Todas as operadoras de telefonia consultadas pelo Tecnoblog dizem que a adição de mais um dígitos aos números de celular no DDD 11 não causará grande transtorno para os consumidores. Claro, Oi, TIM e Vivo têm um desafio de engenharia a mais ao adicionar o dígito 9 na frente de todos os celulares a partir de domingo (29). Somente a TIM admitiu que pode haver dificuldade no primeiro dia.

A reportagem recebeu um SMS da TIM na tarde de hoje onde se lia: “Em função da inclusão do 9º dígito nos celulares do DDD 11 de SP, ao longo do dia 29/07 poderá ocorrer instabilidade em nosso atendimento, serviço e sistemas”. Em nota a TIM diz que está preparada para atender a determinação da Anatel por meio de um trabalho que envolveu infraestrutura de rede e informática. A operadora ainda orienta que clientes com dificuldades para efetuar chamadas ou acessar a internet desliguem e liguem novamente o celular, para que seja feito um novo registro na rede.

SMS enviado pela TIM (foto: Thássius Veloso / Tecnoblog)

SMS enviado pela TIM

De acordo com a Claro, investimentos foram feitos na área de engenharia, comunicação e TI. Os quase 5,8 milhões de consumidores da companhia que usam celular no a região de DDD 11 foram avisados por SMS e na conta mensal sobre a inclusão de mais um dígito. A Claro está proibida pela Anatel de vender novas linhas em São Paulo por ser a pior operadora no estado, de acordo com índices apurados pela agência. Clientes ainda podem reservar novos aparelhos com linha de DDD 11 pelo site da operadora.

A Oi nos informou que houve mobilização de equipes de engenharia, TI, negócios, comunicação e relacionamento com o cliente para garantir o bom funcionamento das chamadas e de dados durante a mudança. Diz ainda que os clientes são informados da transição para o nono dígito desde o ano passado.

Mais de 12,5 milhões de clientes da Vivo serão afetados pela mudança na estrutura dos números de celulares. A Vivo diz que adota medidas técnicas para que a operação ocorra sem problemas desde o ano passado.

A decisão da Anatel, divulgada em 2011, visa a aumentar a quantidade de combinações numéricas para o DDD 11. Os números para celulares ficavam escassos conforme o tempo, até chegar numa quantidade alarmante. Com a mudança, quem telefona para um celular de DDD 11 também deverá adicionar o número 9 na frente. A região metropolitana de São Paulo, onde se usa o 11, é a primeira do Brasil a atingir os noves dígitos em números telefônicos. Outros DDDs devem passar pelo mesmo processo no futuro, de acordo com a Anatel.

A Oi explicou que as chamadas com oito dígitos em vez de nove serão completadas normalmente entre os dias 29 de julho e 8 de agosto. A Anatel determinou que as operadoras avisem sobre a mudança para quem telefonar para os números antigos a partir de 9 de agosto.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Cristian Ferreira
A claro e realmente a pior prestadora serviço
Giovanni Gauditano
Pessoal, pra facilitar a vida, dêm uma olhada nesse App GRÁTIS para iPhone/iPad! Contatos+9, adiciona o dígito 9 a agenda de contatos do seu iPhone/iPad. Segue o link do Contatos+9 na AppStore: http://itunes.apple.com/br/app/contatos+9/id541982145?mt=8 Espero que facilite a vida de muita gente!! Abs,
XK
Isso ainda vai dar o que falar, amanhã meu número já muda, o problema é só quero ver como vão fazer com as maquininhas para carregar ou carregar via internet se ainda continua 8 dígitos e nada foi avisado do 9º, agora quero ver o pessoal tentar carregar e a maquina só permitir digitar 8, a pessoa não terá como digitar o 9 e irá carregar automaticamente o celular errado, SÓ QUERO SABER SE VÃO MESMO FAZER CERTO, PORQUE AMANHÃ JÁ COMEÇA PARA MIM OS 9 DÍGITOS, quero ver para mim colocar crédito amanhã.
marco
E todos os sites espalhados por este rincão que tem campos para digitar o telefone limitado a 8 dígitos? Já imaginou o trabalho?
Ricardo Bicalho
Quero só ver quando eles derem um select-update na base se não dar problema mesmo. Fico com pena é do pessoal de TI, dentro dos porões das operadoras.
David
@davidpedoneze não vou gastar meu pouco dinheiro carregando esse lixo não. Sai capeta! Só quero que essa oferenda volte para o mar.
@davidpedoneze
Internet Banking :)
David
Paulo Graveheart mas a TIM possui sistema? Pois toda vez que passo em alguma loja os atendentes estão de braços cruzados... Só para ter idéia estou tentando colocar crédito no pré-pago que tenho por obrigação desde domingo e NÃO TEM SISTEMA nem para colocar crédito.
[email protected]
preciso cmprar um celular da tin,quando vão liberar a compra.obrigado
Paulo Graveheart
Duvido que os usuários da TIM percebam alguma diferença, mesmo que o sistema caia por completo.
Turdin
Como sempre, Tim = problema, hahaha
Marlon
Só não pensam nos desenvolvedores que vão ficar algumas noites acertando máscaras de campos, buscas, validações de campos, bancos de dados para que esse novo dígito seja usado.
Álvaro Rutz
Recebi essa mensagem também, imagino que vai ter bastante gente testando o novo sistema e por isso vai sobrecarregar a coisa! :D