Início » Aplicativos e Software » Microsoft lança suíte Windows Essentials e mata Live Mesh

Microsoft lança suíte Windows Essentials e mata Live Mesh

Windows Movie Maker ganhou recurso de estabilização de imagem.

Paulo Higa Por

A Microsoft concluiu mais uma etapa do plano de assassinato da marca Live. O antigo pacote de aplicativos Windows Live Essentials foi embora para dar lugar ao Windows Essentials, que traz novas versões da Galeria de Fotos e do Movie Maker, editor de vídeos sempre presente nos trabalhos escolares. A nova suíte, lançada nesta terça-feira (7), não traz mais o Windows Live Mesh.

O Movie Maker ganhou ferramentas para melhorar a qualidade dos vídeos amadores. Uma das novidades é o recurso de estabilização de imagem, que tenta suavizar os tremidos no vídeo. No post do anúncio, a Microsoft cita como exemplos filmes feitos com uma câmera acoplada a uma bicicleta ou a um capacete. A funcionalidade transforma o que é "quase impossível de ser assistido" em "algo que parece ter qualidade quase profissional".

Esse é o Windows Movie Maker 2012 | Clique para ampliar

Ficou mais fácil adicionar músicas em vídeos do Movie Maker: sons do AudioMicro, Free Music Archive ou Vimeo Music Store podem ser incluídos com alguns cliques. O Movie Maker pode fazer o upload do vídeo diretamente para o Vimeo. Por padrão, todos os arquivos são salvos como H.264, mas a opção do WMV ainda está disponível. E, para evitar que uma pessoa perca todo o trabalho se o Movie Maker der erro (ou a energia elétrica acabar), o projeto é salvo periodicamente.

O Windows Live Mesh, utilitário que sincronizava pastas entre o PC do usuário e os servidores da Microsoft, acabou ficando redundante após o lançamento do aplicativo do SkyDrive. O Mesh continuará funcionando, mas será removido automaticamente se o usuário instalar o novo Windows Movie Maker ou Photo Gallery.

O download do Windows Essentials 2012 pode ser feito na página oficial. Os nomes ainda estão uma bagunça e alguns aplicativos estão com a marca Live: além dos novos Windows Movie Maker e do Galeria de Fotos, o pacote inclui Windows Live Messenger, Windows Live Writer e Windows Live Mail.

Com informações: Windows Experience Blog, ZDNet, LiveSide.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@kadugaspar
PLUS CARA? SÉRIO??????
@kadugaspar
Sugarsync é perfeito. Ah, e também tem o ótimo Cubby (este em estágio beta).
Ambos com 5 GB de armazenamento na núvem e possibilidade de escolher quais pastas sincronizar.
Alias com o Cubby você pode até mesmo sincronizar pastas entre dois computadores sem jogar para a nuvem, o que pra mim é uma killer-feature.
Vitor
Pois é. Quando teste (e já tirei tudo), era mais fácil para achar alguns programas e coisas assim, pesquisando. era chato configurar o ambiente Windows 8 (antigo ambiente Metro)...
Edmilson
Não gosto do msn novo, não dá pra usar o plus e etc, uso o meu 2009 em modo de compatibilidade com o XP para ficar ali junto do relógio. Quero só o Movie Maker mas se tento instalar ele força a atualizar tudo. Tem alguma forma de instalar só ele sem mexer no msn? Não quero nada complicado, só quero poder recortar filmagens curtas e colocar música de fundo, tipo quando filmo o aquário aqui.
David Faustino
É, com relação ao IE 10, acho que sairá para Win 7 e será o último IE do momento para esse SO. Já estou ficando com saudades do Windows 7. Coloquei o Windows 8 (Oficial em 1 Notebook aqui. Mas não consegui me adaptar. Ele é ótimo para Tablets e telas "somente" tochscreen" mas para o bom e velho teclado e mouse, não me agrada nada. as tarefas ficam muitos simples (no sentindo negativo) e mino. Para você conseguir achar os recursos mais avançados dá muito trabalho...
David Faustino
Obrigadão Jacques. Eu ia perguntar justamente isso: Instalador offline. Mas preferi procurar antes e você deu o link. Valeu mesmo!
Eric Mackrodt
Po, sacanagem eles tirarem o mesh, o que eu gostava dele em cima do dropbox é que eu podia ter mais de uma pasta sincronizada, pastas separadas, e eu podia ter uma num pc e não ter a mesma em outro.
O Aplicativo do Skydrive funciona igual ao dropbox, sem múltiplas pastas, aí é meio chato...
@thiagosposito
A marca Metyro é codinome interno e não marca oficial, ela tem copyrights e não pode ser usada pela microsoft oficialmente.
Vitor
Não tinha uma história que o nome 'Metro' não seria mais usado? Acho que li isso no Olhar Digital...
Vitor
Você acha que ela está ligando para quem não sair? Se lembra do Windows XP? E o IE9 para ele? Cade? Nem para Windows 7 o IE10 saiu...
YanGM
Isso se chama preguissiums de leituriums.
Icaro Melo
Muito bem pensado, a microsoft está tirando as tralhas e padronizando suas nomenclaturas
Andre
Ele teve uma melhora incrível no desempenho, mas algumas melhorias são só para usuários do Windows 8.
PR
Ue, baixei aqui e atualizei, do 11 para o 12, e não mudou nada! mudou alguma coisa?
Vinícius
Se não me engano, o Windows live essentials 2011 não era compativel, porque que o 2012 seria? A Microsoft quer o XP morto, e está fazendo de tudo pra conseguir isso :p
Rafael Machado
deixei o WinXP morrer em paz
Marcelo
Nada de XP nos requisitos. Alguém já tentou instalar nele?
Paulo Higa
No post:

"trava": E, para evitar que uma pessoa perca todo o trabalho se o Movie Maker der erro (ou a energia elétrica acabar), o projeto é salvo periodicamente.

"só permite salvar em WMV": Por padrão, todos os arquivos são salvos como H.264, mas a opção do WMV ainda está disponível.
Geremias
Estranho, ninguém comentou sobre o desempenho dele. Todo mundo sabe que o Movie Maker tem sérias falhas, trava e só permite salvar em wmv. Acho que mais importante que interface ou gráficos é saber se essas falhas clássicas que dão dor de cabeça aos usuários foram corrigidas...
Jacques Braga Szmelcynger Júnior
Acabei de atualizar aqui, não vi tanta diferença no messenger.

Se alguém quiser, o instalador completo offline para windows 7 em pt-br:
http://wl.dlservice.microsoft.com/download/8/8/5/885E6ED0-CAA5-475C-A21A-C8505F662B10/pt-br/wlsetup-all.exe
Guilherme Gomes
Uma especulada rápida, essa integração com o Vimeo, será que a Microsoft vai dar uma freada com o Youtube no seu ecossistema?
well
Por mim, que deixem o Metro todo para os tablets.
Rafael
não mudou muita coisa no MSN.
achei que iria ter um visual melhor.
Kessler
A maioria desses Apps já vêm no Windows 8 em Metro.
@vianaflavio
Não acho. A Microsoft precisa continuar liberando apps desktop "avançados" para quem não se contenta com a simplicidade dos apps Metro, bem como para os que não saírem do Vista/7 mesmo com as vantagens do 8.
@leossoliveira
A essa altura do campeonato não deveria ser lançado um novo Essentials "Metro"?
Tiago Gabriel
A estabilização da imagem está muito boa.
Luiz Alberto
Provavelmente a última versão compatível com Desktop. As Próximas waves deverão ser somente com apps Metro.
Thiago Sabaia
Atualizando aqui....