Início » Telecomunicações » Relatório da Anatel diz que ligações de clientes do plano Infinity da TIM caem com maior frequência

Relatório da Anatel diz que ligações de clientes do plano Infinity da TIM caem com maior frequência

Avatar Por

O plano de ligações Infinity, da operadora TIM, foi lançado em 2009 e tinha uma proposta interessante: o usuário pagava pela ligação feita e não pelo tempo decorrido. Para quem faz ligações longas é uma vantagem. Mas a TIM não parece ter sido muito honesta. Segundo relatório da Anatel, clientes do plano Infinity podem ter suas ligações derrubadas até quatro vezes mais do que os clientes de outros planos da operadora.

Plano Infinity: sem pegadinhas, mesmo?

Para descobrir isso a agência monitorou as ligações feitas realizadas celulares no Brasil entre maio e março desse ano, a pedido do Ministério Público do Paraná. Em um determinado dia, segundo o relatório da Anatel, a rede da TIM derrubou indevidamente a ligação de mais de 8,1 milhões de clientes e isso gerou mais de R$ 4,3 milhões de reais para os bolsos das operadoras. O relatório, segundo a Folha de SP, conclui dizendo que a TIM “continua ‘derrubando’ de forma proposital as chamadas de usuários do plano Infinity”.

O número de ligações interrompidas não é pouco – a TIM tem mais de 68 milhões de usuários no Brasil, de acordo com os dados da última pesquisa da Anatel, e é a segunda maior operadora do país, perdendo apenas para a Vivo. E por isso mesmo a operadora deveria manter uma qualidade de rede aceitável. Ao que parece essa qualidade só vale para quem não é do plano Infinity.

Como punição, a Promotoria de Justiça e Defesa do Consumidor de Curitiba propôs ontem uma ação coletiva contra a TIM para que ela cumpra as metas de qualidade do serviço e seja proibida de vender ou ativar novas linhas enquanto isso não acontecer. Além disso a promotoria também pede indenização por danos morais e a devolução em dobro dos valores cobrados dos clientes do plano Infinity.

A TIM disse à Folha de SP que não foi notificada da ação ainda. O Ministério Público do Paraná não divulgou o relatório recebido por eles, mas liberou essa nota à imprensa avisando da ação.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

gustavolagaresoliveira
e a respeito da vivo você coloca recarga e ela desconta seu créditos sem você perceber quando você liga para eles eles dizem que são interatividades mas você manda desativar e não adianta qua coloca outra recarga evapora como gas
pedro
concordo com vc , não tem nada bais barato ,até o momento TIM é show , não adinta reclamarem
pedro
bom eu gosto da TIM ,sou fã dessa operadora, ela tem problemas,tem sim,agora apontem uma opredoara melhor do que a TIM , não precisa ser 100% melhor,,,só quero que apontem uma que seja 10 % melhor, agora não quero balelas conversas sem provas ,,apontem provas concretas, ai eu mudo de ideia , o sugeito que acha caro falar alguns minutos a $0,50 por ligação ,aki aparece muita gente que fala sem ter conhecimento de quanto é bem mais caro ter um TEL CEL com conta. aki na minha região tambem aparece outras duas operadoras que fazem promoção de 0,50 por dia pra net pra ligação, tenho chip com numeros delas tambem, a net delas não funciona aki . só por isso vou sair falando mal delas. não talvez ai na sua região elas funcionem bem. mas aki não.
Avelar
Acho que existe uma armação por trás de toda esta história: prejudicar uma empresa que cresceu muito por baixar o preço absurdo da tarifa patrocinada pelo Estado com o intuito de favorecer o crescimento da outra empresa queridinha do governo que caminha para obter o monopólio do setor. Um doce pra quem adivinhar qual é tele queridinha do governo que ganha tudo de mão beijada mas mesmo assim não cresce por ser uma paraestatal?
Ramon Melo
Você está certo. A maioria das pessoas nem sequer se lembra da era pré-privatização e, mesmo as que se lembram, esquecem de adicionar à equação a evolução tecnológica e o aumento da concorrência. Se ainda houvesse uma empresa nacionalizada que concorresse com as quatro grandes telecoms, certamente não estaríamos na atual situação. Mas não dá para chorar sobre a concessão derramada. A ferramenta para melhorar o serviço existe (a ANATEL), basta que ela funcione para que palhaçada toda acabe.
Arthur Novello
A empresa tem que atender a demanda que é cobrada dela, caso isso não aconteça, ela que saia do mercado!
Arthur Novello
Eu ja morei em predio com mais de 100 "apertamentos" que dividia UM UNICO numero, em trocentos ramais, ou seja, se alguém estava usando você ficava incomunicável!
Marcos
Só não mudo de operadora porque a Tim cobra no pré a qualidade de serviço que presta. Vamos combinar que 15 reais por 300 mb de internet é barato. Fora que muitas pessoas já tem TIM e a ligação também TIM-TIM é muito barata. Gasto 40 reais por 35/40 dias de uso. Já procurei outros pré e outros pós e nada me convenceu a sair.
Álvaro Rutz
Lembro a época, onde a Tim tinha um nome forte no Brasil e seus aparelhos eram R$ 100 mais caros.
DarkSide
Outras coisa que deveriam investigar é que eu tenho certeza que certos sites sofrem hand-over por provedores como o Speedy ou Virtua, por exemplo o YouTube carrega mais rápido se você estiver usando um túnel VPN. Ou seja o servidor faz um hand-over e fornece menos banda para um certo serviço, como o YouTube por exemplo...
Paulo Oliveira
Thiago, concordo com você! Há alguns anos a TIM focava no planos corporativos, e em tal época o serviço era 100%. Depois que começou essa ''modinha'' de ligações ilimitadas em pré, ficou uma verdadeira zona. Deveria mesmo é ser proibida de funcionar em território nacional, no meu entender isso é o mesmo que ROUBAR!!!
Turdin
Gente, quanto tempo que não via o Avant!
david
Ainda bem que nao tenho mais nenhuma linha dessa operadora lixo. Minha vida melhorou depois que fui para a Vivo.
Tiago César Oliveira
Aceite, e diga que já quer escolher o número. Quando te entregarem o chip, diga que mudou de ideia e que quer ser pré com aquele chip. Se se negarem, você tem subsídios para reclamar/processar/whatever.
Tiago César Oliveira
A operadora é que é ruim. Se ela oferece o serviço, não tem essa de colocar a culpa no uso. Ela precisa mensurar seu mercado. Se é assim, porque continuam vendendo chips nas regiões em que dizem ter problemas de excesso de usuários? Falácias.
Exibir mais comentários