Enquanto o primeiro beta do Ubuntu 12.10 não chega, várias novidades vão aparecendo nas versões diárias de desenvolvimento. A mais nova função do Unity a estar disponível é o Preview, que tornará a navegação entre arquivos e aplicativos muito mais prática.

Ponyo? Não tinham um anime melhorzinho não?

Até então, o Unity não exibia muitas opções ao visualizar arquivos e clicar com o botão direito. No máximo a opção de abrir o arquivo ou acessar uma URL, e nada mais. Com o Preview, isso muda. Agora o clique do botão direito vai mostrar um painel de preview do arquivo, adaptado para o tipo de arquivo ou programa.

Digamos que você clique com o botão direito em um arquivo de música. O resultado será ma tela parecida com a acima, mostrando a capa do álbum, artista, faixa, outros arquivos do álbum, e até mesmo os controles para executar a música. Você pode até comprs na Ubuntu One Music Store com essa função.

Mas ainda tem mais: até mesmo clicar em aplicativos gera uma tela de preview. É possível, por exemplo, ver a descrição do programa, quando ele foi instalado, uma avaliação de outros usuários mundo afora, e há até mesmo uma opção para desinstalar o programa, se você quiser.

Obviamente, o Preview não se restringirá apenas às funções mais básicas. Com a API será possível que desenvolvedores criem seus próprios previews para os mais diferentes tipos de arquivos e funções no Dashboard do Unity. Isso abre caminho para muitas possibilidades, como por exemplo criar um dashboard que busca filmes em sites de download, exibe uma imagem ilustrativa, mostra o tamanho e permite o download. Tudo isso direto do Unity, sem precisar abrir qualquer programa.

Como o Preview ainda está em desenvolvimento, deve demorar um pouco para que ele esteja disponível num formato “estável”. Provavelmente já no primeiro beta do Ubuntu 12.10 poderemos ter uma ideia de como funcionará.

Com Informações: OMG! Ubuntu!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados