Início » Brasil » Anatel vai escolher 12 mil usuários de banda larga para aferir qualidade do serviço

Anatel vai escolher 12 mil usuários de banda larga para aferir qualidade do serviço

Avatar Por

Em um encontro com empresários realizado nessa terça-feira, o Ministro das Telecomunicações Paulo Bernado divulgou o novo plano da Anatel para medir a qualidade do serviço de banda larga no Brasil. No lugar de testar a velocidade nos chamados 'pontos de encontro', como a agência tem feito até agora, os testes deverão ocorrer no ponto mais importante: a casa do usuário.

As metas de qualidade para banda larga (tanto móvel quanto fixa) já são conhecidas desde outubro do ano passado, mas a Anatel decidiu mudar a metodologia para ter resultados mais precisos. Para tal, a agência vai começar uma campanha nessa quarta-feira (29) que pede que usuários de banda larga se inscrevam no site para serem selecionados para o teste do serviço. Do total de inscritos, 12 mil usuários serão escolhidos, todos por sorteio.

Para atingir as metas de qualidade estabelecidas pela Anatel, as operadoras deverão ter velocidade instantânea de no mínimo 30% do contratado em 95% das medições. Já a velocidade média de todas as medições precisa ser de pelo menos 60% do contratado. As demais metas estão disponíveis no site da Anatel.

Ainda não se sabe como a Anatel vai fazer a mensuração da qualidade do serviço, mas provavelmente vai envolver o uso de um programa para medir a velocidade que, então, os usuários selecionados deverão relatar para a agência dizendo se ela está ou não dentro do contratado. Mais detalhes serão divulgados amanhã, quando as inscrições para o teste serão abertas.

Atualização às 15:24 | A Anatel liberou um comunicado à imprensa sobre o novo plano de ação. Ele é bem longo, mas logo abaixo está a parte que interessa, grifo nosso:

[...] O processo de coleta de informações dependerá da participação dos consumidores do serviço de banda larga fixa: serão recrutados 12 mil voluntários em todo Brasil que receberão, gratuitamente, um medidor de parâmetros de qualidade da internet. Os primeiros resultados devem ser divulgados, pela Agência, em dezembro deste ano.

A agência também diz que atualmente somos 19 milhões de usuários de serviços de comunicação multimídia, que é basicamente a banda larga fixa.

Com informações: IDGNow.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Joao Soares
ANATEL, PARABÉNS PELO SERVIÇO ORGULHOSO QUE TENS PRESTADO!!!
VOCÊ CONTRATA 10 MB, PAGA POR 10 MB E SÓ RECEBE CERCA DE 50%. PASMÉM ESTÁ CERTO! BRASIL PAÍS QUE PROTEGE AS EMPRESAS E NÃO O CIDADÃO TRABALHADOR E PAGADOR DE IMPOSTOS. AH! VAMOS FALAR DA GASOLINA VOCÊ PAGA PELO LITRO DA GASOLINA E SÓ RECEBE 750ML O RESTANTE TE EMPURRAM DE GARGANTA ABAIXO 250ML DE ETANOL.
Renê Francisco Dewes
Realmente... eu pago para receber um 2g e acabo recebendo 240mb isso irrita msm..
silvanita-corpo-e-alma1
Não sei o que faço minha internet é a CTBC, faz 2 semana que não consigo usa a internet tenho mais de 12 protocolos ele não resolver nada. Por favor Anatel da um jeito para este povo que trabalha e paga por uma coisa que esta difícil de usar.
silvanita-corpo-e-alma1
Estou com apagão faz 2 semanas da internet CTBC tenho em mão mais de 12 protocolos e eles não resolve nada tenho blog e páginas que tenho que entrar todos os dias está complicado. Não sei o eu faço.
Ueverton Santos
SPEEDTEST.NET o melhor e mais moderno para testar a velocidade da conexão.
[email protected]
eu li todos os comentários e as vezes fico na duvida de qual operadora e a pior eu tenho a internet da telefonica que agora é vivo e eu nuca pensei que iria dizer isso ficou pior porque antes a minha net ficava caindo direto reclamei resolverão e chegava aos 2 mega que foi contratado mas depois que virou vivo ficou uma porcaria não cai mas também não chega ao 2 mega e nem a 1 mega em horário nenhum e o valor que eu pago é de dois mega eu ligo reclamo mas nada é feito vou me escrever para ser a cobaia da tia Ana quem sabe se assim resolve. o duro é que na minha região só tem essa operadora e eu sou refém
Marcos
Pago por 15 mega mas acredito estar sendo enganado pela minha operadora,pois tenho que carregar no máximo três videos de youtube por vez ,por favor me escolha preciso saber se isso procede!
Valeu Anatel
Lucas
Eu me escolhe por favor nao aguento mais CTBC
Nely da Silva
Gostaria muito de ser escolhida pela Anatel para o teste. Obrigada Nely
José Carlos
Moro numa cidade pequena (25.000 hab.) no litoral catarinense.
Pago 2mbs e recebo 300kbs, veio um técnico (Oi) e disse que a central está muito
longe (3km) e não dá pra fazer nada. Quando tento baixar um vídeo até fico tonto
de tanto ver aquele circulo girando.
Ver se toma jeito dona Oi!!!!!
Wendel
Só 30% senhora Anatel?? Eu pago 100% da fatura, vcs são verdadeiros incompetentes...
Felipe Lima
onde eu assino para ser sorteado?

