Início » Tecnoblog » É verdade que sou um Mac OS Xiita?

É verdade que sou um Mac OS Xiita?

Thiago Mobilon Por

iphone_ridiculous.jpg

– Sim, é verdade.

– Como assim?

– Simples, você acha que seu sistema é perfeito, lindo e maravilhoso. E defende ele da mesma forma que um Emo defende o Simple Plan.

– Mas é um fato! Não existem vírus para Mac!

– Gostaria de declarar aos queridos leitores do TecnoBlog, que a partir deste post, somente usuários do Opera estarão aptos a navegar pelo blog e ler os meus textos.

– E por que diabos você fará isso?

– E por que diabos alguém faria um vírus para Mac OS!?

Por que eu dedicaria tantos esforços ao TecnoBlog, para no final das contas limitar sua exposição para menos de 2% da internet mundial? Se você for hábil o suficiente para responder esta pergunta, certamente entenderá por que nenhum hacker faz vírus para Mac OS X.

Vamos falar dos fatos deixando a hipocrisia de lado, e sendo completamente imparciais?

Sim, o Mac é um sistema muito seguro. Mas este troféu não foi conquistado programando um sistema perfeito e sem vulnerabilidades, mas sim vendendo um sistema que é tão caro que chega a não compensar o investimento.

Com 2 mil reais, eu monto uma máquina com monitor LCD de 19”, 1GB de RAM, HD de 120GB e processador Core 2 Duo. Pode conferir. Aproveita e me diz qual Mac você compra com esse dinheiro.

Vírus? Faz anos que eu não sei o que é isso! E nem foi necessário muita coisa, além de um bom e leve anti-vírus.

– Então, os hackers não preferem criar vírus para PC já que a maioria usa PC?

– Claro. Mas qual hacker não adoraria ficar famoso mundialmente por ser o primeiro a criar um vírus para Mac? Veja o caso do desbloqueio do iPhone, quanta repercussão isso não causou?…

O iPhone é atualmente, o smartphone mais desejado do planeta! O desbloqueio dele gerou tanta repercusão pelo simples fato de que todo mundo quer ter (ou tem) um. A única forma de um não-americano ter um iPhone 100% funcional, é desbloqueando o mesmo!

… Seria como ir onde ninguém foi antes, seria motivo de fama imediata. Mas o OS X é seguro, imune há muitos anos e é constantemente atualizado e melhorado.

Achei ter lido que o Mac é imune. Deixe eu lhe contar um segredo. Todos os sistemas do mundo são constantemente atualizados e melhorados. Porém, jamais existiu, e jamais existirá um sistema imune! A não ser que queira dizer, que ele é imune a tentativas de ataque.

De fato ninguém tenta atacar um OS X. Seria como pagar o mesmo valor para veicular um comercial de domingo de manhã na TV Cultura, ao invés do horário nobre da Rede Globo.

Então, não existem vírus para Mac?

Não.

– Não mesmo?

– Acredite. Não existe vírus para Mac.

– Então eu vou contar isso pra todo mundo!

– Faça isso. Clique ali embaixo onde tem escrito Enviar por Email, e espalhe esta notícia para os seus amigos.

Parabéns! Se você idolatra tanto o seu Mac dizendo que ele é perfeitamente imune e sem vulnerabilidades, este é o primeiro passo para mudar este fato. Assim que o Mac começar a se tornar popular, o interesse dos hackers em explorar suas vulnerabilidades aumentará, e aí o resultado é óbvio.

E antes que alguém me chame de lammer, quero deixar claro que eu sempre quis ter um Mac. Nem por isso deixo de admirar os pontos fortes e de enxergar os pontos fracos deste sistema, e de todos os outros.

Se você não entendeu nada, dê uma lida neste artigo do excelente blog Mac Magazine.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago Martins
Thiago
Thiago, necessito que me mande um e-mail para contato contigo, é a respeito de banda larga 3G para Machintosh Abraço
Inside
Eu não acho que o OSX seja perfeito, até porque não é, apenas acho ele melhor que Windows. Windows não é de todo o mal, usei ele por muito tempo, mas não serve pra mim. Cada um tem que encontrar o que lhe serve melhor.
Thiago Mobilon
@Lady Hell: Tem alguns neste link: http://superdownloads.uol.com.br/mac/audio-mp3/players-audio.html Estou tentando lembrar de um outro que eu usava, mas não consegui ainda...
Lady Hell
Ah, esqueci de mencionar, se alguém souber de um bom player free pra mp3 em Mac, por favor, me avise. [email protected] O iTunes poderia ser explodido, porque é um software detestável.
Lady Hell
Eu usei PC por mais de 7 anos da minha vida e ainda uso. Passei pelos Win95, Win98, WinME e WinXP. Quando comprei um note, decidi levar Mac porque eu pensei que pra programar em Java e usar recursos gráficos, seria melhor. Me doeu demais desembolsar R$3,800, mas comprei. E digo que não sei se foi a melhor escolha que eu já fiz, mas digo com toda a certeza do mundo: Mac é mais estável. Só que no seu texto tem muita coisa a salientar. Por exemplo, seu PC é só você que usa, certo? Aí claro que vírus vai ser assunto morto porque, obviamente, você sabe usar sua máquina. Na minha casa são 4 pessoas que usam PC e são usuários razoáveis. E sempre tem vírus. Aí então queria saber qual o antivírus que tu usa, porque de repente pode me ajudar demais lá em casa. Não defendo Mac com unhas e dentes porque passo as minhas com ele. Encontrar softwares que façam o que preciso, que sejam bons e leves e que funcionem é complicado. Mas aí é questão de esforço, porque em Linux deve ser a mesma coisa. Outra coisa palha é não ter saída VGA e eu precisar comprar um adaptador (que custa um rim), caso eu queira usá-lo em datashows aqui da faculdade (Sony e Epson, por exemplo). Vantagens e desvantagens tem pra qualquer coisa. Mac-users e PC-users, tenham uma frase em mente: ascensão e queda são dois lados da mesma moeda. Abraço!
Thiago Mobilon
[Xiita detected] Querido Inside. A discussão aqui nunca foi sobre qual sistema é melhor, mas sim sobre pessoas que (como você) defendem o sistema de forma cega, taxando-o de perfeito, e desmerecendo os outros sistemas, sem nem ter argumentos que provem isso =) E só para completar, eu também sou um Mac user ;)
Inside
Se você acha o Windows melhor, usa ele e tá resolvido. E deixa os usuários de Mac usarem seus Macs (que são melhores que qualquer máquina "montada" por aí) e serem felizes :D []'s
miguel
..."Com 2 mil reais, eu monto uma máquina com monitor LCD de 19”, 1GB de RAM, HD de 120GB e processador Core 2 Duo. Pode conferir. Aproveita e me diz qual Mac você compra com esse dinheiro."... kkkkkkkk "monto" o termo jás diz tudo... quero ver comprar com nota fiscal e garantia dentro da legalidade... um monitor de 20 com resolução semelhante a de um imac custa 25% do valor de um imac (ns 1000 reais), uma placa de vídeo (redon HD2400 128mb) com nota e garantia custa mais de 300 reias, um processador core 2 DUO de 2ghz (não vale 1,8) custa 800 reais (com nota fiscal), sem contar webcam (300 reais uma to porte da que vem POR PADRÃO no macs), bloetooth, wireless padrão N, OS original, e por aí vai... Realmente se o cara for criminoso (contrabando é crime) consegue um PC por quase nada, mas se for comprar um com configuração equivalente saí pela hora da morte... já um Imac dos novos custa 3999,00 em revendedor autorizado (preço atualizado na tabela da apple devio ao preço praticado pela greenmax, que não é eutorizada mas traz legalmente e vende com nota e pagando os impostos). Sistema caro? o novo Leopard custará perto de 350 reais... mais barato que um Vista Ultimate ou equivalente a um SuSe Linux com mídia, manual e suporte. Enfim, eu acho que vcs estão falando igual aos que dizemq ue Cuba é ruim ou que Cuba é uma maravilha sem nunca ter ido lá... pra conhecer tem que viver a experiência... já usei CP 350, MSX (adorava o msx), DOS, windows (3.0, 3.1, 3.11, 95, Millenium, 2000 e XP) Linux (kurimin, ubuntu, conectiva, red hat), Unix (poucas experiências com solaris) e OSX.... parei no OSX... porquê? simples: ele tem os softwares que preciso no meu trabalho (programação de sistemas web e webdesing), funciona, não trava (eu trabalho com prazos apertados e não posso me dar ao luxo de perder tempo com manutenção, e o meu mac nunca travou em 3 anos de uso), NÃO TEM VÍRUS e é intuitivo (eu tenho experiência pra falar isso)... os outros OS?? funcionam... muito bem por sinal... mas jogos ou programaçãoa vançada em C não são minhas prioridades... embora eu goste de ambos.
Thiago Mobilon
Vareja. Eu acho o Mac lindo e ótimo, mas NADA é perfeito. É hipocrisia falar isso. Como disse no artigo, eu só não compro um Mac, pois para ter um hardware similar ao meu, eu teria que desembolsar pelo menos 10 mil, e aí já é um pouco demais.
Vareja
Uma perguntinha: e se um iMac custasse R$ 2.500,00 ????? Acho que com esse preço todo mundo iria achar o Mac lindo, ótimo, perfeito, etc.
Thiago Martins
Lá do BLOG: Ao contrário de outras empresas de TI, as quais acreditam que precisam ser carrancudas para serem levadas à sério, a Apple consegue sempre dar um toque bem-humorado até mesmo nas coisas mais simples. Não acredita? Faça então o seguinte: Abra a página da Apple (tanto faz a geral quanto a nacional); Na caixa de buscas, digite a palavra VIRUS. Gostou do resultado?
Thiago Martins
Esqueci de falar do Mac mini, que sai por 1.999 reais, algumas lojas dividem em 12x. É um mac novo por um preço que dá pra pagar.
Thiago Martins
Enio, eh.. eu sei que linux (outro sistema com a mesma base do OSX da Apple, Unix) também não tem os virus que atacam o Windows. Eu só não comentei nada sobre isso no blog.macmagazine por dois motivos: 1) como era um artigo que falava mal do Windows e seus virus, achei que dava pra perceber que o que nao for windows eh mais seguro. :) 2) eu nao uso linux no meu cotidiano, então eu prefiro não falar sobre o que não conheço bem. :) Mas concordo com voce plenamente. Linux é uma excelente oportunidade para as pessoas que precisam estar incluidas digitalmente e não podem gastar muito dinheiro. Basta ter um PC baratinho e instalar alguma distribuição bacana do linux. Ter um mac novo hoje em dia é um investimento não muito barato. Mas as pessoas tem alternativas, como por exemplo, comprar um mac usado, como eu fiz. Tive uns 4 macs, apenas um deles eu comprei novinho. O preço fica mais em conta e voce consegue macs ainda na garantia. Ou pode pegar os mais antigos para ir se acostumando, e pode conseguir um preço excelente! Tem notebooks antigos da Apple por menos de 1000 reais, ou desktops por algo entre 400 e 900 reais. Eh so procurar. Parcele, faça trocas, sei la. Pra tudo dá-se um jeito pra fugir do Windows. Agora se o caso é trabalhar num Mac, então tente obter um mac mais atual, não precisa ser um zerinho, desses que custam 10.000 reais, tente um de 6mil, 5mil, tem até de 4mil novinho, e com ótima configuração. Os macs estão ficando mais baratos. Temos que aproveitar esta chance. Não só são computadores bonitos, são mesmo muito bons. Eu recomendo.
Thiago Mobilon
Marcio, peço desculpas pelo meu erro de interpretação. Por você ter dito "infeliz texto", acabei observando seu comentário de outra forma... ;) Um abraço!
Exibir mais comentários