Início » Celular » Sony Xperia S recebe Android sem personalizações

Sony Xperia S recebe Android sem personalizações

Lucas Braga Por

Parece que o Google não está contente com a Samsung. Após dois anos trabalhando lado a lado com a fabricante coreana para a sua linha de celulares Nexus, o gigante das buscas parece buscar uma parceria com a Sony. O motivo? Bem, o smartphone Xperia S foi adicionado ao Google AOSP (Android Open Source Project), e isso quer dizer que o Xperia S pode rodar um software sem as modificações da Sony.

O lider técnico do projeto AOSP, Jean-Baptiste Queru, afirmou que o Xperia S é um poderoso smartphone com bootloader desbloqueável e de uma fabricante muito amigável no desenvolvimento da plataforma.

Faz muito sentido, já que a Sony é mais aberta que outros fabricantes quando se trata do desenvolvimento de seus sistemas operacionais: a fabricante disponibiliza publicamente versões beta de atualizações para os seus smartphones.

A Samsung nunca foi a única a lançar aparelhos com o Android puro, sem modificações. A pioneira foi a HTC, com o lançamento do Nexus One em 2010. Posteriormente, a Samsung marcou sua presença com lançando o Neuxs S e do Galaxy Nexus. A Motorola também tem participação no AOSP, com o Motorola XOOM da primeira geração. Recentemente, a ASUS também colocou o dedo no bolo ao lançar o tablet Nexus 7.

Seja lá o que o Google está aprontando, seria muito legal ter smartphones da linha Nexus, com aparelhos de diversas fabricantes. Assim, o poder de escolha aumenta, além de expandir o Android como ele de fato é.

Os arquivos para instalar o Android sem modificações estão no Git do Android. Por sua conta e risco, como de costume.

Com informações: Neowin

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe Oláh
Alguém sabe me dizer se é possível restaurar o telefone para o firmware original da Sony caso eu não queira mais este customizado?
Andrew
Como posso atualizar o Sony Xpiria "S" para versão 4.1 do Android puro? O quer quer dizer AOSP? A versão do android puro citado na matéria acima é versão final ou beta para o xpiria S ?
Turdin
Agora sim eu vi vantagem!
@lucianosaopedro
Se eu instalar o AOSP no meu Xperia S e me arrepender, tenho como voltar atrás? Existe algum forum que oriente como fazer a atualização para o 4.1?
YanGM
Não tive nenhum problema com meu Galaxy Nexus, esses problemas ai são dos Early Adopters, que compraram as primeiras remessas.
YanGM
Oremos mesmo, não quero ter que vender um rim para poder comprar um Nexus.
Samuel
Aff, eu estava olhando o Xperix S um dia desse... desisti e comprei um nexus.
@TatoGomes
kkkkkkkkkkkkk! Sensacional! =D
Leandro de souza
Ta ai um smart que quero comprar...daqui um tempinho...esperar abaixar o preço e trocar meu sansung y...
@maxikd
mesma coisa comigo. depois que saí da ROM da Motorola pro CM7, nunca mais voltei.
Maicon
A linha nexus e boa pelo suporte e atualização,mas agora é esperá para ver o que será o novo nexus asus ou sony.Ainda não tenho android de verdade,porém quando ter será nexus to só na espera pra ver o que a google vai lançar.Ate tenho um galaxy 5,mas isso ate o nokia E5 da minha irmã ganha,pois pelomeno no aparelho dela roda tudo bem ja no meu galaxy kkkk.Fudeu mais de 500 no lixo.
Alexandre
Eu to querendo aposentar meu nexus s e nao me sinto seguro em pegar o galaxy nexus. isto pois o botao de ligar morreu e 1 ghz mono core sofre. Sei que alguns galaxy nexus tem problemas com o carregador; tem uns com o mesmo problema do botao, enfim, me parece que a samsung nao liga ou se interessa pela linha nexus depois de lançada. acho que dao pouca bola pra um hardware esmero e uma montagem mais resistente. Por outro lado, venho percebendo que a linha xperia vem perdendo o design de tioazao, tem aparelhos bem potentes e estao atualizando para versoes mais recentes do android. sem falar na camera!!! Assim, com android purinho fica uma opcao "de fabrica" de um android puro que samsung, o qye eh muito bemvindo!!
Renan
Eu tive que instalar uma ROM limpa no meu Motorola Defy. A que vinha junto tinha o Motoblur, que é um negócio tão repugnante quanto lento. Rooteei e troquei tudo. Agora ele é mais rápido e consome pouca bateria. Melhor que manter a original, por mais "bonitinha" que ela fosse.
@mlhz
show de bola; sony vai se sobresair no mercado dos androids rapidamente.
Rafael
exatamente isso mesmo. nao só rodar Android puro, mas tambem receber as futuras atualizaçoes tão rapido quanto o Nexus
Exibir mais comentários