Início » Celular » Até a Anatel recebe cobrança com valores errados de Claro e Oi

Até a Anatel recebe cobrança com valores errados de Claro e Oi

Software exclusivo avisa quando operadora tenta cobrar a mais.

Avatar Por

“Por favor aguarde. Sua ligação é muito importante para nós.” Aposto que você já passou raiva por minutos a fio enquanto esperava que um atendente da sua operadora de telefonia celular respondesse no sistema de atendimento ao cliente. Sabe quem não passa pelo sofrimento? Um funcionário da Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações, responsável por monitorar o quanto é utilizado pelos funcionários da agência e quanto as prestadoras de telefonia tentam cobrar no fim do mês. Sim, até a Anatel recebe cobranças com valores errados – e absurdos.

Reportagem da revista Época revela a existência de um aplicativo desenvolvido por um técnico em eletrônica da agência. Por meio dele, chamado de ADT (sigla para Atesto de Despesas Telefônicas), dá para saber quantos minutos foram utilizados pelos empregados. A ideia inicial era separar o joio do trigo – as chamadas funcionais, pagas pelo contribuinte, das chamadas particulares, que são problema e despesa de cada servidor público. No fim das contas, o ADT serve também para verificar quantos minutos no total foram utilizados. E quanto as operadoras tentam cobrar no fim do mês. Invariavelmente mais.

A Anatel não precisa ligar para o callcenter

A Anatel mantém contratos de telefonia móvel com Claro e Oi. De acordo com a reportagem, as duas operadoras enviaram cobranças no valor de R$ 771 mil entre julho de 2010 e junho de 2011. “Erro” de R$ 211 mil para cima, de acordo com o aplicativo, durante doze meses. O funcionário responsável pelo monitoramento envia os absurdos para as teles, que diminuem a cobrança sem abrir chamado nem nada. Para a agência é simples assim, ao contrário do que sofrem os consumidores brasileiros que dependem de celular.

Embora o software ADT seja revolucionário, a Anatel não utiliza as informações verificadas por ele para punir as operadoras. Avisam do erro, as operadoras corrigem os valores, e aí está tudo certo.

Época levanta as seguintes questões: por que a agência não pune as operadoras e por que a agência não utiliza o ADT em larga escala. Aqui no Tecnoblog nós fazemos a mesma pergunta. Se não responderam a revista semanal das Organizações Globo, melhor nem tentar mandar um email com as simples questões.

Recomendo vivamente a leitura da reportagem completa publicada por eles.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Turdin
Cobrança errada + Oi = redundância
Lucas Carvalho
As operadoras mandam uma conta com um valor acima do que era pra ser. Vai que cola!
Tiago César Oliveira
Comentário do desenvolvedor do sistema, no site da Época: O ADT não foi criação do RICARLOS. Não foi idéia dele. Era um sistema simplório (em 2004) que eu transformei em um sistema completo de Telecom. Eu era terceirizado e era supervisionado pela ADGI. O produto é da Anatel. O Ricarlos é apenas um funcionário público, como outro qualquer. De super ele só tem o salário. Quem merece os créditos é a ADGI e as terceirizadas que dão o sangue pra transformar idéias simples em soluções completas. Esse sistema já foi cedido a vários outros órgãos federais. A Anatel está sucateada e ainda tem funcionário querendo aparecer às custas da agência. Que vergonha Sr. Ricarlos!!!!
Rafael
Que horror! Somos reféns da ladroagem de colarinho branco.
@renato_cron
Deve existir programas para exibir esses relatorios ao final do mes. (android e ios), assim, se vc tiver paciencia, vc pode ligar lá... Eu não tenho esse "problema" pois eu tenho um problema maior: uso muito o 3g, então eu tenho um plano de minutos maior do que o necessário!
Marcelo
Diego, no caso da Oi a maior parte das solicitações de clientes corporativos é feita via e-mail, porém tanto o atendimento via e-mail e o telefônico são terceirizados (Contax). A diferença principal é que a contestação dos clientes corporativos é tratada por funcionários da própria Oi, pois não confiam em largar o tratamento de contas desses clientes na mão dos funcionários terceirizados mal pagos.
Tiago César Oliveira
Nessas horas é que é difícil ser terceirizado no Brasil. As pessoas nem sequer se lembram de que, sem nós, o que elas queriam não iria acontecer. O ADT foi desenvolvido pela equipe de TI, não pelo gestor (Ricarlos).
Tiago César Oliveira
Detalhe que o ADT foi desenvolvido aqui pelo departamento de TI da Anatel, e não pelo técnico.
Diego
Aposto que quando o pessoal da Anatel liga nas teles citadas na matéria a central telefônica delas redireciona a ligação direto pra mesa do diretor financeiro que faz o estorno imediatamente.
Marcio Neves Machado
"ANATAL" não, pô. Olha a dislexia, Marcio
aislan
A Dilmete tem que punir a Anatel agora. xD
Marcio Neves Machado
Queria ver, a Oi e a Claro demorarem a atender a solicitação da própria Anatal. Para quem a Anatel iria reclamar, heim? :D
Gaba
Porque será né?
Marcelo
Para Anatel é fácil, pois se trata de cliente corporativo. Basta enviar e-mail para o atendimento exclusivo da Oi e aguardar a contestação que quase sempre é dada como procedente.
@_MateusCps_
Pra mim a Claro escureceu e a Oi deu Tchau, não volto para nenhuma delas nunca mais.