O que são dados móveis? Veja a diferença entre E, G, H+, 4G e 5G no celular

Artigo explica para que servem os dados móveis no celular; entenda o que muda entre as diferentes gerações de rede móvel e o que representam as siglas presentes no seu smartphone

Lucas Braga Ana Marques
Por e
Entenda o que significam as letras ao lado da barra de sinal do seu celular (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Dados móveis, como o 3G, 4G e 5G, tornam possível a transmissão de dados em movimento, permitindo comunicação instantânea ao redor do planeta.

É comum notar tais dados em ação ou a ausência deles ao ver siglas como E, H e H+ no celular.

Neste artigo, o Tecnoblog explica como funciona a transmissão de dados via redes móveis e qual é a diferença entre as tecnologias de dados móveis disponíveis no seu smartphone.

O que são dados móveis no celular?

Dados móveis são uma forma de conexão para smartphones, tablets e modems através da telefonia celular. Além de possibilitar chamadas de voz e mensagens de texto, as redes 2G, 3G, 4G e 5G também fornecem acesso à internet.

Esse tipo acesso é similar ao de uma conexão por cabos, permitindo navegação, streaming de áudio e vídeo, jogar online, entre outros. Para que os dados móveis funcionem é necessário que você esteja na área de cobertura de uma operadora de celular, além de ter um pacote de dados contratado.

As operadoras normalmente oferecem pacotes de dados com limite de dados, o que resulta em uma experiência de uso diferente de quando você está conectado em uma rede Wi-Fi com conexão de banda larga. Dependendo da tecnologia utilizada, a internet móvel pode ser até mesmo mais rápida que uma banda larga fixa.

Os dados móveis surgiram com a tecnologia 2G, que estreou no mundo na década de 90. Com o passar dos anos a tecnologia foi aprimorada e teve saltos significativos de velocidade com o lançamento do 3G, 4G e 5G. A evolução das redes móveis também permitiu o surgimento de novas aplicações, como Internet das Coisas, rastreamento veicular, sensores etc.

Infográfico informando a evolução das redes móveis

1G - Anos 80 - Tecnologia analógica (AMPS), apenas chamadas de voz

2G - Anos 90 - Tecnologias digitais (TDMA, CDMA e GSM), surgimento das mensagens de texto e início da internet móvel via WAP

3G - Anos 2000 - Tecnologia WCDMA, trouxe internet móvel em maiores velocidades, surgimento dos primeiros smartphones

4G - Anos 2010 - Tecnologia LTE, maior velocidade de internet móvel

5G - Anos 2020 - Tecnologia NR, com altíssima velocidade de internet móvel e aplicações de Internet das Coisas
Evolução das tecnologias de telefonia móvel (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Como funcionam os dados móveis?

Para que os dados móveis funcionarem, é necessário cumprir os seguintes requisitos:

  • Estar na área de cobertura de uma operadora de telefonia móvel, como Claro, TIM ou Vivo.
  • Ter um dispositivo que utilize dados móveis e seja compatível com as frequências das operadoras brasileiras.
  • Ter um SIM Card (chip) ou eSIM (chip virtual) com um pacote de dados.

Assim como no celular convencional, os dados móveis são fornecidos por uma operadora de celular. O sinal vem de uma antena de telefonia, e não é necessário ter instalação fixa como nas conexões de banda larga.

Os planos de dados incluem um limite de uso (franquia). O tráfego é contabilizado em bytes; geralmente, o acesso é bloqueado após o término do pacote. Vários planos de serviço incluem alguns apps com uso ilimitado, que não descontam da franquia — o WhatsApp é praticamente unanimidade entre todos os pacotes.

Torre de telefonia celular. Foto: Lucas Braga
Torre de telefonia móvel. (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

O que significam as letras nos dados móveis?

A barra de status do seu smartphone pode mencionar diversas letras ou siglas para determinar qual o tipo de rede está disponível. A seguir, entenda o que significa se seu celular está em G, E, 3G, H, H+, 4G, LTE, 4G+, 4.5G, 5G ou R.

