Início » Internet » Yahoo! uma empresa que pensa “ão”

Yahoo! uma empresa que pensa “ão”

Thiago Mobilon Por

Há cerca de uma semana, 10 blogueiros foram chamados para uma desconferência com a alta cúpula do Yahoo! Brasil. A reunião aconteceu ontem, e me deixou ótimas impressões sobre a empresa, e sobre como ela pretende lidar com os blogs, movimento que vem aterrorizando os pensamentos dos jornalistas e comunicadores em geral.

O encontro fora organizado pelo Manoel Fernandes da revista Bites, e estavam presentes: Guilherme Ribenboim (Presidente), Fabio Bouchinhas (Diretor de Produtos), Agenor Castro (Diretor de marketing), André Izav (Diretor Geral Yahoo! Search Marketing), Eduardo Muniz (Product Marketing Manager, e colunista do Yahoo Tecnologia).

Os blogueiros que compareceram além de mim foram: Manoel Netto, Lu Freitas, Edney Sousa, Alexandre Fugita, Marcellus Pereira, Gabriel Tonobohn, Renê Fraga e Samantha Azevedo.

A reunião foi bem descontraída, e o pessoal do Yahoo se mostrou muito interessado em colaborar conosco no que estiver ao alcance deles. O presidente nos deu total liberdade para opinarmos, e até sugeriu que o Yahoo poderia criar certos serviços específicos para a blogosfera. Como exemplo, sugeriu um site com as melhores notícias da blogosfera, que receberia um destaque na homepage do Yahoo.

Eles estão tentando se organizar para interagir mais conosco, e a parte mais difícil se dá justamente porque a blogosfera não é um mundo organizado. A coisa é mais caótica, e neste meio, um pensamento linear, é tão impossível quanto definir qual blog é o mais popular, ou o mais influente.

Uma coisa que sugeri, é que as empresas de tecnologia, comecem a considerar a presença de blogueiros obrigatória em apresentações, e lançamentos de produtos. Atualmente os blogs de tecnologia nacionais, vivem de comentar novidades do mundo exterior, na maioria das vezes a fonte é algum blog.

Tomei como exemplo os keynotes da Apple. Em dia de apresentação, é lei entrar no Gizmodo ou no Engadget para acompanhar o que está rolando em tempo real. A gente fica sabendo da notícia antes mesmo da imprensa nacional, que chega a demorar semanas para falar sobre o assunto, e ignora completamente as especificações técnicas do produto. Aliás, se tem uma coisa que jornalista de tecnologia não entende, é termo técnico! Dadas as raras excessões, como é o caso do Eduardo Muniz.

Sendo assim, ou a mídia tradicional cria vergonha na cara, e coloca alguém com um pouco mais de competência para falar do assunto, ou então os fabricantes serão obrigados a fazer duas apresentações toda vez que algum produto for lançado, uma pra blogueiro, e outra para jornalista.

O Yahoo! é uma das empresas que começará a fazer isso. Depois dessa discussão, o Guilherme declarou que pretende se envolver mais com a blogosfera. Só dessa forma eles conseguirão descobrir quais blogueiros deverão ser convidados para lançamentos do Yahoo. Essas apresentações deverão ser divididas também em dois turnos. Algo como blogueiro de manhã, e imprensa à tarde.

É claro que depois do encontro, a blogueirada toda foi pro buteco tomar uma cerveja, e fazer piadas a la web 2.0. A gente fica tanto tempo fazendo esse tipo de piada com quem não entende, que quando junta dois ou três da mesma raça, não dá pra deixar passar em branco. Como disse o Fugita, esses encontros já estão virando pretexto pra ir pro bar!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Arthurius Maximus
Nada cmo uma empresa de visão. Os caras já sacaram que a influência dos blogs está crescendo, bem como a sua audiência e penetração em todas as camadas sociais. Ninguém em sã consciência desprezaria uma mídia com esse poder. Eles querem ganhar dinheiro e, nada melhor, do que cativar e conhecer esse campo enorme e disponível para uma excelente parceria.
Emerson Alecrim
Achei muito coerente a sua sugestão. Certa vez eu recebi uma reclamação de um leitor que considerava um absurdo abordar pouca coisa sobre TI no Brasil. Respondi que há dificuldades em obter informações por aqui. Se as empresas derem um pouco mais de abertura, tenho certeza que esse cenário mudará, e para melhor. Abraços!
Manoel Netto
Acho que os próximos encontros a gente poderia marcar direto no bar, que tal? De repente a gente consegue ainda mais coisas engraçadas pra publicar ;-) Valeu pessoal.
Edney Souza
Eu sabia que a faculdade me prepararia para as coisas importantes da vida, todo tempo que passei nos bares da Maria Antônia e as provas que eu fiz bêbado serviram pra algo :)
Tonobohn
Todo mundo já sacou que esses encontros são desculpas pra conhecer o nível etílico dos blogueiros em questão. As melhores e mais produtivas conversas sempre surgem com o copo de cerveja na mão. Espero que os próximos releases do Yahoo comecem a aparecer pra gente antecipadamente, como quase prometido pelo Guilherme. Abraço! e até o próximo encontro, se possível :-)