Início » Internet » Google vai colocar mensagens do Gmail na busca principal

Google vai colocar mensagens do Gmail na busca principal

Mecanismo de pesquisa promete resultados mais completos e interessantes.

Avatar Por

Em um artigo com futuras novidades, o Google mostrou que o próximo passo para o buscador é apresentar também informações provenientes do Gmail, o serviço de email mais usado do mundo segundo dados da ComScore. A pesquisa na página inicial ou na barra do Chrome vai apresentar também mensagens armazenadas no email sem que o usuário precise adicionar comandos especiais para que a mágica aconteça.

“Às vezes a melhor resposta para a sua pergunta não está disponível publicamente na web.” Aí entra a pesquisa integrada com o Gmail. De acordo com o Google, um buscador deve apresentar resultados universais que respondam questões levantadas pelo internauta. Por isso que mensagens do Gmail vão aparecer na barra lateral à direita, na primeira página de pesquisa do buscador. O usuário tem que estar logado com a conta Google.

Google.com com pesquisa do Gmail

Google.com com pesquisa do Gmail

A companhia dá como exemplo o planejamento de uma viagem de bicicleta até Tahoe. Na pesquisa apareceriam mensagens de amigos que recomendam as melhores rotas para chegar a este destino. O buscador também apresentaria bons lugares para comer na barra à direta – o Google não deixa claro se o recurso utiliza informações do Gmail ou de outros produtos da empresa, como o diretório de lugares do Google+.

Quem disse que a bruxaria para aqui? Inteligente que é, o algoritmo lê as mensagens do usuário e sabe quando ele recebeu um email de companhia aérea confirmando um voo. Portanto, a pesquisa por “my flights” apresentará os últimos voos que pipocaram no email da pessoa. Já estou esperando o grito enfurecido dos defensores da privacidade. Eles com certeza vão reclamar de mais uma integração que depende de informações do usuário presentes em outros serviços do Google.

Outra implementação interessante diz respeito à pesquisa com uma palavra-chave “Gmail”. O Google diz que o usuário coloca “Gmail” combinado com outras palavras porque quer saber de informações vindas do serviço de email. Resolveram adicionar ao algoritmo o comportamento de mostrar as mensagens na coluna maior da pesquisa quando o nome do Gmail aparecer na caixa de pesquisa, em vez de dedicar uma caixa menor na barra à direita.

O Google afirma que quer colocar a pesquisa integrada ao Gmail também nos celulares, mas o recurso fica complicado de implementar porque depende de criptografia por SSL. Por enquanto ele marca presença somente nos computadores convencionais para quem tem Gmail em inglês e topa participar do programa de testes. Não funciona com endereços gerados pelo Google Apps, espécie de Gmail para empresas.

Atualização às 16h10.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luandersonn
Exato. Mas eu gosto dos serviços do Google, mas definitivamente esse login múltiplo é uma mentira...
@felipebruni
Por incrível que pareça "integração" nunca foi o forte do Google. Tudo o que eles tentam integrar não dá certo. Os serviços isolados em si são bons (quando não inventam moda), mas basta tentar integrar pra começar a confusão. Primeiro foi o Buzz abrindo informações privadas dos usuários. Depois o Plus fazendo confusão na agenda do Gmail. Basta mais um tempo pra começar a pipocar problema com essa "busca integrada" do Google com o Gmail.
@felipebruni
Isso é o menor do problemas. Já tem um tempo que é possível receber emails de outros provedores em outras contas. Eu posso mudar o serviço sem efetivamente precisar alterar meu endereço.
Gabriel
Um recurso interessante que poderia ser expandido para o Google Drive, ficaria como um "Spotlight" para suas informações na web. Claro que deveria existir a opção de escolher o que indexar para não virar uma bagunça... O problema é que, cada vez mais, o Google e Apple fecham o cerco de seus recursos para seus próprios serviços/produtos. Essa história de "ecossistema" é interessante em um primeiro momento, mas irritante quando você começa a querer variar o fabricante de seus produtos.
Luandersonn
Esse login multiplo do Google é muito mal feito, as contas vinculadas do Outlook/Hotmail são muito melhor, nem todos os serviços funcionavam nessa sacanagem do Google, desativei isto com 20 minutos de uso.
Luandersonn
Nossa, percebi isto hoje, é péssimo.
Fabio
Filho, informação na web é voluntária... quer dizer que seu gravo um vídeo pessoal de sexo com uma parceira no cel, alguem rouba o mesmo, e o vídeo cai na web, eu não serei o responsável? Que titica que você disse... empresas como o Google servem os seus usuários, como tantas outras... estes usuários decidem se quer registrar uma conta ou não... a partir do momento em que seu PC se conecta a um provedor www, você é o único responsável pelo que publica na web e as informações que fornece aos milhares de sites, desde aqueles cliques de propagandas enganosas que instalam spywares no PC até um checkin realizado no foursquare pouco antes de você ser assaltado ao sair de um cinema. Esta filosofia que você seguem não existe e nunca existirá... já ouviu dizer que a Internet é livre algum dia na sua vida? Uma empresa só é responsável se utilizar seus dados indevidamente (e prejudicialmente) ou têm seus servidores comprometidos por hackers, onde os quais as informações de seus usuários estão armazenadas. Se uma companhia está de acordo com o que prometeu nos termos do serviço, você e eu, usuários, não podemos, de certa forma, nos queixar-se. Privacidade é fundamental na web, mas seu PC/mobile tem um IP, que qualquer hacker conseguiria rastrear e invadir sua máquina facilmente e toneladas de informações do seu HD. Conheço guys que copiaram HDs inteiros desta forma... talvez, como você imagina, a responsabilidade seria da fabricante do hard disk, que não colocou uma corrente com cadeado no hardware....
YanGM
Bem inútil. Dar um clique não mata ninguém.
YanGM
Joinha pelo último parágrafo.
YanGM
Na Reversal Russia, você usa o Google!
YanGM
E aquele ponto final maroto?
marcoscs
Cara, não seja tão estúpido, ou pelo menos tente não ser.... Google lucra com informação, informação dos seus usuários, minha, sua, de todos, isso é público e notório. Então não cometa a idiotice de dizer que é irresponsável quem deixa terceiros verem informações privadas, as vezes essas informações podem estar já fora do alcance do usuário, e esse recurso é mais um passo nessa direção. Os seus dados são cada vez menos seus. Mas os cegos e os loucos continuam achando tudo lindo, né?
Smess
Espero que seja opcional quando este recurso for lançado. Pois nunca me interessei com a integração do Google+ com search e a Google dá essa vantagem em desativar.?
Icaro Melo
Não gostei dessa atualização, sempre vamos ter que tomar cuidado se não tem alguém olhando para o nosso monitor antes de fazer alguma pesquisa, um tiro no pé do google.
Luiz Alberto
Tem razão, mas não sei até quando isso será possível. Quando se clica em criar conta do Google o resultado é diferente em determinados serviços. Por exemplo: Se tentar criar uma conta do google vindo de serviços como Youtube, Blogger e Google Play, é apresentada a página de cadastro nova do Google, e nela não é possível adicionar um email que não o Gmail. Outros serviços ainda não mudaram essa página como o Reader, Docs, Calendar, na página desatualizada é possível adição de outro email para login, mas não sei até quando...
Exibir mais comentários