Início » Curiosidades » Reviews "comprados" têm algumas coisas em comum

Reviews "comprados" têm algumas coisas em comum

Avatar Por

Era da colaboração. Cada consumidor e usuário pode ajudar a construir o conhecimento coletivo a partir de simples análises em sites como Yelp ou Trip Advisor. Já que o acesso está aberto para qualquer, companhias também podem pagar pessoas para que escrevam análises majoritariamente positivas sobre produtos e serviços oferecidos por elas. Trata-se do spam de opinião, assunto alvo de uma pesquisa nos Estados Unidos para identificar quais são as características em comum dos reviews "pagos".

De acordo com informações levantadas pelo blog Bits do New York Times, você pode esperar que um review seja falso ou comprado quando tiver as características combinadas na lista a seguir. No entanto, tenha em mente que o estudo foi feito por acadêmicos americanos considerando a língua inglesa. Não temos como saber se o mesmo se aplica a análises "pagas" feitas em serviços brasileiros.

São elas:

  • Primeira pessoa. Pronomes como "eu" ou "mim" são mais comuns nos spams de opinião.
  • Família. Geralmente citam outros parentes que estavam juntos com ele ou ela naquela experiência narrada na análise.
  • Nomes de cidades ou de hotéis. As análises verdadeiras se importam mais em descrever a experiência. Por exemplo, se o apartamento é grande ou pequeno.

A listagem acima inclui os itens fortemente utilizados em spams de opinião. Outros são menos comuns, mas ajudam a identificar esse tipo de conteúdo: advérbios ("muito", "bastante") e pontos de exclamação (!) em excesso, bem como o emprego de muitos verbos.

Os acadêmicos da universidade Cornell que fizeram o estudo utilizaram psicologia e algoritmos de computador para varrer sites de classificação de produtos dizem que a tecnologia desenvolvida por eles acerta em 90% dos casos. Impressionante. Deveriam liberar o algoritmo de classificação como código-aberto para que outras pessoas (desenvolvedores, imagino) o utilizem quando fizerem páginas de conteúdo gerado pelo usuário. O PDF do estudo está aqui.

Lembro-me das eleições presidenciais passadas. Alguma revista semanal produziu uma reportagem mostrando como candidatos mobilizavam perfis falsos em redes sociais para publicar informações favoráveis a eles e mentirosas acerca dos concorrentes no pleito. Não farei acusações sobre qual partido estava certo ou errado. Porém, penso que também para este fim um algoritmo de verificação seria recomendável.

Por onde anda: Walter "Ligue Já!" Mercado?

E se me permitem fazer uma sugestão, donos de serviços de comparação: seria legal colocar o avatar do Walter Mercado nos perfis identificados como spam de opinião. "Ligue já!" Propaganda descarada.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

bawlaw
qual extensão de filtro mental vc usa?
Marcus Vinícius
Review pago pode até ser que o blog não faça.. mas review fanboy tem aos montes né
Seqko
Chupa essa !!! Hahushusahsauhsua
Welty
Falou em review pago, falou INFO né? Lá é tenso mesmo...
Rodrigo Reis
Eu já filtro mentalmente todos os comentários e descarto os que metem o pau e os que falam muito bem... Normalmente funciona :-)
Diego
O problema é que a grande maioria dos usuários de web nem sequer sabem da existência desse tipo de prática e acaba se baseando nesses reviews 'furados', ou seja, acreditam em tudo o que leem.
Edmilson
Outra característica comum é ver a mesma pessoa comentando em diversos concorrentes, por exemplo alguem procura por um software para a função X, tem 4 no mercado, nos comentários de consumidores uma determinada pessoa faz um enorme elogio em um deles e nos outros 3 desse o pau! Normalmente tem algo de errado, nada é 100% bom nem 100% ruim, nunca confio em nenhum review que não mostre nenhum ponto positivo ou nenhum ponto negativo.
YanGM
Tá rolando, tio?
Thássius Veloso
O Tecnoblog não publica review pago. Nunca publicou. Todas as ações publicitárias de que participamos são sinalizadas como tal. Acreditamos que essa é a forma correta de manter nossa operação no azul enquanto bem informamos nossos leitores e mantemos boas relações com as agências de publicidade e marcas anunciantes.
@felipecorcam
Como se o Tecnoblog não publicasse review pago!!!
RamonGonz
Walter Mercado tá praticamente um modelo 3D nessa foto, de taaaanto tratamento no Photoshop!!
Marcelo Maia
Isso mostra que somos diferentes até certo ponto, (A frase original que eu ia colocar é que somos diferente mais nem tanto!)
bawlaw
outra coisa que acontece é quando o autor fala muito mal do aparelho/serviço X em comparação à Y.. quando deixa a imparcialidade de lado..
bawlaw
isso foi uma piada véi!!! pow, vacilô feio agora, mwuahwhahwha!!!
@TaylerPadilha
Isso é um homem véi!!! Pow, vacilô feio agora, mwuahwhahwha!!!
RamonGonz
eu acho muito interessantes essas analises de comportamentos de seres humanos. É até engraçado como algumas coisas batem mesmo, tipo um mesmo comportamento em pessoas diferentes segue um padrão
Guilherme Harrison
Cara... Essa foto gigante do "ligue djá" me fez literalmente um LOL.
J03
Alguém manda o link desse post para a equipe da INFO! #roll
Claudio H.
O que a Marta Suplicy tá fazendo com essa roupa?