a Dona Claro não vai gostar muito das minhas "medições" :D
YanGM
Aqui eu recebo 80~90% da banda contratada, mas a NET faz vista grossa quando passa a franquia... não sei não...
Rafael Olah
Cara aqui em casa funciona que é uma maravilha.
Cansei foi da telefonica que dava pau direto e para arrumar era um Deus nos acuda.
A velocidade chega sempre como prometida, tenho 10 megas e meu download atinge uma media constante de 1,1 MB algumas poucas vezes atingi 1,3 megas.
Bruno
Soh tenho medo de 1 coisa: se as operadoras começarem a entregar a velocidade certa, elas vao querer por limite de franquia, dai a coisa vai fica pior do que ta agora.
Fabiano
Sorte de Quem tem banda larga para ser escolhido. Aqui em Mesquita-RJ está difícil ter Internet. Seja qual operadora for. Ninguem fornece.
jpguedes
quero ver a anatel proibir novas assinaturas como fez com a telefonia e deixar as empresas proibidas de vender por dois meses duvido que eles rapidinho não melhora a coisa.
Renato
Considere-se uma pessoa de sorte Eduardo.
Se eu contar pra vocês o que aconteceu comigo nessa mesma promoção, vocês vão rir..

Eu tinha 2MB, assinei o pacote de 5 com modem wi-fi.

Não recebí 5MB, e mto menos o wi-fi.
MUDARAM meu plano pra 1mB me cobrando o valor de 5 !!!

clap clap clap
VinceBZ
Na verdade o Brasil sempre foi meio assim, o mundo se atualiza enquanto ficamos parados, usando tecnologias de décadas atrás, literalmente, mas hoje, com a globalização e o acesso e a comunicação facilitados pela internet, o país tem se mostrado retardatário, e hoje tem buscado atualizações, não só no setor tecnológico. A copa e as olimpiadas(sem o acento mesmo, pra destacar o que ela vai representar pro Brasil) podem ter favorecido essas atualizações, mas é algo que aconteceria invariavelmente!
Vitor
É verdade, mas até é bom existir essa regra, por que senão nem isso eles entregariam. E espero que um dia, quando a rede brasileira for melhor que estes 30% subam :)
Vitor
Se me escolherem a Oi tá fudidaa!
Renan Ferrari
Anatel, sua linda. <3
@brunocharamba
Os 2, acho.

Chegou num nível absurdo a péssima qualidade do serviço, e como veio junto à copa/olimpiadas... Os gringos tem que ter um serviço decente, né? E por tabela, a gente é beneficiado.
Madson
Quero participar! Espero que vocês divulguem por aqui.
Bruno
A verdade é que 30% do contratado é ridículo...
Vendeu, entrega... Tinha que ser no mínimo 90% da banda contratada.
Turdin
Acho que só a partir de amanhã.
Blek Zarioky
Nossa, se eu for escolhido aqui eu vou fazer uma penca de testes pra conseguir forçar o traffic shaping da NET aqui. Anatel, temos muito sobre o que falar...
Felipe Vigo
Com essa mudança no Cade, a Anatel perdeu parte do poder que tinha. Por exemplo, se ela fizer vistas grossas (como vinha fazendo) à erros, abusos e "incompetências" de operadoras a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) entra em cena e passa o trator por cima deles.

Então a Anatel pode mandar e desmandar mas se for prejudicar o consumidor esse pessoal entra em cena e a Anatel chupando dedo.

Mais ou menos como "vcs podem fazer o que quiserem e se prejudicar o consumidor, vamos dar o troco em vocês".
Eduardo
Há 1 mês contratei o serviço de 5 mega da Oi Velox, segundo o prometido viria um modem wi-fi de cortesia, a velocidade foi aumentada mas cadê o modem wi-fi? Estou a ligar para reclamar sempre, porém fazem questão de não resolver o meu problema. A questão nem é eles não terem entregado o modem, até pela razão que tenho um modem do mesmo tipo aqui, e sim o total desrespeito que essas companhia tem pelo cliente. Vou me inscrever no serviço e estou torcendo para ser selecionado.
Rodrigo Fante
Já tem o link da inscrição, segui os links do artigo e não achei.
Ronaldo Gogoni
Paulo Bernardo está seguindo direitinho o script para ano de eleições.
@hpcarlos
Até que em fim a gente consegue ver um túnel no fim da luz né!
Lucano
A onde pode se inscrever?
Gabriela
O que seria esse "Super"? Algum tipo de "Big Brother"?
Mas uma coisa é certa mesmo. Os caras(Anatel) do nada começaram a pegar no pé do povo(Operadoras). Alguma pressão deve ter rolado, só não sei de onde.
Luciano Jatobá
Olá Rafael,

Sempre acompanho seu site, parabéns!

Você sabe qual será processo de escolha? Aleatório? Por velocidade do usuário?
Quando tiver mais notícias (e o link da inscrição) coloca ele aqui.

Grande Abraço!
@ViniciusGhietti
Finalmente tia Ana, mostrando serviço.
Erick
Você achou como se inscrever? procurei mas não achei...
@1mathp
Quem tiver Net já sabe né, só passar da franquia que os 10mb viram 512kbps.
Rafael
tem o link?
Felipe Vigo
O mais importante é que algo realmente está acontecendo. Só para constar, li uma matéria em algum lugar (não me lembro onde) no qual falavam que a Anatel começou a se mexer com medo do "Super" Cade e todo o poder que ele tem agora para colocar ordem no galinheiro da Anatel.
Afinal se eles não fizerem o papel deles agora, podem sofrer e bastante.
@rodrigorsena
Obrigado pela resposta!
Tiago César Oliveira
99%?
Tiago César Oliveira
Basicamente, é onde o tráfego de dados é roteado, seja no seu provedor ou em algum outro provedor de serviços no meio do caminho entre você e o servidor que está provendo os dados solicitados por você.
@hpcarlos
Até que em fim a Anatel esta trabalhando.
Não importa se é somente para a copa ou não, mas o fato e que a rede de dados e voz do Brasil vai dar um grande salto (Pelo menos é isso que todos nós esperamos).

Que venha muita coisa boa com isso, pois 90% dos clientes brasileiros já estão cansados de preços abusivos e serviço de péssima qualidade.
Douglas Rolim
Que que está acontecendo? Enfim alguma coisa parece começar a funcionar no Brasil.
Alexandre Ribeiro (@alxbr)
Já me inscrevi, tomaram que me escolham, porque tá feia a coisa aqui...
Turdin
Provavelmente utilizarão o http://simet-publico.ceptro.br/

Eu vou me inscrever, acho uma boa idéia isso, e se surtir resultados melhor ainda
Guilherme Harrison
Nunca vi uma agência do governo mostrar tanto serviço. Não sei se isso é pressão pra Copa, mas tá funcionando bem.
Edson
Se me escolherem a NET ta ferrada,
@ValterPando
Me escolhe Anatel!
@rodrigorsena
Vou me inscrever!

(Desculpem a minha ignorância, mas o que seria esse ponto de encontros? Eu tenho uma certa ideia mas quero ter certeza!)
@ValterPando
Me escolhe Tia Anatel!
Paulo Zanatta
Já pinei a aba da Anatel aqui pra não esquecer.
Sr. Sem Papo
já sabemos o resultado
@TatoGomes
EU! EU! EU! EU! Me escolhe, tia Ana! Tenho muito a falar... =D