Hoje a Microsoft lançou um novo serviço de email gratuito mas com uma marca antiga e conhecida. Chamado de Outlook.com, o serviço é basicamente um sucessor do Hotmail redesenhado, com foco principalmente na interface metro – algo que a Microsoft não cansa de implementar em todos os seus produtos. Para quem não lembra, esse serviço vazou há algumas semanas e na época era chamado de Newmail.

Ao fazer login no novo serviço, que pode ser integrado com uma conta Microsoft já existente, o usuário vai ser apresentado a um painel com a exibição de mensagens e uma barra lateral. Na parte superior direita, há um campo de opções que permite ativar o painel de leitura, que exibe o texto de uma mensagem à direita ou abaixo dela quando for selecionada. Também é possível mudar o esquema de cores nessa barra.

Tela inicial do Outlook.com: design minimalista ao extremo | Clque para ampliar

O painel de nova mensagem é bem simples e oferece as ferramentas de edição que estamos acostumadas a ver nos demais serviços – incluindo uma para inserir emoticons. Mas ele segue a interface do painel inicial com duas colunas – uma menor, à esquerda, para inserir os destinatários da mensagem, e outro maior, à direita, para inserir a mensagem propriamente dita. É uma interface diferente do que os demais têm, e embora não seja necessariamente boa ou ruim, gostei de ver uma separação clara nos dois campos.

Escrever novas mensagens no Outlook é um pouco diferente do normal | Clique para ampliar

A ideia do Outlook.com é servir como centralizador de mensagens e redes sociais, já que ele tem integração nativa com o Twitter e Facebook. Além disso há nos planos da Microsoft a integração do serviço com o Skype, para tornar possível videoconferências direto do navegador – algo que o Google já faz com o Gmail há algum tempo. Outras semelhanças com o Gmail estão na exibição do número de mensagens não-lidas no título da página e no agrupamento de mensagens por assunto.

Agrupamento de mensagens: tem aqui também. | Clique para ampliar

Essas e outras funcionalidades do Outlook.com foram demonstradas no vídeo oficial publicado no canal da Microsoft no YouTube.

(Vídeo no YouTube)

Ainda existem várias falhas. A tradução para português foi mal posicionada e cortou algumas palavras e o formulário de cadastro ainda não suporta o 9º dígito para números de celular em São Paulo. Dito isso, também há muita confusão sobre o serviço: apesar de usar Outlook.com como marca, o endereço para o qual o usuário é redirecionado ao usar o serviço é Live.com e mexendo nas configurações, cheguei a ser redirecionado até para uma página com hotmail.com. Oi?

Como um todo, não acho que ele seja ruim. E oferecer mais uma alternativa de serviço de email gratuito aos usuários da internet não é uma atitude ruim. Como os usuários vão ver essa oferta é, no final das contas, que faz toda a diferença. Então diz aí, o que você achou?

Atualizado às 14:12.

Receba mais sobre Microsoft na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados