Início » Celular » HTC G1, primeiro smartphone com Android, roda Jelly Bean

HTC G1, primeiro smartphone com Android, roda Jelly Bean

Por
7 anos atrás

Um grupo de desenvolvedores do XDA Developers resolveu portar a última versão do Android para o primeiro smartphone com Android. O HTC G1, lançado em outubro de 2008 pela operadora T-Mobile, tem só 192 MB de RAM e um humilde processador ARMv6 de 528 MHz, mas é capaz de rodar o Jelly Bean com sucesso. Ou quase isso.

O T-Mobile G1 rodava originalmente o Android 1.6 Donut, então não dá para esperar muito de um hardware que não foi pensado para o Jelly Bean: o desempenho gráfico é pior que um aparelho de baixo custo da Motorola e alguns recursos ainda não funcionam, como a rede de dados móvel e o acelerômetro. Uma pequena demonstração pode ser vista abaixo:

(Vídeo do YouTube)

Apesar da visível lentidão, muita coisa funciona na ROM pré-alpha: os comandos de toque, a conexão Wi-Fi, a instalação de aplicativos, os recursos e otimizações do CyanogenMod e até mesmo o assistente Google Now, ainda que parcialmente. Também dá para brincar com o easter egg do Jelly Bean, que pode ser acessado tocando várias vezes na versão do Android na tela Sobre o telefone (isso também funciona em versões mais antigas, mas não é tão legal).

O link para download e as instruções de instalação da ROM pré-alpha podem ser encontrados no tópico oficial no XDA Developers.

Com informações: Android Community.