Gigante do varejo virtual e gigante do armazenamento de dados na rede. A Amazon anuncia nessa semana um novo serviço para salvar arquivos em sua grande e poderosa nuvem – tão usada que, quando dá problema, atrapalha até os usuários de outras companhias enormes, como Foursquare e Instagram. O Amazon Glacier tem um foco diferente: armazenar arquivos que serão pouco acessados depois de enviados para o servidor.

Sabe aquele monte de arquivos que você mantém no seu computador apenas por manter, mas que na verdade a probabilidade de serem necessários cai dia após dia? Glacier foi anunciado pensando nesse necessário. Documentos regulatórios, informações de saúde, arquivos de mídia e backups de base de dados antigas estão entre as aplicações previstas para o Glacier. O preço: 1 centavo de dólar por gigabyte armazenado no mês. Custos de transferência não foram informados.

O serviço chega para complementar o portfólio de produtos da Amazon Web Services, muito utilizado por desenvolvedores devido ao preço e à ampla disponibilidade. Nosso intrépido Gus Fune lembra que o S3, para armazenamento de arquivos pessoais ou de acesso público (com redundância geográfica ou não); EC2 para computação on demand com VM (Virtual Machine, a famosa máquina virtual); e CloudFront para CDN.

Leia também sobre a importância da chegada Amazon AWS ao Brasil com servidor em território nacional.

O Amazon Glacier não tem disponibilidade na região do Brasil. Só Estados Unidos (várias localidades), Europa e Ásia-Pacífico (em Tóquio, Japão).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados