Início » Web » Cofundadores do Twitter lançam Medium, plataforma de publicação de conteúdo

Cofundadores do Twitter lançam Medium, plataforma de publicação de conteúdo

Por
6 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Os cofundadores do Twitter, Evan Williams e Biz Stone, estão trabalhando em uma nova ferramenta de publicação de conteúdo chamada Medium. O projeto ainda está em beta fechado e não há informações detalhadas de como o Medium funciona, mas o conteúdo publicado até o momento sugere uma plataforma de blogs simples e fácil de usar, como o Tumblr.

Evan Williams também trabalhou na Pyra Labs, empresa que desenvolveu o Blogger. No anúncio de lançamento do Medium, Williams relata que a possibilidade de qualquer pessoa poder publicar conteúdo na internet e compartilhar suas ideias “parecia radical” em 1999, mas o projeto deu certo, tanto que foi comprado pelo Google em fevereiro de 2003 e até hoje é bem usado.

Medium tem design minimalista e destaca posts melhor avaliados | Clique para ampliar

No Medium, todos os posts sobre um mesmo tema são organizados em coleções, que podem ou não ser abertos para colaboradores externos. A plataforma destaca conteúdo de qualidade: em vez de mostrar posts na ordem cronológica, por padrão são exibidos primeiro os posts melhor avaliados.

Pela forma de organização do Medium, dá para especular que as “coleções” do serviço serão formadas por temas mais limitados e sem data de validade, não sendo apropriado para blogs de notícias, por exemplo. Para demonstrar o que pode ser compartilhado no Medium, já estão disponíveis coleções das fotos de infância de Williams e das ideias da Obvious, empresa por trás do Medium.

“Publicar no Medium (ainda não aberto a todos) é elegante e fácil, e você pode fazer isso sem o peso de se tornar um blogueiro ou se preocupar com o crescimento de audiência”, disse Williams. Os interessados podem tentar conseguir acesso ao Medium neste link.

Com informações: Neowin, CNET, The Verge.