Início » Telecomunicações » Celulares de São Paulo terão nove dígitos a partir de domingo

Celulares de São Paulo terão nove dígitos a partir de domingo

Consumidores devem colocar 9 antes do número antigo.

Avatar Por

Mais um dígito chegando. A Anatel fez uma coletiva de imprensa na tarde de hoje para tirar dúvidas relacionadas à adição do 9 na frente de todos os celulares do DDD 11 a partir de domingo (29). Conforme adiantamos, há algumas ferramentas que ajudam o dono do aparelho a modificar rapidamente todos os contatos com o nono dígito. Entretanto, ainda há gente com dúvida sobre o motivo da mudança. Vamos esclarecer.

A região de DDD 11 comporta São Paulo e mais 63 cidades. A Anatel calcula que há 44 milhões de combinações possível para os números iniciados por 9, 8, 7 e 6. Desse total, 42 milhões foram distribuídos para as operadoras e podem ser adicionados à rede a qualquer momento. Os demais 2 milhões restantes, que ainda não foram atribuídos a um usuário, durariam cerca de 7 meses antes de esgotar completamente as combinações.

A adição do nono dígito absorve todos os números de celular -- com exceção daqueles que funcionam na rede da Nextel, considerados rádios ou SME -- e permite mais combinações. Por exemplo, 8088-8888 já existia e passa a ser 98088-8888. Por sua vez, 92222-2222 não existia antes  e passa a ser uma combinação possível para celular. Haverá 90 milhões de combinações possíveis com a adição do nono dígito.

Discadores do Android, iOS e Windows Phone com nove dígitos

Consumidores que telefonarem para o número antigo de oito dígitos serão redirecionados para o novo até 8 de agosto. A partir desse dia as operadoras devem interceptar as chamadas e avisar que o número mudou. Cada operadora fica livre para redirecionar ou não a chamada para o novo número depois de tocar o aviso sonoro. Assinantes não pagam para ouvir o aviso.

Há prazos distintos para o período de interceptação, no qual a mensagem sonora vai tocar: 8 a 17 de agosto para chamadas de longa distância originadas fora do estado de São Paulo; 8 a 27 de agosto para chamadas de longa distância originadas dentro do estado; e 8 de agosto a 16 de outubro para chamadas locais.

Enviar SMS pode ficar um pouco mais complicado. Durante o período de duplo convívio a mensagem chegará normalmente para o novo número com nove dígitos. Em 8 de agosto entra no período de interceptação. Um gerente da Anatel me explicou que as operadoras devem retornar o SMS avisando que a forma de entrar em contato por mensagem de texto mudou. A agência sublinha que uma grande campanha está sendo feita pelas operadoras, tanto na mídia como pelos canais próprios, para avisar sobre o nono dígito.

Os telefones fixos de São Paulo (DDD 11) continuam com oito dígitos. A Anatel determina que a adoção de nove dígitos deve continuar por uma questão de padronização nacional.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

El Dorado Disney
ola. eu tento ligar de posrtugal para um celuler de sao paulo e não consigo e já tem o digito 9 antes do numero. não consigo ligar.. a gravação diz que está impossibilitado de receber chamadas neste momento... porquê????
Felipe Archangelo
http://epitech.launchrock.com/ Quem tem celular Android pode usar esse app p/ atualizar a agenda!
Nicholas
Seria bem mais complicado. Imagina se o seu telefone é: 9876-5432 Dai vem uma linha nova com o telefone 9876-54321 Se a pessoa digitasse devagar iria falar com outra pessoa? E dificultou o que? Só colocar um número na frente, simples assim. Melhor que perguntar para as pessoas quantos digitos tem o celular dela.
Turdin
E todos os webmasters choram =(
Thássius Veloso
Padronização. Será assim no país inteiro.
Licia
Uma coisa que não entendo: por que os números antigos de celular precisam ter o 9 adicionado?? não seria melhor (e teriam muito mais opções para novos números) se a partir de agosto somente as linhas novas tivessem um 9 a mais ??? pra que dificultar tanto pra quem já tem telefone ??? Obrigada
, Felipe Goldenberg
Isso vai dar uma confusão danada...