Quando se fala de Steam, normalmente a primeira coisa que pode vir na cabeça de alguém que conhece a plataforma é um das centenas de jogos disponíveis na loja virtual da Valve. Esse paradigma vai começar a ser quebrado no mês que vem. A empresa anunciou hoje que a sua plataforma Steam vai virar uma loja completa de aplicativos, não só jogos, a partir do dia 5 de setembro.

Quem usa o aplicativo do Steam para iOS já sabia que isso poderia acontecer, visto que o programa deixou escapar no mês passado algumas categorias que não se encaixavam bem em jogos (produtividade, edição de imagens, por exemplo). Agora a própria Valve confirmou a notícia, em seu blog oficial, onde também diz que os desenvolvedores interessados em publicar seus programas por meio do Steam Greelight, que citamos anteriormente.

Publicar na loja do Steam vai permitir que desenvolvedores tirem proveito nos seus aplicativos de coisas como o Steam Cloud, que permite que usuários salvem seus arquivos na nuvem, e a atualização automática, que entrega automaticamente a versão mais recente de um programa para todos os membros logados na plataforma.

Os desenvolvedores deverão, claro, deixar uma parte dos lucros da venda dos seus programas com a Valve, mas eu imagino que não deve ser menos vantajosos do que as demais lojas, como do Windows 8 ou do OS X.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

YanGM
Ui, ui, ui!
YanGM
Concordo com você (joinha via comentário).
Ramon Melo
Já eu acho errado esse sentimento de se achar o dono da razão. Eu não vou ficar instalando vários aplicativos no meu computador porque a companhia X ou Y resolveu que era melhor assim. Especialmente quando esses aplicativos ficam rodando em background, consumindo processamento do meu computador e diminuindo a autonomia da minha bateria, Desse tipo de aplicativo eu só quero distância. Esse é o meu protesto contra a EA. Vou começar a série Mass Effect no este mês. Se, quando eu terminar o segundo capítulo da série (já tenho os dois primeiros para X360, originais antes que você pergunte), a EA não tiver dado um jeito de não me empurrar o Origin goela abaixo, vou piratear mesmo e não estou nem aí.
David Marquardt
A Valve irá cobrir a parcela de programas legados (os que rodam no desktop não serão vendidos na Microsoft Store... certo?), tambem poderá ser uma loja multiplataforma (você compra um aplicativo no Windows e pode roda-lo no seu Mac). Pra mim faz um certo sentido nesses casos específicos, mas uma pessoa que usa só um PC com Windows 8, ou só Macs, realmente não faz.
Kessler
Cara, eu concordo com isso, na verdade. Só que a Origin é uma porcaria - da própria EA - e é óbvio que muitas pessoas vão preferir a pirataria a ter que criar conta em uma outra loja. Não adianta reclamarem da pirataria quando, além da óbvia vantagem financeira, é mais cômodo piratear.
Gabriel_Araujo
Eu acho errado esse sentimento de ser empurrado ou forçado por uma empresa, não faz sentido, se fosse algo do governo seria compreensível. Um empresa tem seus parceiros e seus objetivos, se, por exemplo hipotético, alguém não gosta da Origin e da Amazon Store ou da Windows Store e não quer comprar um jogo nessas lojas que não compre, porem a produtora fez sua parte e lhe tornou disponível, pelos seus motivos e estrategia ela escolheu numa dessa lojas... ... sabe aqueles lugares que só vende Pepsi? pois é o mesmo principio, não é por causa disso que agora vc não vai pagar pelo seu refri ou dizer que o gosto é ruim (sendo que vc nunca o bebeu, no exemplo hipotetico) ....
Winnitro
A Valve está chamando a Microsoft para a briga, mas quando a MS resolver partir para cima eles não vão aguentar.
Smess
LOL, bugou aqui. Não era no reply do Rafael Silva que queria comentar. Mas td bem...
Smess
Será que esses aplicativos vão ter tb achievements e dlc no Steam? :D
Smess
Nisso concordo. Os desenvolvedores ganham com divulgação de seus jogos e usuários ganham com preços baixos.
Forbidden_404
Não descaracteriza, se as principais funcionalidades continuarão pros jogos, como achievements, chats e tal
Kessler
Perderam a chance de realmente fazer a diferença. Agora que o Windows 8 virá com loja de apps integrada, ninguém vai ligar para isso.
Álvaro Rutz
Deveriam montar logo uma Store no Linux, para a Valve notar, que uma loja de aplicativos em sistemas operacionais é tendência e que ela não vai morrer por causa disso.
Álvaro Rutz
Aplicativos na Steam, descaracteriza a mesma, é um tiro sem sentido, mas enfim, essas empresas visam em lucros e não ligam ao que o usuário final pensa.
Kessler
A EA empurrando a porcaria da Origin merece ser pirateada.
Exibir mais comentários