Início » Celular » Vários tablets com Windows 8 RT chegam neste ano

Vários tablets com Windows 8 RT chegam neste ano

Asus, Lenovo, Samsung e Toshiba desenvolvem novos produtos.

Por
7 anos atrás

Bem que a Microsoft disse que outras fabricantes de tablets teriam o Windows 8 RT à disposição. Pelo menos quatro grandes OEMs já preparam dispositivos com a futura versão do Windows especificamente desenhada para interação via telas touch. Asus, Lenovo, Samsung e Toshiba planejam lançar os tablets com o sistema já no fim do ano, de acordo com informações de um site chinês.

Economic Times, o jornal chinês que trouxe os detalhes dessa notícia, afirma que cada fabricante de chip com arquitetura ARM teve direito de escolher dois fabricantes parceiros para o lançamento do Windows em tablets. A Nvidia teria firmado acordo com Asus e Lenovo; a Qualcomm com HP e Samsung; e a Texas Instruments somente com a Toshiba. Parece que no fim das contas a HP decidiu por ignorar a arquitetura ARM, fazendo com que a Qualcomm negociasse também com a Dell.

Meu entendimento de mandarim ainda decepciona (na verdade eu nada sei sobre o idioma), mas deu para compreender a partir do que o tradutor do Google exibiu para a notícia do Economic Times que a Acer é uma das fabricantes preteridas neste primeiro momento. Os taiwaneses devem esperar até janeiro do ano que vem para apresentar tablets com Windows RT, no que seria uma segunda fase no desenrolar do Windows para tablets.

Surface, o tablet, desenvolvido pela Microsoft (foto: divulgação)

Surface, o tablet, desenvolvido pela Microsoft

A Microsoft anunciou que o Windows 8 teria duas versões além daquela destinada aos tablets: normal e Pro. Consumidores poderão comprá-las nas lojas. No entanto, o chamado Windows 8 RT deverá vir de fábrica nos dispositivos. Em junho foi a vez da mesma MS apresentar ao mundo a linha de tablets Surface, que segue uma identidade visual preestabelecida e conta alguns fabricantes parceiros.

Para mim fica evidente que a companhia liderada por Steve Ballmer segue um método adotado pela Intel com os ultrabooks (fizemos um podcast especial sobre o assunto): tentar pôr ordem à casa a partir da determinação de padrões que devem ser seguidos por todos os fabricantes que decidirem lançar algo digno de participar da linha Surface.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.