Graças ao seu baixo peso, pouco consumo de energia e ausência de peças móveis, na apresentação do mini-micro-nano-pequeno computador Raspberry Pi foi afirmado que a máquina poderia ser usada em pesquisas em altitude, lançada junto de foguetes e balões metereológicos. E, quem diria, foi exatamente isso que um sujeito fez.

O britânico Dave Akerman é praticante de um hobby conhecido por HABing (High Altitude Ballooning, ou balonismo de alta altitude), em que os participantes lançam balões metereológicos a até 30 km de altura equipados com rastreadores GPS, medidores de pressão e câmeras fotográficas, que registram o feito e então voltam em segurança para a superfície graças aos paraquedas.

Akerman (de verde, à direita): “pai” do Raspberry Pi astronauta

De acordo com um post no blog do sujeito, um Raspberry Pi foi incorporado aos sistemas de seu balão para que o computadorzinho enviasse imagens da Terra durante o voo, além de substituir outros controladores Arduino usados até então.

“Notei que a entrada USB oferece um acesso rápido e barato a uma webcam, o que significa que pela primeira vez poderia ter imagens ao vivo tiradas de meu balão, coisa que nunca foi feita antes”, escreveu. O sistema envia as imagens para seu “quartel general” graças a um transmissor de rádio que não recebe informações: “Se houver um problema, não haverá chance do sistema ser reiniciado”, comenta.

Foto tirada pelo Raspberry Pi

“O ambiente do espaço é extremamente hostil, com apenas 1% da atmosfera e temperaturas de até -50ºC (…) e a descida pode ser algo violenta, então mesmo coisas como um leitor de cartões SD podem representar um perigo potencial de falha”, explica Akerman. Outro desafio do projeto foi a readaptação de todo sistema de alimentação de energia do balão, que foi revisto para oferecer até 500mA, contra 60mA de antes.

O voo inaugural do comandante Raspberry Pi foi feito no último final de semana, chegando a 27 km de altura. A meta agora é que o computadorzinho alcance “34 ou 35 km de altura, ou talvez até alguns metros abaixo a marca dos 40 km, o que o colocaria na 12ª colocação do ranking britânico de altitude”, lembra Akerman.

Aos interessados, a galeria de fotos tiradas pelo Raspberry Pi no espaço está aqui.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@msouza3d
Eu pedi meu RaspberryPi, o tempo indicado pra entrega é de 11 semanas, mas entre o pedido e o link pra compra, foi tipo alguns dias. Acho que melhoraram agora pelo menos essa parte.
@daniloficial
será da onde eles tiram tantas matérias super interessantes parabéns tecnoblog pelas matérias ótimas!
vbzin
Pelo tópico era pra minha compra ter sido enviada dia 1º de Julho. Já se passaram 20 dias disso e não recebi qualquer aviso ou a board.
José
Tem o nome ou link para essas boards equivalentes no DealExtreme ?
@LBKatan
Show! Gostou muito das fotos. Bagulho emocionante.
@LBKatan
Se eu fosse o dono do balão e tivesse vendo aquilo ali ao vivo pela primeira vez, choraria como uma criança. Imagina então se estivesse naquela altura!
@LBKatan
Isso é tão normal com a Claro que eu nem espera algo da Vivo hahahaha. Nem vi!
@smk_barbosa
Vc precisa comprar direto la do site. Demora até 12 semanas pra entregar. Eles só vendem uma unidade por pessoa, então não tem como encontrar em lojas ainda.
@MaicoAndrade
Tb estou nessa meu caro, fiz minha compra dia 23 de Maio e nada de email da empresa...
@abcdariu
N pude evitar de dar uma risadinha do link sorrateiro da vivo em "... ter imagens ao vivo tiradas de meu balão..." kk
Fernando Mossmann
O melhor exemplo disso é o ODROID-X, que tem um hardware bem superior ao Rasp, porém custando mais caro, 129 doletas... Dê uma olhada neste link: http://www.raspberrypi.org/phpBB3/viewtopic.php?f=23&t=8786 Parece que ainda iremos receber nossos Rasp's, porém irá demorar um bocado. Compreendo que tem muitos pedidos, muitos mesmo... Mas deveria haver um melhor gerenciamento garantindo a entrega dentro do prazo. Irei aguardar a chegada do meu, afinal, não tenho outra alternativa.
vbzin
Mesma coisa comigo. Fiz o pedido dia 29/05 e até agora NENHUM e-mail. Já até pedi pra cancelar a compra de tanta demora mas não respondem também. Depois de ler que o BraZil está taxando ele com um valor alto, eu perdi completamente a vontade de ter o RaspberryPi. A demora foi tanta que os "chinas" já copiaram tudo e hoje no DealExtreme já tem boards mais avançadas, prontas para o uso e com case por um valor equivalente.
Wesley Jefferson
As fotos não tem resolução muito boa, mas são maravilhosas. Queria eu ter essa chance de ver a Terra do espaço.
Fernando Mossmann
Eu até falaria bem do Raspberry Pi, porém já fazem 50 dias que fiz o pedido, paguei o valor da compra, tudo pelo site oficial deles após ter recebido o código que liberava meu acesso para poder comprá-lo. Porém, até o momento não recebi nem o e-mail de confirmação de pagamento. Ao questioná-los sobre a demora, só pediram para ter paciência devido ao alto número de pedidos. Ok, é compreensível, mas 50 dias já passou um pouco do tempo considerado aceitável para receber ao menos uma confirmação do pagamento...
José
Aproveitando, alguém sabe de um local para comprar, aqui no Brasil ou que entregue aqui no Brasil ?