Início » Internet » Serviços do Google enfrentam problemas de acesso

Serviços do Google enfrentam problemas de acesso

Gmail, YouTube e outros serviços estão indisponíveis na noite desta quinta-feira.

Paulo Higa Por

Hoje é dia de greve dos servidores web. Após interrupções de serviço no Google Talk e no Twitter, o Google saiu do ar. Grande parte dos serviços da empresa começou a ficar indisponível a partir das 19h30 desta quinta-feira (26). Ainda é possível acessar determinadas páginas do Google, mas a velocidade de carregamento está bastante lenta.

Gmail também está fora do ar para muitos usuários

Usuários de todo o Brasil relataram ao Tecnoblog problemas de acesso ao Gmail, Google Reader, Google Drive, Google Talk, Google+, Orkut, YouTube e outros serviços por meio de grandes operadoras de internet, incluindo NET Virtua, GVT, Vivo Speedy, Vivo 3G, TIM, Claro e Ajato em vários estados.

Aparentemente, o problema ocorre apenas em operadoras brasileiras; ainda é possível acessar o Google por meio de proxies ou VPNs. Isso indica um possível rompimento de cabo de fibra ótica que liga o Brasil aos servidores do Google nos EUA, mas ainda não há informações oficiais. Participantes da lista [caiu] afirmam que os servidores do Google estão indisponíveis para acesso através do PTT-SP, um dos principais pontos de troca de tráfego do país.

Perda de pacotes no NET Virtua chega a 25%

A dificuldade de acesso aos servidores do Google também afeta o carregamento de sites que exibem anúncios do AdSense ou utilizam scripts do Analytics. No Tecnoblog, o tempo médio de carregamento das páginas subiu de oito segundos para 60 segundos, de acordo com dados do Chartbeat.

O acesso começou a ser normalizado a partir das 7h desta sexta-feira (27), pelo menos para usuários do NET Virtua em São Paulo, mas o ping continuava alto, subindo dos tradicionais 10 ms para mais de 300 ms. Usuários de certas regiões e operadoras ainda relatavam indisponibilidades nesse horário.

Entramos em contato com as principais operadoras de internet do país para sabermos a posição das empresas. Oficialmente, a GVT diz que seus serviços não estão relacionados à falha de acesso. A indisponibilidade estaria ligada ao problema global do Google Talk na manhã de quinta-feira (26). A NET afirma que sua infraestrutura “está funcionando normalmente” e que “as questões sobre falhas de acesso a conteúdos específicos não são de sua responsabilidade”. A Vivo não nos respondeu.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

paulo rogerio
desculpe senhores me chamo paulo rogerio to tendo problema para ascessar minha conta do gmail,outlook e outros mais que foram afetadas tenho uma lan-house e estou prescisando mandar uns email de uns cliente para empregos não estou conseguindo senhores por favor podem resolver mais rapido possivel aguardo sua resposta [email protected]
Kantaro
Rondônia? Oi?
Roberto
Aqui em Fortaleza, por um momento achei que fosse problema de configuração de roteador, pois alterando o DNS, acessava o site, apesar de forma lenta. Agora sim, tá explicado.
Igor Sousa
Aqui em São Paulo, zona sul, tudo começou a voltar ao normal por volta das 4~5h da manhã. Utilizando a Vivo Speedy.
vinnicius
Mesma situação. Campina Grande, GVT 15MB. Aqui carregava sim, mas demorava muito, tive que usar o Yahoo.
@FelipeMarinho97
Aqui em Campina Grande, Paraíba passei a madrugada inteira sendo forçado a usar o Bing, por que o Google não deu. GVT 15MB.. =D
Francisco
Não estou conseguindo baixar apps na Google play pro meu cel...Niterói-RJ,Tim e GVT
Flav
Lendo o UPDATE da notícia, em que as empresas falam que esta tudo normal... Como sempre o pepino sobra pra gente e a culpa é nossa. A redação do tecnoblog tentou falar com a ANATEL?
Diego
YouTube rastejando aqui. paginas da web demorando pra carregar oi velox 10mb salvador/ba
ru
Ontem, por volta das uma da manhã também tive dificuldade para acessar o Gmail, orkut e Google+.
[email protected]
funcionando normal agora aqui Porto Alegre RS net GVT 10mb ate ontem de madrugada não pegava nada relacionado a o google
YanGM
YouTube rastejando aqui. Taubaté -SP
Flav
Virtua/SP. Aqui continua MUITO ruim. Google e serviços ainda bem lentos, mas voltaram. Youtube rastejando. Download de Anexos do GMail continua dando erro. Updates da APP Store travados. Alguns sites BRs que estavam travando ontem, com problema de carregar imagens ou mostrando imagens com defeito, consegui arrumar dando uma limpeza de cache; mas continua lento.
Pedro
Passei sufoco com o bing ontem...
Thiago
iCloud
Exibir mais comentários