Tecnoblog Meta
Razão Social Meta Platforms, Inc.
Fundação 4 fevereiro, 2022
Cambridge, Massachusetts
Website Oficial facebook.com

Facebook

O Facebook é a rede social que deu origem à empresa Meta, fundada em 2004, nos EUA. Entretanto, os primórdios da sua história começaram um ano antes, no chamado Facemash.

Mark Zuckerberg e outros três amigos eram estudantes de Harvard quando criaram o Facemash como uma “pegadinha” entre universitários. O site mostrava imagens de duas pessoas lado a lado para que o usuário escolhesse quem achava mais atraente, e foi retirado do ar poucos dias depois.

Com o fim da “brincadeira”, o grupo decidiu investir em um projeto mais sério, desenvolver o Facebook. O site começou como uma rede social apenas entre estudantes de Harvard, com perfis que exibiam quais classes frequentavam, sua casa dentro da Universidade, e outras informações.

Em pouco tempo, se popularizou até ser aberto para estudantes de outras faculdades e, enfim, disponibilizado para qualquer usuário com e-mail válido e idade mínima em 2006. Dois anos depois, a rede social já havia ultrapassado o MySpace e se tornado a mais popular planeta.

Nas décadas seguintes, o Facebook continuou crescendo e desenvolvendo algumas de suas principais características. Dentre elas, a integração com outros sites e aplicativos, como Farmville — ou “Fazendinha” para os brasileiros —, o botão de curtir, a timeline, as ferramentas de live e stories e a estratégia de monetização via anúncios.

Nestes anos, a rede também já passou por diversos escândalos. Dentre eles, o caso da Cambridge Analytica, a empresa que violou a privacidade de 50 milhões de usuários do Facebook, se aproveitando de um “inocente” teste de personalidade, em 2018. Além disso, outros vazamentos, e várias polêmicas envolvendo fake news sobre temas como política e saúde.

Em 2021, o Facebook foi mais uma vez considerado a maior rede social do mundo e tinha quase 3 bilhões de usuários ativos por mês. No mesmo ano, uma pesquisa realizada pela plataforma indicou que 35% dos brasileiros intensificou seu uso da rede em comparação com 2020.

Continue lendo »