Tecnoblog
Início » Brasil » Como tirar CPF pela internet [1ª e 2ª via]

Como tirar CPF pela internet [1ª e 2ª via]

Saiba como tirar o CPF pela internet gratuitamente; serviço online da Receita Federal emite número na hora via formulário

É possível solicitar o número de CPF (Cadastro de Pessoa Física) pela internet — seja 1ª ou 2ª via. A Receita Federal tem um serviço que emite o documento mediante o preenchimento de um formulário. É totalmente gratuito e funciona 24 horas por dia, inclusive nos sábados, domingos e feriados. Saiba como tirar CPF online sem custo.

O sistema foi anunciado em agosto de 2012 pelo então subsecretário de Arrecadação e Atendimento da Receita Federal, Carlos Roberto Occaso. Antes do lançamento do serviço gratuito, o CPF podia ser solicitado nas agências dos Correios, do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. Nesses locais, a taxa de inscrição era de R$ 5,70.

Atualização:

Em função da pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavírus, a Receita Federal liberou fazer inscrição gratuita no CPF (Cadastro de Pessoa Física) através de endereços de e-mail de cada estado. O objetivo é permitir que mais pessoas recebam o auxílio emergencial de R$ 600 pela Caixa (mães e chefes de família devem cadastrar os filhos). A regularização de CPF também pode ser realizada sem custo pela internet.

Como tirar CPF pela internet [1ª via]

  1. Entre na página de inscrição do site da Receita Federal, o endereço é servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/InscricaoPublica/inscricao.asp;
  2. Preencha o formulário com informações básicas, como nome, data de nascimento, título de eleitor, sexo, naturalidade e nome da mãe. O pedido inicialmente estava disponível apenas para pessoas que possuam título de eleitor e tenham menos de 25 anos. Essa última restrição ocorreu porque a Receita Federal entendeu que “toda pessoa física com essa idade já estava inscrita no CPF”, disse o subsecretário.

O cartão do CPF foi extinto (e esse cartão de visita do TB também, porque inventaram de colocar o nono dígito nos números dos celulares)

Cartão de CPF

É importante lembrar que o cartão físico de CPF, aquele plástico azul com tarja magnética, não é mais emitido pela Receita Federal desde 2010, uma vez que o número do CPF está disponível em outros documentos, como a carteira de identidade e de motorista (CNH). O serviço online da Receita apenas emitirá um comprovante de inscrição que poderá ser impresso pelo usuário e reimpresso sempre que necessário.

Como tirar CPF pela internet [2ª via]

  1. Entre na página de reimpressão de “Comprovante de Inscrição – 2ª via CPF”, o endereço é
    receita.economia.gov.br/orientacao/tributaria/cadastros/cadastro-de-pessoas-fisicas-cpf/servicos/comprovante-de-inscricao-no-cpf;
  2. Há três situações em que você pode pedir a reimpressão:
    – Não apresentou a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física em nenhum dos últimos dois exercícios;
    – Apresentou a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física em pelo menos um dos últimos dois exercícios;
    – Possui código de atendimento gerado após solicitação realizada em agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica, Correios ou representação diplomática brasileira no exterior
  3. A depender da sua situação, você será direcionado para a Impressão Simplificada, o Atendimento Virtual (e-CAC) ou a Impressão por Código de Atendimento.

De acordo com o subsecretário, o sistema de inscrição do CPF pela internet é seguro e faz um “cruzamento de informações com outras bases de dados” para evitar fraudes.

O número é gerado apenas após todos os dados serem validados. Se houver inconsistência, a recomendação é tirar o documento presencialmente. Também não é possível recuperar um número de CPF perdido; se isso acontecer, será necessário comparecer a uma agência da Receita. É possível fazer o agendamento no link ao lado.

Com informações: Agência Brasil.

Comentários da Comunidade

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação