Início » Aplicativos e Software » Apple lança OS X Mountain Lion na Mac App Store

Apple lança OS X Mountain Lion na Mac App Store

Atualização para o OS X 10.8 custa US$ 19,99.

Paulo Higa Por

Anunciado em fevereiro, o OS X Mountain Lion foi lançado pela Apple nesta manhã. A atualização, disponível para compra na Mac App Store, traz várias importadas do iOS. O sucessor do Lion chega com iMessage, central de notificações, forte integração com o iCloud, recursos de compartilhamento nas redes sociais e várias outras melhorias.

De acordo com a Apple, o leão da montanha possui "mais de 200 novas funcionalidades inovadoras". Uma das mais divulgadas é a integração com o iCloud, que permitirá ao usuário manter dados sincronizados entre os produtos da empresa. Assim, será possível começar um documento no iWork do MacBook e terminar a edição num iPad, bem como manter suas anotações e lembretes disponíveis em todos os seus dispositivos com iOS.

Mountain Lion traz vários aplicativos e recursos do iOS

O Mountain Lion ainda vem com uma central de notificações, que centraliza suas notificações (d'oh!) num painel lateral, com informações sobre os próximos compromissos, novos emails ou atualizações de aplicativos, por exemplo. O iChat foi substituído pelo Messages, que envia textos, imagens e vídeos tanto para uma pessoa com Apple ID quanto para Google Talk, Yahoo Messenger, Jabber e AIM.

Outras novidades incluem a integração com Facebook, Twitter, Flickr e Vimeo; um sistema que reconhece sua voz e transforma em texto; o espelhamento de tela por meio do AirPlay e um Game Center que traz jogos multiplayer entre Macs e iDevices. Alguns recursos novos, como o Power Nap, que permite a execução de algumas tarefas (como backups e notificações) mesmo quando o sistema está em modo de espera, só funcionarão em Macs mais novos.

OS X 10.8 tem Central de Notificações

O OS X 10.8 está disponível para download na Mac App Store por US$ 19,99 em vários idiomas, inclusive português do Brasil. É necessário possuir uma instalação anterior do Lion ou Snow Leopard, 2 GB de RAM e 8 GB de espaço em disco. Antes de comprá-lo, confira as outras novidades do sistema e descubra se o seu Mac será capaz de executar o Mountain Lion.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@repoles
Hmm... devo ter me equivocado. O problema parece ter sido resolvido nessa versão.
@repoles
Nova versão do SO e o LaunchPad continua bugado. Você organiza os ícones dos aplicativos e ao reiniciar o computador, volta tudo diferente do jeito que você deixou.
@iJeanCarlos
Comprei ontem e já estou acabando de baixar o melhor,mais avançado e seguro Sistema Operacional do mundo o OS X.
Flavio Amorim
Pelo preço dos equipamentos o SO devia ser de graça mesmo :)
Rodrigo Fante
Desculpe, mas se formos pensar a grosso modo assim, toda nova versão é apenas uma atualização de qualquer sistema operacional. Por outro lado se você precisa ter mudanças de interface aí eu diria que você estaria pagando o valor que custar o SO apenas por um tema. A interface do OSX é madura e funciona bem, não tem porque mudar, o sistema é estável, o kernel igualmente maduro e estável, obviamente que a cada versão não vão reinventar a roda, mas vez ou outra uma grande atualização vai surgir, quando entraram na 10.4, como o Windows agora no 8 que muda muito o paradigma da interface e também muita coisa internamente, coisa que não era feita(internamente neste grau) faziam muitas versões, ou seja, a grosso modo só tínhamos atualizações ao seu ponto de vista.
@daniloficial
e eu que falei que o paulo higa posta mais matéras da microsof e windows desta vez, ele me surpreendeu!
@daniloficial
os computadores da apple já são bons e com mais todas essas funcionalidades nesse novo sistema da apple com 200 novas funcionalidades, e que achei curioso foi quase no final do texto da matéria falando de uma versão snow leopard, acho que existe uma versão do windows com o nome leopard também, se não existe fizeram uma cópia do windows vista com mínimas diferenças e mudaram o nome e copiaram na apple o leopard concerteza esse sistema operacional é falsificado o possível windows leopard e antes do windows 7 ser lançado, oficialmente pela microsoft pessoas lançaram esse tal windows leopard bem parecido com o win7.
@do_oni
Seu código já chegou? Longa espera por aqui.
Leonardo Neen
Hackintosh,aí vamos nós!
DarkSide
A Apple publicou a lista das novidades: http://www.apple.com/osx/whats-new/features.html
DarkSide
O pessoal reclama muito, se não acha que pagar U$20,00 pelo ML não vale a pena, não pega o sistema, eu acho que é um sistema completo com diversas novidades, quando o sistema muda, tem novos recursos e todos seus aplicativos foram melhorados e ainda traz novos aplicativos no pacote, eu considero um novo sistema e não apenas um update. Pra quem quiser tem a lista completa no site da Apple http://www.apple.com/osx/whats-new/features.html
@zrafaz
Retificando, o kernel não é novo, mas atualizado... assim como em qualquer sistema... Não sei dizer exatamente o que muda, sei que não é só visual, pois cada versão do X desde o Tiger teve modificações internas que deram um trabalho extra ou simplificaram o caso para desenvolvedores e afins...
@zRafaz
Pra tratar desta forma, o windows só atualiza, pois já carrega código de 15 anos ou mais, com remendos e alterações visuais... então, o preço dele deveria ser menor também, ou melhor, talvez até distribuído gratuitamente, vide o fiasco que foi o Vista, o 7 deveria ter sido dado de graça... Sobre o Mountain Lion, visualmente pode ter sido pouca mudança, foi apenas um ano desde o Lion, mas ainda assim, o Lion já estava na quarta atualização (10.7.4). O que houve superficialmente foi uma adição de aplicativos que aumentam a integração com o iOS. Agora a parte que o usuário final não vê, é que o sistema em si atualiza internamente também, o kernel é novo, o sistema foi todo otimizado para trabalhar com tela retina, todo código 32bits foi removido do sistema, entre outras sutis melhorias que vão desde drivers até elementos da interface gráfica.
Claudio H.
Pior que é bem por aí mesmo, lembro que no pulo do iOS4 para o iOS5, tinham mais de 200 modificações, entre elas, a opacidade de uma sombra de um ícone que éra 50% e foi pra 49%, uma bordinha desalinhada, etc. Eu nem culpo os caras, afinal, é essa neura deles que faz o sistema ser tão bonito e elegante como de fato é, mas anunciar essas alterações como features é um pouco forçado.
@alessandrolim
Como comprei um macbook depois do dia 11 de junho já solicitei no site da Apple a atualização gratuita para o Mountain Lion, agora é só esperar eles me mandarem o código.
Exibir mais comentários