Sony Xperia S recebe Android sem personalizações

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 1 semana

Parece que o Google não está contente com a Samsung. Após dois anos trabalhando lado a lado com a fabricante coreana para a sua linha de celulares Nexus, o gigante das buscas parece buscar uma parceria com a Sony. O motivo? Bem, o smartphone Xperia S foi adicionado ao Google AOSP (Android Open Source Project), e isso quer dizer que o Xperia S pode rodar um software sem as modificações da Sony.

O lider técnico do projeto AOSP, Jean-Baptiste Queru, afirmou que o Xperia S é um poderoso smartphone com bootloader desbloqueável e de uma fabricante muito amigável no desenvolvimento da plataforma.

Faz muito sentido, já que a Sony é mais aberta que outros fabricantes quando se trata do desenvolvimento de seus sistemas operacionais: a fabricante disponibiliza publicamente versões beta de atualizações para os seus smartphones.

A Samsung nunca foi a única a lançar aparelhos com o Android puro, sem modificações. A pioneira foi a HTC, com o lançamento do Nexus One em 2010. Posteriormente, a Samsung marcou sua presença com lançando o Neuxs S e do Galaxy Nexus. A Motorola também tem participação no AOSP, com o Motorola XOOM da primeira geração. Recentemente, a ASUS também colocou o dedo no bolo ao lançar o tablet Nexus 7.

Seja lá o que o Google está aprontando, seria muito legal ter smartphones da linha Nexus, com aparelhos de diversas fabricantes. Assim, o poder de escolha aumenta, além de expandir o Android como ele de fato é.

Os arquivos para instalar o Android sem modificações estão no Git do Android. Por sua conta e risco, como de costume.

Com informações: Neowin

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados