A empresa alemã Harman mostrou na semana passada uma nova tecnologia de reconhecimento de movimentos desenvolvida especificadamente para aplicações automotivas. A companhia mostrou a novidade em um protótipo com um sensor capaz de analisar movimentos faciais e das mãos para controlar algumas funções do veículo — praticamente um Kinect para carros.

De acordo com informações do site Recombu, o novo sitema — que ainda não ganhou qualquer nome oficial — é capaz de interpretar piscadelas e acenos do motorista para ativar e desativar funções do carro. Por exemplo, um piscar de olhos é usado para trocar estações do rádio, enquanto a temperatura do ar-condicionado pode ser diminuída ao baixar a mão em uma região próxima à alavanca de câmbio. Para ativar seu telefone via Bluetooth, basta que o condutor faça o clássico sinal de esticar o polegar e o dedinho com a mão fechada.

Uhu, brou, telefone!

“Tudo em torno do sistema se resume a reduzir as distrações dentro do veículo”, afirma Hans Roth, diretor de tecnologia da Harman. Segundo a companhia, a leitura dos sinais é feita a partir de um sensor montado no painel do carro. Ele é capaz de diferenciar gestos intencionais de movimentos involuntários, feitos durante uma conversa, por exemplo. “Foram feitos diversos testes para encontrar a calibragem correta do sistema para os comandos básicos em diversos países”, lembra Roth. “Na Itália, os motoristas gesticulam um bocado, e isso ainda precisa ser entendido por nosso sistema. É uma questão de escolher os comandos corretos para a produção”, diz o executivo.

Aos interessados, o sistema deverá começar a ser embarcado em alguns automóveis em dois ou três anos. Promessa da Harman.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados