A busca interna do iTunes é bem ampla e tem vários elementos de uma busca web, como autocompletar, sugestões e correção de palavras. Mas ontem essa busca começou a agir de forma diferente para quem pesquisava especificamente pela palavra ‘podcast’. No lugar de exibir a lista de programas disponíveis envolvendo essa palavra-chave, o iTunes mostra apenas (e de forma bastante conveniente) o aplicativo criado pela Apple.

Resultado da busca: por onde andam os outros apps?

Essa falha foi notada ontem por dois desenvolvedores da plataforma iOS,
Shahruz Shaukat e Marco Arment. Eles criaram programas que envolvem podcast, chamados respectivamente o PodBay e Instapaper, e perceberam também que se o usuário selecionar apenas a busca por aplicativos na coluna lateral, vários programas são mostrados. Mas a busca principal, usando o campo de pesquisa do iTunes, só lista mesmo as versões do iPhone e iPad do aplicativo oficial da Apple.

Há quem ache que não seja uma falha e sim uma ação deliberada da Apple para promover seu próprio aplicativo e fazer com que ele seja amplamente adotado por uma maior base de usuários. E como o bug já está no ar há algum tempo e a Apple já foi avisada, essa teoria ganha cada vez mais tração.

Com informações: CNET.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Turdin
Be evil acho que encaixa bem aqui
@AntonioVeras
A expressão "Essa falha" no texto, é um eufemismo.
Ramon Melo
Não entendi qual é o problema. Essa não é a política padrão da Apple? Os applefags não vivem dizendo que o ecossistema fechado é a grande vantagem do iOS? Por que estão reclamando agora?
Julio Vasel
Bobagem, tudo funciona normal e inclusive, sem destaque nenhum para o aplicativo oficial da Apple. O Tecnoblog deveria verificar as informações antes de sair postando.
Rennan Alves
Ué, aqui está normal, mostra até o podbox. Será que colocaram o filtro "desenvolvidos pela Apple"?
Mario de Moraes
A Apple tem essa mania de elimitar concorrência. Lembro de um app para iPhone que permitia tirar foto pelo botão do volume, ele foi barrado pela Apple justamente por esse recurso e logo depois, uma atualização do iOS trazia esse recurso para a camera.
Renan
Apple*
Renan
Bem apple.
David Marquardt
Não faz sentido ser estratégia da Apple, tá mais pra bug mesmo, se ela quisesse era só colocar uma regra nova nos termos da loja e tá feito. (mas que é um bug bem conveniente, é sim)
Gabriel
Pior que essa reserva de mercado está na política da Apple, aplicativos de terceiros não podem sobrepor funções do próprio iOS. A Apple "pode" minar os concorrrentes pelas suas regras. É um retrocesso da plataforma, na minha visão os apps são a única grande vantagem do iOS. A integração com o Mac também, mas é uma vantagem que atinge apenas uma parcela dos usuários. É uma estratégia sem sentido, o ecossistema de desenvolvedores mostra-se muito bom e ainda trazem mais lucro para a Apple através dos 30% cobrados sobre o valor das vendas na App Store. O que eles ganham com o aplicativo de Música ou Safari? Além disso, gera um desconforto com os próprios desenvolvedores. As coisas tem melhorado, mas quando o iOS ficar mais prático eu volto a considera-lo como opção.
YanGM
Mas que bug conveniente, não?
@charllespaz
Hehe Apple sempre demonstra jogar sujo para manter a boa aparência. Nunca me enganou. também acho muito estranho a busca por apps na loja sempre mostra os produtos deles em primeiro lugar, e esconde alguns criados por terceiros.
@felipevigo
Nada de anormal para a Apple. Concorrência para quê?
@TaylerPadilha
A Apple jogando sujo para promover os seus produtos!? Capaz...