Já fazem exatas seis semanas que a Mozilla liberou o Firefox 14 para download na web, então mais um ciclo de desenvolvimento da versão seguinte do navegador foi encerrada. O Firefox 15, que foi lançado oficialmente hoje, trouxe na bagagem a já esperada melhoria no gerenciamento de memória e algumas novidades, tanto na versão para desktop quanto na sua versão para dispositivos móveis.

De acordo com o ExtremeTech, o Firefox 15 resolve finalmente o problema de vazamento de memória RAM causado por extensões. Há também o prometido leitor de PDFs embutido no navegador, mas ele precisa ser ativado no about:config (mudando a chave pdfjs.disabled para false) para funcionar.

Essa versão também tem suporte ao protocolo SPDYv3 e tem uma melhor atualização em segundo plano. O Firefox anterior já tinha a opção de atualização silenciosa, mas no Firefox 15 ela fica ainda mais discreta: assim como no Chrome, as atualizações são baixadas em segundo plano e aplicadas quando o navegador é fechado. Sem a necessidade de passar por caixas de diálogos, o que deve evitar a fadiga de muitos usuários do Firefox.

O Firefox 15 pode ser baixado na página do navegador ou, para quem já usa o Firefox 14, é possível receber a atualização direto do menu Ajuda -> Sobre do navegador.

A empresa também disponibilizou uma nova versão do Firefox para tablets e smartphones Android na loja oficial do Google. Essa nova versão conta com importação de favoritos e histórico do navegador padrão do sistema, uma interface nativa para tablets e duas novas opções: a de buscar itens na página e um botão no menu para visualizar a versão desktop dos sites que forem acessados.

O Firefox 16, que será lançado em outubro, já tem outras cartas na manga.

Uma versão anterior desse texto dizia que o lançamento do Firefox seria apenas amanhã, mas a Mozilla decidiu lançá-lo hoje mesmo. O texto foi alterado para refletir essa nova informação.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados