Início » Jogos » Left 4 Dead 2 para Linux roda mais rápido que no Windows

Left 4 Dead 2 para Linux roda mais rápido que no Windows

Paulo Higa Por

Três semanas após anunciar oficialmente que estava desenvolvendo um cliente do Steam para os usuários do pinguim, a Valve declarou ontem que o Left 4 Dead 2, primeiro jogo a ser portado para o Linux, já está rodando mais rápido que a versão original para Windows. O resultado foi obtido após várias otimizações de código para fazer o jogo funcionar melhor com a API gráfica OpenGL.

A Valve está testando o Left 4 Dead 2 em um computador bastante humilde, equipado com um processador Intel Core i7-3930K, placa de vídeo GeForce GTX 680 e memória RAM de 32 GB. A comparação foi feita entre o Windows 7 de 64 bits e o Ubuntu 12.04 de 32 bits. Os testes com o Ubuntu de 64 bits serão feitos posteriormente, segundo a empresa.

Left 4 Dead no Ubuntu 12.04 roda melhor que no Windows

Portar um jogo não é uma tarefa tão simples. Quando os desenvolvedores rodaram o Left 4 Dead 2 no Linux pela primeira vez, conseguiram a incrível taxa de 6 frames por segundo. Foram necessárias alterações no código para fazer o jogo se comportar melhor com o kernel do Linux e a API gráfica OpenGL (no Windows, a API utilizada é a Direct3D). A Valve também otimizou os drivers de vídeo.

Após as otimizações, o Left 4 Dead 2 passou a atingir uma taxa de 315 quadros por segundo, um ganho de 16% em relação a versão para Windows, que mostra 270,6 frames no mesmo intervalo de tempo. De acordo com a Valve, o ganho de desempenho aconteceu porque o Direct3D adiciona alguns microssegundos preciosos em cada tarefa, algo que não ocorre no OpenGL. Após implementar o OpenGL na versão para Windows, foi possível aumentar a taxa para 303,4 FPS.

Ainda não há uma data de quando o Steam e os primeiros jogos estarão disponíveis para os usuários do pinguim, mas as notícias são bem promissoras. Para felicidade dos proprietários de placas de vídeo com GPUs da AMD, Nvidia e Intel, a Valve está trabalhando junto com os fabricantes para melhorar o desempenho dos drivers no Linux, o que deve tornar o sistema mais atrativo para gamers.

Dica do leitor Norbert Waage Jr. Obrigado!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Isael Ferreira

Olá, venho do futuro para dizer que o console flopou (infelizmente).

Yuri da Silva
Steam não dá o código-fonte.
Daniel Dias
Desceu a letra em bro LOL
Thiago Sacramento
nossa como é simples
João R. da Silva
Já aproveitei a promoção de Left 4 Dead Dundle por isso. Mas eu queria mesmo é CS, nem que seja o GO.
@Zignd
Parece que o Windows não é lá tão grande coisa quando se trata de jogos como seus usuários dizem. \o/Linux\o/ /o\Windows/o\
YanGM
Isso é relativo. Linux e Android usam OpenGL, ou seja muito código pode não mudar. É "só" compilar de novo e dar uns ajustes. "Simples" assim.
eduardo
mas so pra aplicativos que eu saiba... jogos nao... ou estou enganado? de qualquer forma os jogos com certeza nao serao os mesmos :/ se fosse seria otimo... mas imagina a trabalheira que seria portar cada jogo da valve pra uma arquitetura completamente diferente...
YanGM
Opa, tira esse n e coloca um m.
YanGM
Mas Stean para android já está em desenvolvimento faz tempinho...
YanGM
É "só" compilar para a arquitetura em questão.
YanGM
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
YanGM
O cara manda um comparativo de outro fanboy em um vídeo que não pode ser avaliado. Boa campeão1!
YanGM
@LBKatan: se for usar o ~ tem que usar o le junto: ~le André se achando inteligente por usar windows~
@LBKatan
A propósito, acredito que o til (que, pra quem não é conhece pelo nome, é o símbolo "~") seja uma "aspa" sarcástica. Algo do tipo "O André se acha ~inteligente~ só porque usa Windows e tem uma ~bandeirinha~ como avatar no comentário" LOL
Exibir mais comentários