ÍconeTecnologiaVelocidade máxima de downloadVelocidade máxima de uploadLatênciaCaracteristicas adicionais
G ou GPRS2Gaté 114 kb/saté 20 kb/sAltaInternet WAP, mensagens multimídia (MMS)
E ou EDGE2Gaté 236 kb/saté 60 kb/sAltaInternet WAP, mensagens multimídia (MMS)
3G3Gaté 384 kb/saté 384 kb/sMédiaVídeochamadas, internet móvel
H3Gaté 7,2 Mb/saté 384 kb/sMédiaVídeochamadas, internet móvel com maior velocidade
H+3Gaté 84 Mb/saté 22 Mb/sMédiaMelhor desempenho para dados
LTE ou 4G4Gaté 100 Mb/saté 50 Mb/sBaixaStreaming de vídeos, VoIP, banda larga móvel
LTE+, 4G+ ou 4.5G4Gaté 1 Gb/saté 150 Mb/sBaixaStreaming de vídeos, VoIP, banda larga móvel
5G5Gacima de 1 Gb/saté 1 Gb/sMuito baixaDispositivos IoT, aplicações de baixa latência, banda larga FWA
R (roaming)2G, 3G, 4G ou 5GSmartphone está conectado em uma rede móvel diferente da operadora do chip.

O que significa G no celular?

Quando o celular exibe o ícone de rede G, significa que está com uma conexão de dados GPRS (General Packet Radio Service), que faz parte da tecnologia 2G. O GPRS está presente no Brasil desde 2002, e permite velocidades máximas de download de 114 kb/s.

O que significa E no celular?

E é a letra indicadora da tecnologia EDGE (Enhanced Data rates for GSM Evolution). Assim como o GPRS, o EDGE faz parte da tecnologia 2G, mas com velocidades de até 236 kb/s. No Brasil, a primeira rede EDGE foi lançada no ano de 2003.

O que significa 3G no celular?

3G é a terceira geração das redes móveis, e indica a rede de internet com tecnologia WCDMA/UMTS e velocidades máximas de 384 kb/s de download e upload. As primeiras redes 3G chegaram ao Brasil em 2007, sendo que as operadoras já fizeram a implementação inicial com um padrão mais moderno (HSDPA).

No iPhone, o ícone 3G também contempla as redes H e H+, que fornecem maiores velocidades de download e upload em comparação com o WCDMA puro.

O que significa H ou H+ no celular?

Se seu celular está com o ícone H ou H+, significa que o celular está conectado à uma rede 3G de alta velocidade com tecnologias como HSDPA, HSUPA, HSPA, HSPA+ ou DC-HSPA+, que permitem até 84 Mb/s de download e 22 Mb/s de upload. A primeira rede HSPA+ foi lançada no Brasil em 2011.

O que significa 4G ou LTE no celular?

O ícone 4G ou LTE significa que seu smartphone está conectado a uma rede móvel da quarta geração. A tecnologia 4G LTE permite velocidade máxima teórica de até 100 Mb/s, e chegou no Brasil pela primeira vez no final de 2012.

No iPhone, o ícone 4G também contempla as redes 4G+ ou 4.5G, que possibilitam maiores velocidades de download e upload.

O que significa 4G+ ou 4.5G no celular?

Quando o celular exibe os ícones 4G+ ou 4.5G, significa que a rede da operadora fornece a tecnologia LTE Advanced ou LTE Advanced Pro, que agrega múltiplas frequências para melhorar a qualidade do serviço e possibilitam velocidade máxima teórica de 1 Gb/s. O padrão começou a surgir no Brasil em 2016.

O que significa 5G no celular?

Se um ícone de 5G aparece ao lado das barras de sinal do seu smartphone, significa que o aparelho está conectado à uma rede 5G, que permite velocidades máximas superiores a 1 Gb/s, dependendo das condições. A primeira rede 5G chegou ao Brasil em 2020.

Teste de velocidade 5G
Teste de velocidade 5G (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

O que significa R no celular?

Se seu smartphone exibe a letra R ao lado das barras de sinal, significa que o aparelho está conectado na rede de outra operadora via roaming. Isso pode acontecer caso esteja em outro país ou em um local não atendido pela sua operadora de origem.

Ao utilizar uma rede em roaming, verifique com sua operadora se há cobranças adicionais para uso de internet móvel e ligações.

Quais são as vantagens dos dados móveis?

  • Mobilidade: os dados móveis funcionam através das redes celulares, que possuem ampla cobertura e permitem utilização em movimento.
  • Velocidade: dependendo da tecnologia, os dados móveis possuem altíssima velocidade. Em alguns locais com 5G, por exemplo, é possível ter taxa de download maiores que diversos planos de banda larga fixa.
  • Não precisa de instalação: ao contrário de conexões fixas, as redes móveis não exigem instalação de cabos, uma vez que o acesso é sem fio.
  • Disponibilidade: as redes de dados móveis são confiáveis e utilizadas em diversas aplicações críticas, como caixas eletrônicos, máquinas de cartão de crédito, sensores etc.
  • Baixo custo: existem diversos planos de celular com dados móveis incluídos, seja pré-pago, pós-pago ou controle.

