e Linux essa escolha tbm...
Kessler
Só para o Windows e só na UE.
@yagogabriell
Nunca vi
Forbidden_404
O meu não mostra janelinha nenhuma, na verdade nem vem com navegador :)
Thássius Veloso
Tem razão, Leoberto: o uso de aspas não foi correto. Alterei o título. Obrigado.
Kessler
Esse "já não" ficou estranho pra caralho. Leiam "ainda não".
Kessler
Engraçado que os desenvolvedores do Opera já não se pronunciaram chorando sobre o caso. Opera: 1% dos usuários, 99,9% do choro.
@leoberto
Por que "se esqueceu" está entre aspas? Não vi essa frase na resposta da Microsoft.
Alex
é, so uma pergunta (porque realmente não sei), mas sistemas operacionais de outras empresas como Apple e Linux oferecem essa "janelinha" também?
Luandersonn
Foi um erro do estagiário HAHAHA. Mas sobre isto, acho uma bobagem, nenhum sistema operacional, seja Mobile ou não, pergunta qual navegador você quer por padrão, as vezes acho que a UE gosta de pegar no pé da MS.
Thássius Veloso
Nosso sistema atual não oferece essa função.
Gaba
Não funciona colocar imagem??? :S
@rockdanx
*soco na cara* Poxa foi sem querer! Prometo que dentro de 15 mêses te socando eu corrijo!