Embora o código final esteja pronto, o Windows 8 ainda não chegou às prateleiras e à loja virtual da Microsoft. Não importa. A companhia já estaria trabalhando num próximo lançamento do sistema operacional mais usado no mundo. Mary Jo Foley, colunista da ZDNet, afirma ter ouvido de várias fontes que vai pintar no ano que vem um tal de Windows Blue. Há algumas hipóteses sobre o que este WinBlue poderia ser.

Mary Jo aposta numa atualização para o Windows 8, cujo lançamento está marcado para 26 de outubro. Poderia tanto ser um Service Pack com correções e melhorias no código do sistema, o que normalmente implica em não adicionar novos recursos, como um pacote especial com novidades para quem estiver rodando o próximo Windows no computador – ou tablet, considerando-se a presença do Windows 8 RT.

Qualquer que seja o propósito do Windows Blue (ou Windows 9) no mundo, é importante notar que em outubro teremos uma nova realidade para a distribuição de software da Microsoft. Além do Windows, a companhia lança a loja de aplicativos própria. Por essa mesma loja de aplicativos a Microsoft poderá distribuir futuras atualizações do sistema. A companhia confirmou recentemente que consumidores terão a oportunidades de realizar upgrade de uma versão do Windows para outra (são somente duas, além da RT que não estará comercialmente disponível) sem a chatice de ir a uma loja, comprar a mídia física e, só então, rodar o instalador. O processo será automatizado, como ocorre na Mac App Store da Apple desde o ano passado.

Essa não é a primeira vez que a Microsoft usa o codinome “Blue” para se referir a um projeto. O Windows Azure, plataforma de processamento na nuvem, recebeu a mesma alcunha, por exemplo.

Quem acompanha o desenrolar do Windows também percebe que a Microsoft se encaminha para um cronograma de atualizações diferente daquele empregado no passado: menos atualizações grandes e mais atualizações menores. O pulo do Windows 7 para o Windows 8, dizem alguns entusiastas, simboliza muito bem essa nova fase. De novo, comportamento que lembra a Apple. O Mountain Lion que chegou à loja virtual há algumas semanas não traz inovações absurdas em relação ao sistema anterior, o Lion.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leonardo Muniz
Acho que será tão bom quanto ao Windows™ 8
Turdin
Ou os navegadores também né? :)
@wslemos
Hehehheeee boa comparação!
@LBKatan
Se trabalhar no próximo projeto assim que lança outro é sinal de fracasso, não sei como as escolas de samba ainda existem.
Jonathan Peris
O que faz todo o sentido quando se refere ao preço que a microsoft está sugerindo ao Windows 8. Pagar 80 reais para usa-lo por um ano (ou até que você decida comprar a versão nova) faz muito mais sentido do que pagar 500 reais de dois em dois anos.
Allan Cancian
YEAH!!! ausahusahsuahusahusahsu :(
Luandersonn
Eu imaginei que o ciclo de atualização do Windows passaria a ser de ano em ano.
tucuxi
Tai mais uma indicação que o Windows 8, vai ser mais um Me, Vista etc.
Wesley Jefferson
of death
Alex
assim como toda grande empresa. não se trata de enganar consumidor, usuário etc, mas ela pra se manter no topo, precisa dar seguimento ao software e a empresa. com certeza já começaram a bolar o Windows 9 e não vai ser pra agora. ela vai esperar, catar informações de usuários do Windows 8, ver o que ah de errado e tals, bola novidades. bom, isso vai ser pra daqui a uns 2 anos, mas todo grande projeto tem que ter uma largada e porque não agora? ou vocês acham que se surgir uma ideia agora, eles vão reabrir o Windows 8 que já esta lacrado para ser vendido? não ne. mesmo assim é cedo em falar de que WinBlue possa ser o Win9, pode ser qualquer coisa, ate o sistema operacional do Xbox720 lol
@davividal
Já repetiu sim. http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Microsoft_codenames
Marvin
Windows Blue Screen
Tiago de Souza
Estranho, a Microsoft nunca repetiu codinomes, então acredito que tenham se referido a uma atualização ou nova versão do Azure, embora muitos fatores e boatos indiquem que seja o Windows 9. Com essa pressa toda ela vai acabar tropeçando, vai ficar igual a maioria das dists. Linux em que mal se instala uma versão e já estão lançando outra...
Vinícius
é por isso que mesmo empolgado, acho que esse rumor simplesmente diz respeito ao que ela faz no fim de cada projeto. Começa outro!
aislan
Boatos sobre o Win8 surgiram depois do lançamento do iPad e do Android para tablets
Exibir mais comentários