Quais são as limitações dos dados móveis?

  • Franquia de dados: a maioria dos pacotes de dados possuem limite máximo de dados trafegados, o que inviabiliza a substituição de conexões de banda larga fixa.
  • Cobertura: ainda que a cobertura das redes móveis seja ampla, não há sinal em todos os lugares, especialmente ambientes fechados (como em subsolos, por exemplo), estradas e lugares remotos.
  • Consumo de energia: os smartphones gastam mais energia quando trafegam dados pelas redes móveis em comparação com o Wi-Fi.
  • Menor concorrência: são poucas as operadoras de telefonia móvel, enquanto existem diversos provedores de internet fixa.

Qual o melhor tipo de rede móvel para celular?

O 5G é o melhor tipo de rede móvel para celular atualmente disponível. As redes de quinta geração entregam velocidades altíssimas de download e upload, além de menor latência (ping) quando comparado com 4G, 3G e 2G.

H+ é melhor que 3G?

Sim. H+ é uma sigla para HSPA+ ou DC-HSPA+, os padrões mais modernos das redes móveis de terceira geração. No entanto, é válido lembrar que alguns aparelhos, como o iPhone, exibem o ícone 3G para redes H+.

H+ é melhor que 4G?

Não. O H+ pertence à tecnologia 3G, enquanto o 4G permite maiores velocidades de download e upload, além de menor tempo de resposta.

Por que meu celular exibe H+ em vez de 4G?

Quando o celular exibe H+ na barra de status, significa que o dispositivo está conectado em uma rede 3G. Isso pode acontecer por diversos motivos, incluindo a indisponibilidade da rede 4G, força do sinal, compatibilidade do dispositivo e configurações de rede no sistema operacional.

Alguns celulares importados não possuem todas frequências utilizadas pelas operadoras brasileiras e podem não funcionar no 4G em todos os lugares. Certifique-se de saber se o celular é compatível com o 4G do Brasil.

Se tudo estiver certo e o 4G ainda não funcionar, você pode desativar e ativar a tecnologia nos menus de configuração para tentar forçar a conexão no padrão mais novo. Caso o problema não seja resolvido, procure o atendimento da sua operadora.

O que mais gasta internet móvel?

Certas tarefas no smartphone gastam muita internet móvel, incluindo streaming de vídeos (Netflix, YouTube, Amazon Prime Video, HBO Max), redes sociais com vídeos (TikTok, Instagram, Kwai), download de aplicativos na App Store ou Play Store e serviços de arquivos na nuvem (Google Drive, OneDrive, Dropbox).

Tome muito cuidado se você costuma rotear a internet do celular para outros dispositivos. Eles podem interpretar que estão em uma rede Wi-Fi convencional e fazer atualizações automáticas, o que também pode drenar a sua franquia de dados móveis.

Se você está prestes a esgotar o pacote de internet, pode seguir algumas dicas de como economizar dados móveis, incluindo desligar o uso em segundo plano e bloquear o acesso à internet de determinados aplicativos.

O 4G gasta franquia mais rápido do que 3G?

O 4G tem maior eficiência na transmissão de dados que o 3G. Por esse motivo, a franquia pode acabar mais rápido no 4G uma vez que você poderá fazer downloads e uploads em menos tempo.

O esgotamento do pacote de dados depende exclusivamente do perfil de consumo do usuário, e não da tecnologia. Um vídeo baixado na rede 4G gasta a mesma quantidade de dados se for baixado na rede 3G, mas no 4G será mais rápido pois a taxa de transferência é maior.

Qual é a diferença entre dados móveis e Wi-Fi?

Wi-Fi e dados móveis são padrões de comunicações sem fio que se diferem no tipo de rede para transmissão de dados, o que impacta em segurança, velocidade e consumo de energia.

Dados móveis utilizam redes celulares como 3G, 4G e 5G para internet móvel. O sinal é enviado pelas torres de operadoras, que fornecem sinal para centenas ou milhares de dispositivos ao mesmo tempo. Trata-se de uma rede que fornece segurança, mas a velocidade por usuário varia entre diversos fatores como distância, ocupação da rede e frequências utilizadas.

Já a conexão Wi-Fi é um padrão de rede sem fio local, com cobertura limitada a poucos metros. Em geral, o Wi-Fi é utilizado em conjunto com uma conexão de banda larga fixa (via cabo ou fibra óptica), que permite uso à vontade, sem franquia de dados. Uma das vantagens do Wi-Fi frente às redes móveis é o menor consumo de energia, mas é necessário se atentar para a segurança, especialmente em redes públicas.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre 4G na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados