Início » Aplicativos e Software » Firefox OS, plataforma para celular, roda no Raspberry Pi

Firefox OS, plataforma para celular, roda no Raspberry Pi

Vídeo mostra plataforma da Mozilla em mini-computador.

Avatar Por

Previsto para fazer sua estreia mundial nas prateleiras brasileiras no início de 2013, o Firefox OS já começa a dar alguns sinais de vida. Disponível para testes há pouco menos de um mês, nesta semana, o futuro sistema operacional da Mozilla apareceu no YouTube, rodando em um Raspberry Pi, computador de formas diminutas e baixo custo que virou objeto de desejo de 11 entre cada 10 geeks de respeito.


(Vídeo do YouTube)

Como é possível notar, até o momento não é possível fazer muita coisa com o Firefox OS além de navegar entre seus menus e abrir um ou outro aplicativo. Além disso, a experiência não foi das mais fluidas, problema que – espera-se – seja resolvido até os primeiros dispositivos com o SO chegarem às lojas.

Uma coisa que não dá para culpar pelo desempenho do Firefox OS é o hardware. Com chip de 700 MHz e 256 de RAM, o valente Raspberry Pi tem configuração provavelmente superior aos aparelhos em que o Firefox OS virá embarcado, que deverão armar suas trincheiras numa faixa de entrada no mercado.

Durante a convenção Telefonica Digital, que aconteceu em Londres no início de julho o CEO Matthew Key afirmou que os primeiros telefones com o sistema operacional deverão custar “por volta de 100 euros”, o que significa que seu hardware também não será dos mais potentes. Em todo caso, a empresa espera que a falta de força seja compensada pela leveza do sistema para oferecer a melhor experiência possível.

Ouça também o episódio especial do Podcast sobre os miniPCs.

Com informações: The Verge

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Antonio Caser
Você não acha que os engenheiros que estão se formando hoje, não estão encontrando tudo pronto?
Antonio Caser
Acho que o amigo não sabe que os "gadgets" (como denomina os aparelhos de celular) da Apple é fabricado na China. Agora, a Apple "juntando forças" com alguém, isso só pode ser brincadeira!!!
Antonio Caser
O velho guerreiro (Chacrinha) dizia: "na vida nada se cria, tudo se copia". Você tem alguma dúvida?
Osmir
Não, eu não li isso. ¬¬
@rabuske
Macfags quase desmaiam quando sabem que seu querido SO roda em cima de um kernel Unix.
@zRafaz
Ah, e deixo claro que isso é sobre o Firefox OS, não sobre o Raspberry PI. Acho ótimo o Raspberry PI, principalmente para entusiastas, hobistas e estudantes que querem aprender e desenvolver projetos de automação e o que mais puder surgir dele... mas que também aprendam e partam daí pra cima, nada de ficar usando receita pronta a vida toda.
@zRafaz
Acho que as três forças já estão mais do que bem representadas (MS, Apple e "Open Source"), segmentar mais este mercado é negativo, ainda mais que o Symbian nem foi completamente enterrado. Este é um momento pra desenvolver novas tecnologias de produção capazes de reduzir os custos de fabricação dos gadgets e não vender sucata barata pra pobres enquanto que a qualidade se restringe aos "ricos", isso a China já faz bastante... Vender hardware barato significa continuar fabricando celulares descartáveis, que mal conseguem ser atualizados. Eu não preciso de um novo Symbiam... O Menuet OS* ainda me impressiona mais do que esse vídeo (*Sistema Operacional que cabe num disquete)...
Maurow
eu também, espero que dê certo essa plataforma.
Guilherme Macedo C.
Tem gente que gosta de passar vergonha em público
@luismilanese
Usando Apple, esse comentário é pra lá de esperado.
Tiago Gabriel
Estou torcendo por ele.
mauro
Que comentário improdutivo meu jovem
YanGM
Milhares de sistemas embarcados concordaram com sua afirmação imbecil.
@mlhz
sendo baseado em linux, sinto muito mas com o hardware fraco vai ficar um lixo.
Claudio H.
Não sei, to torcendo pra esse SO ir pra frente, mas pelo que vejo nos vídeos, os desenvolvedores vão precisar dar uma boa escovada nos bits pra deixar o sistema - e suas animações - mais rápido e fluido.
Exibir mais comentários