Além do Nintendo Switch: 7 consoles portáteis para conhecer

Com a popularidade do Nintendo Switch, jogar seus jogos em qualquer lugar voltou com tudo; conheça outros 7 consoles portáteis

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Game Boy é um console portátil
O Game Boy é uma boa e velha opção de console portátil (Imagem: Unsplash / Dim Hou)

Não é só o Nintendo Switch que é um excelente console portátil. Por anos a indústria de jogos ofereceu aos usuários uma gama de opções para todos os gostos e estilos. Alguns que usam pilhas enquanto que outros têm bateria interna. Desde o Game Gear ao Evercade, conheça 7 consoles portáteis que valem a jogatina.

1. Evercade

Nascido em meio ao furor da comunidade retrogamer, o Evercade é um console portátil com foco em jogos antigos. O sistema tem como mídia cartuchos com coletâneas de títulos lançados em gerações passadas, especialmente a dos consoles de 8 e 16 bits.

É possível conectá-lo a uma televisão com entrada HDMI, mas é a sua proposta de oferecer cartuchos com jogos antigos com caixa e manual que o faz ser interessante para fãs e colecionadores. Além disso, há compilações de títulos independentes mais modernos para serem adquiridos pelos jogadores.

  • Data de lançamento: 22 de maio de 2020
  • Desenvolvedora: Blaze Entertainment

2. Playdate

Vendido apenas em forma de pré-venda no site oficial, o Playdate é um console portátil que está sendo lançado em 2021. É um sistema que preza pela simplicidade. Sua tela é monocromática e há apenas dois botões de ação para a jogatina, além de uma alavanca do lado direito que terá diferentes atuações.

Por não ter entrada para cartuchos ou outra mídia, o Playdate vai trabalhar com um sistema de temporadas. Cerca de 24 jogos serão distribuídos para os assinantes e donos do console durante 12 semanas. Os gêneros são variados, tentando agradar todo tipo de jogador.

  • Data de lançamento: 2021
  • Desenvolvedora: Panic

3. PlayStation Portable

PSP é um console portátil
O PSP tem uma grande biblioteca de jogos (Imagem: Unsplash / Batu Gezer)

A Sony não poupou esforços quando lançou o PSP em 2005. Este console portátil chegou com uma tela grande e jogos que faziam frente ao PlayStation 2. Versões de franquias fortes como God of War, Metal Gear Solid, Midnight Club e Tekken marcaram presença na biblioteca do sistema.

Sua mídia principal é o UMD (universal media disk). O console também trouxe uma loja online com clássicos do PlayStation 1, entre outras obras. Foi um sucesso de crítica e público, criando jogos em todos os departamentos. Foram lançadas diferentes variações do PSP durante a sua longa vida.

  • Data de lançamento: 24 de março de 2005
  • Desenvolvedora: Sony

4. Game Gear

Sega Game Gear
O Game Gear foi a resposta da Sega para o Game Boy (Imagem: Unsplash / Ben Griffiths)

Quando foi anunciado, o Game Gear deixou muita gente de boca aberta. Ao contrário do Game Boy da Nintendo, este console portátil da Sega tem uma tela colorida e um design muito mais robusto. Ele prometia uma experiência mais parecida com o que as pessoas tinham com consoles de mesa.

Seus jogos são todos em cartuchos, trazendo clássicos como Sonic the Hedgehog e Legend of Illusion do Mickey Mouse. Sua desvantagem é o alto consumo de pilhas, exigindo seis do tipo AA que duram cerca de 4 horas de jogatina.

  • Data de lançamento: 6 de outubro de 1990
  • Desenvolvedora: Sega

5. Game Boy Advance

Game Boy da Nintendo
O GBA é mais um console da família Game Boy (Imagem: Unsplash / George Kedenburg III)

A Nintendo decidiu que não daria nenhuma chance para perder o reinado no mercado de consoles portáteis quando lançou o Game Boy Advance em 2001. Uma evolução natural de seu antecessor, a primeira versão do GBA usa duas pilhas AA, oferecendo cerca de 15 horas de jogatina.

Posteriormente, novas versões do sistema foram lançadas como o GBA SP e o GBA Micro. A capacidade de aceitar cartuchos da biblioteca do Game Boy original ajudou a popularizá-lo. Além disso, sucessos como Pokémon, Metroid Fusion e Mario Kart: Super Circuit garantiram vida longa ao console portátil.

  • Data de lançamento: 21 de março de 2001
  • Desenvolvedora: Nintendo

6. N-Gage

N-Gage é um console portátil
O Nokia N-Gage é um console portátil e também um telefone (Imagem: Divulgação)

A Nokia queria trazer ao consumidor um celular de primeira linha junto de um console portátil de primeira linha. Dessa forma, o N-Gage tinha tudo para dar certo. O sistema usa pequenos cartuchos para seus jogos, além de uma bateria interna para dispensar as pilhas.

Infelizmente, o sucesso não chegou. A Nokia até criou uma versão mais simples e barata do console, porém as vendas não alcançaram o número esperado. Menos de três anos depois de seu lançamento, a empresa descontinuou o N-Gage. Alguns jogos de destaque são: Sonic N, Rayman 3 e Virtua Tennis.

  • Data de lançamento: 7 de outubro de 2003
  • Desenvolvedora: Nokia

7. Neo Geo Pocket Color

Neo Geo Pocket é um console portátil
A SNK também entrou no mercado de portáteis (Imagem: Divulgação)

Feito para os entusiastas de franquias como Metal Slug, The King of Fighters e Samurai Shodown, o Neo Geo Pocket Color chegou em 1999. Com o uso de duas pilhas AA, este console portátil consegue durar cerca de 40 horas de jogo, algo imprescindível para a época.

Seu direcional é muito similar ao encontrado no controle do Neo Geo CD. Assim como no Game Boy, há apenas dois botões de ação para a jogatina. Desse jeito, os títulos são mais simples, focando em partidas rápidas. O Neo Geo Pocket Color foi descontinuado em menos de dois anos depois de seu lançamento por causa dos problemas financeiros que a SNK estava passando.

  • Data de lançamento: 16 de março de 1999
  • Desenvolvedora: SNK

Deu para notar que jogar em um console portátil não é uma novidade. Conta pra gente qual foi o primeiro que você curtiu em sua vida!

Com informações: VGDB.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Switch na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Canal Exclusivo

Relacionados