Rumor do dia: telefone do Facebook produzido pela HTC

CEO Mark Zuckerberg nega.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 6 dias

Vira e mexe essa história — não confirmada — volta ao noticiário de tecnologia. Dessa vez, a agência de notícias Bloomberg afirma que o Facebook vem trabalhando em conjunto com a HTC para desenvolver um smartphone próprio amplamente integrado com as curtidas e os contatos que mais de 900 milhões de internautas mantêm na rede social mais usada do mundo.

O tal Facebook Phone ficaria pronto até meados do ano que vem. Parece que houve atraso na produção do smartphone. Inicialmente ele deveria chegar às lojas já no fim de 2012, segundo informações da Bloomberg. Entretanto, o CEO do Facebook negou a existência do produto numa conferência telefônica para anunciar os resultados financeiros da companhia.

Existe um bom motivo para a rede social agregar esforços no campo dos dispositivos móveis: publicidade. Mais da metade dos usuários do Facebook usam a rede social no celular. Quantos deles veem propaganda durante o acesso? Zero. O Facebook atualmente não trabalha com publicidade em dispositivos móveis.

A parceria com a HTC ficou prejudicada por outros dispositivos que a indústria taiwanesa vem projetando e precisam de prioridade. A Bloomberg fala que estão desenvolvendo um “sistema operacional modificado”. Algo me leva a crer que falam do Android. Não?

Datacenter em Pineville, EUA (imagem: divulgação)
Datacenter em Pineville, EUA

Vale lembrar que a HTC recentemente abandonou o Brasil. Fecharam o escritório local e não têm intenção alguma de vender novos produtos (mesmo aqueles homologados pela Anatel e que nunca viram as prateleiras nacionais).

Também há uma equipe responsável por refazer o aplicativo do Facebook para o iPhone. São funcionários que deixaram a Apple para se dedicar ao projeto depois do que pode ter sido uma proposta irrecusável de Mark Zuckerberg. O app no iOS é lento e usa uma “janela” para o conteúdo formatado em HTML; ou seja, não acessa diretamente as informações, o que adiciona uma camada de lerdeza ao processo de publicar fotos horrorosas, posts inúteis e dar checkin em eventos pelos quais ninguém se interessa.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados