Início » Curiosidades » Rover Curiosity vai receber atualização de software remota

Rover Curiosity vai receber atualização de software remota

Por
5 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

A tecnologia por trás do robô exploratório Curiosity é impressionante. Mesmo que de um ponto de vista os componentes como processador, memória RAM e câmeras sejam um pouco ultrapassados se comparados com o que temos agora, a funcionalidade deles é perfeita para a missão do veículo. E agora a NASA planeja melhorá-la com uma atualização de software que pode ser a atualização mais remota já realizada na história da humanidade.

Segundo a NASA, o sistema responsável por projetar a entrada, descida e pouso do veículo no planeta vermelho será substituído por um que foi otimizado para exploração. A atualização foi enviada para a Curiosity enquanto ela era uma nave espacial vagando pelo espaço em direção à Marte, mas apenas agora será ativada.

A agência diz que o processo de update vai começar no sábado, quando um comando será enviado para o computador principal começar a atualização. Depois disso, a rover fica sem contato com a Terra durante oito horas e após esse período a equipe da missão começa a conferir o upgrade. No segundo dia, ela é desligada e após isso o upgrade do computador de backup começa – o que deve levar mais dois dias.

Segundo Andy Mishkin, o líder da missão, a equipe responsável por programar a rover é composta de 100 pessoas (no projeto inicial eram 30, mas isso era em 2010) e eles realizaram extensos testes antes de enviar a atualização. Tudo isso para que eles não acabem tornando a Curiosity em um enorme e caro peso de papel em Marte.

Com informações: ComputerWorld.

Mais sobre: ,
  • Já pensou que louco se essa atualização quebrar todos os pacotes e simplesmente o Curiosity parar de funcionar? Cabeças iriam rolar…

    • Engraçado como ninguém repara que não é uma ‘correção’ ou algo do tipo…

      Isso é apenas um aprimoramento do software, ou seja, vai remover o que não é necessário mais, priorizar outras coisas e ensinar coisas novas.

      Acho que você também não leu a parte do backup… 😉

      • Qual o sentido de ter instruções de pouso, entrada e saída se ele não vai utilizar tão cedo? Está apenas ocupado lugar de outra instrução.

  • Vai liberar a atualização ou a operadora vai segurar? ahahahahahahahha

  • Até a Curiosity vai receber atualização, e o seu android continua aí ! 😛

    • Vladimir Alves

      Não sou muito fan da Apple por ser fechada demais, só por isto, seus produtos são muitos bons. Android por ser aberto pensei que teria atualizações oficiais constantes, mais não é o que acontece devido aos fabricantes coisa que a apple com frequência esta disponibilizando (atualizações). Hoje vejo como concorrente mais forte para Apple o Windows Phone, se continuar as atualizações como esta acontecendo na versão 7 que atualizou para 7.5 e agora 7.8. Se continuar assim penso seriamente largar plataforma Android e usar plataforma Windows Phone 8.

      • Aí é que tá, nunca gostei muito da apple, que apesar de inovar, acaba fechando muito a experiência do usuário, ao ambiente controlado deles (o que funciona para 70% dos portadores de smartphones).
        A microsoft até conseguiu fazer eu considerar largar o android, mas a partir do momento que decidiram fragmentar as versões/aparelhos, pratica que tanto condenavam, jogaram um balde de água fria em muita gente.

        Uma coisa é verdade, o conceito de ter um sistema fechado, mesmo que atual, e ficar apenas na iminência de te uma possível atualização oficial (a única possível), é tão ruim quanto ter um S60 TOP DE LINHA, e receber a notícia que determinado aplicativo não será portado para aquela plataforma (experiência que tinhamos a 5 anos atrás).

        Por isso continuo com o android, que mesmo não tendo um ecossistema controlado, no que diz respeito a atualizações, e ciclo de vida de produto, por ser aberto permite roms excelentes, como CM10, MIUI entre tantas outras, melhores até do que as distribuidas pelos fabricantes 🙂

        Antes dos chiliques, este comentário é minha opinião pessoal.

      • Guilherme

        Sempre o assunto iOS x Android aparece nos comentários! hahahaha

  • Edmilson

    Imagina se rola um Bug ha ha ha

    • Rafael Machado

      rolou bug na Apollo XI…., sorte que tinha alguem com a documentação em mãos pra solucionar.

  • aristofeles

    Queria ser o Help Desk que vai receber a ligaão informando que “minha maquina não liga mais depois que fiz uma atualização”

  • “era pra dar um reboot? xi, dei um shutdown”

  • Como diz um professor que eu tive: “Não existe programa bem feito, existe programa mal testado”

  • Ramon Melo

    Se fosse da Motorola, a atualização só iria chegar em 2050.

  • Já imaginou se bricka?

  • Update OTS = Over the Space :p

  • Ainda bem que os caras não usam o Plano Infinity da TIM, porque a TIM corta o sinal propositalmente.