O uTorrent é, de longe, o programa mais usado para baixar torrents na web. Sua companhia-mãe, a BitTorrent Inc, sabe muito bem disso e desde que esse software foi comprado por ela em 2006 a empresa faz dele uma fonte de renda substancial. Agora a empresa planeja aumentar ainda mais essa renda: um anúncio discreto no fórum do uTorrent avisou que a próxima versão do programa terá anúncios, além de algo que pode ser chamado de torrent patrocinado.

uTorrent atual: ainda sem anúncios (embora a instalação tenha alguns)

Anúncios em programas gratuitos sempre existiram e a BitTorrent Inc. sabe que se eles forem muito intrusivos, vão acabar afastando usuários que vão encontrar uma alternativa. Mas a parte de torrents patrocinados (ou featured torrents, como a empresa os chama) parece ser interessante. Segundo a emprea, essa área ficará acima da lista de torrents e exibirá “vários tipos de conteúdo […] como filmes, jogos, músicas, software, basicamente qualquer coisa que você achar interessante”.

A ideia da BitTorrent Inc é “oferecer conteúdo relevante a você”, seja lá o que isso quer dizer. Talvez, e isso é um chute, os torrents mostrados tenham a ver com o que o usuário baixou. A meu ver, o que vai ser interessante mesmo é observar qual empresa vai comprar a ideia de torrents patrocinados, já que o torrent sempre foi associado à pirataria. Longe de mim querer matar a ideia antes mesmo dela nascer, mas tenho minhas dúvidas se ela vai funcionar.

Essas mudanças serão acompanhadas, claro, de correções de bugs e melhorias em geral. Elas virão numa atualização do uTorrent que deve chegar “nas próximas semanas”, então quem não quiser ver os anúncios pode ter a chance de não baixá-la. Sintam-se, então, alertados por esse post de utilidade pública. 😛

Com informações: TorrentFreak.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

YanGM
1º Bloquear IPs em um roteador é fácil demais (se for um que rode linux poderia ter um script que pegasse a lista de ips e bloqueasse sozinho); 2º O pessoal poderia fazer o trainer parar o uTorrent; 3º Nego passaria a instalar uTorrent Plus crackeado.
Dekamaster
Tem várias maneiras, uma bem fácil seria usar vários ips de servidores com ads dentro do exe, ao invés do nome do host, então o bloqueio por hosts seria inutil e você teria que ou crackear o exe apagando esses ips ou bloquear cada ip por um firewall, oque seria bem mais enjoado e não é prático pra qualquer um fazer... E se der mole daria ate pra transmitir as atualizações com endereços novos ou transferir a própria propaganda atraves da rede dht que se comunicaria com um peer com todas essas propagandas...
YanGM
Comprando um domínio novo todos os dias?
@LBKatan
Desde que os anúncios sejam, no mínimo, relevantes (algo que não apresente damas dispostas a utilizar suas habilidades sexuais sem cobrar), não tenho problemas com isso. Se os torrents patrocinados forem interessantes (jogos indie, quem sabe?), melhor ainda. O importante é não ter exagero e talz como bastante gente já falou. o/
@LBKatan
Coisa que nem todo mundo sabe. O que, também, não impede que esses anúncios do uTorrente possam ser desligados.
Dekamaster
Se eles quiserem da pra contornar um bloqueio por hosts facil facil
YanGM
Eu apareço em milhares de torrents de crack também =)
John
Lembro do simples uTorrent que cumpria com excelência a única tarefa para o qual foi desenhando: baixar torrents. Um único arquivo, com cerca de 300kb. Hoje, já tem o triplo de tamanho e não adicionou nenhuma funcionalidade relevante para mim, inclusive já gerou um filho chamado de uTorrent Plus, que me pergunto se alguém é tão estúpido a ponto de comprar. Apps? Porquê diabos na Terra eu quero saber de "apps" dentro de um programa pra baixar torrents???!?!?! Se eles continuarem enchendo o programa de porcaria, logo logo vão acabar perdendo usuários e surgirá um novo programa, simples, que atenda ao único propósito do uTorrent. E eu vou dizer que, nesse ritmo, quando o uTorrent passar de 1mb vai ser necessário arrumar uma alternativa, mesmo.
Kessler
O brabo é que o uTorrent com anúncios ainda é infinitamente melhor que qualquer alternativa sem anúncios.
Turdin
Não sei o que está fazendo fora da pasta etc enchendo o saco aqui nos comentários.
Leandro de souza
Vou começar a usá-lo...propaganda nao é comigo...
YanGM
Oi, eu sou o arquivo de hosts.
Ramon Melo
Os anúncios do Youtube podem ser desligados e os anúncios em blogs podem ser bloqueados via AdBlock. Portanto, não, não é a mesma coisa que colocar anúncios num aplicativo.
@burnermanx
Outro que recomendo é o Deluge, cliente completo e tem uma webui até melhor que a do uTorrent.
Diego
Bom, continuarei sem atualizar. Já uso uma versão mais antiga porque depois da 3 eu nunca consegui uma velocidade decente, mesmo configurando trocentas coisas.
Exibir mais comentários