Início » Aplicativos e Software » Samsung coloca menu Iniciar no Windows 8

Samsung coloca menu Iniciar no Windows 8

Paulo Higa Por

A maior novidade do Windows 8 é a remoção do menu Iniciar. Ele foi substituído pela nova tela Iniciar, que exibe informações por meio de blocos dinâmicos e permite executar os aplicativos do sistema. Mas a Samsung não parece ter gostado muito da ideia: nos PCs apresentados hoje de manhã, a empresa revelou sua instalação personalizada do Windows 8, que inclui um widget com o menu clássico do Windows.

A Microsoft bloqueou os aplicativos que tentavam voltar com o menu Iniciar. Até a versão Consumer Preview do Windows 8, era possível colocar o menu clássico com uma simples alteração no registro do sistema. Pouco depois, foi anunciado que esse truque não funcionaria mais: só seria possível acessar o Iniciar se alguém desenvolvesse um menu novo, com código feito do zero.

Não fica no canto inferior esquerdo da tela, mas é um Menu Iniciar

Nos PCs all-in-one da Samsung, há um widget que funciona como o menu Iniciar. Esse widget faz parte do S Launcher, uma espécie de dock parecida com a utilizada no OS X. Além de exibir uma lista dos programas instalados, é possível fazer pesquisas e acessar pastas antigas, como o diretório de Documentos e Imagens. Há também um link para o painel de controle e um botão para desligar o Windows 8.

O menu da Samsung possui algumas funções interessantes, como o painel de configurações, que possibilita a alteração de diversos comportamentos do sistema, como o gerenciamento de energia, a resolução de tela, o nível de som e as contas de usuário. A dock da Samsung é personalizável: dá para arrastar ícones de aplicativos para obter acesso fácil a eles. O que é estranho, já que a barra de tarefas do Windows possui exatamente essa função.

Painel de configurações acessível pelo menu da Samsung

Se você não pretende comprar um computador da Samsung nos próximos meses e não consegue se acostumar com a tela Iniciar, uma solução é instalar o aplicativo Classic Shell, que tem até um tema do Windows XP para os mais conservadores. Mas eu me adaptei ao Windows 8 em poucos dias, então recomendo testar a tela Iniciar -- que nada mais é do que um menu Iniciar mais completo.

Com informações: Mashable.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Wagner Chrispim
No meu samsung funcionou muito bem.
Leonardo Ribeiro
Samsung sempre modificando o sistema para deixa-lo ruim.
fbsanches
hahaha, vou ter que deixar a minha também. O print screen fica logo acima do botão "Insert" ou ao lado do "Scroll Lock". ;) #ficadica.

Escrever posts e artigos hoje em dia exige muita atenção e essa imagem ficou ridículo aos olhos da galera de tecnologia.

kkk
Ivan__
A Samsung está certíssima, eu mesmo instalei um programa que cria o menu iniciar. Preciso trabalhar com a visão de arquivo, sistema de diretórios, shell. Quem monta site hoje em dia com CMSs, usa tablet e celular, não se iluda, não sabe mexer com um computador, mas talvez, realmente não precise. A Apple separou bem o que é sistema operacional de mobile e de desktop. Fizeram um ótimo serviço. A MIcrosoft só fez cagada e deixou profissional de informática doido, tanto pra fazer software pra essa porcaria quanto pra usar. Por isso que vai sair uma outra versão. Por enquanto meu desktop vai continuar Windows 7. Só um notebook de testes já foi o suficiente pra ver a cagada.
Raph4
Ok, digamos que é venda casada e esta é ilegal, não importam as circunstâncias. Como a Apple pode operar legalmente para vender seus Macs?
Raph4
TEM? No Brasil? Já vi lá fora, aqui, nunca!
@fiires
http://www.quickmeme.com/meme/3onb0l/
Paulo Cerqueira
É venda casada sim. Hardware e software proprietários são dois produtos diferentes e não podem ser 'empurrados goela abaixo' como são feitos. E você tem direito (pelo menos deveria ter) a comprar o mesmo hardware sem software algum ou optar por um software livre, como Linux. O problema é que para evitar que você faça esta opção, uma máquina nestas condições tem a margem de lucro aumentada para o preço não se diferenciar muito da máquina 'casada'.

É uma forma inteligente de te fazer pagar por um produto sem te perguntar antes, de te fazer usar algo sem saber se é realmente o que você quer, uma uma saída inteligente (para a Microsoft) de evitar a pirataria do software.
Lucas Vieira
"Esse widget faz parte do S Launcher, uma espécie de dock parecida com a utilizada no OS X."
A Samsung não aprende .... no fim das contas, apesar do povo negar, ela parece realmente gostar do papel de Applewannabe .
caRIOca
Menu Iniciar no Windows 8. Putz :(
@Caio_CCordeiro
Eu simplesmente instalei o 8 preview e dps instalei o 8 oficial. Exclui todos esses programas inúteis, pra vc recomeçar do zero, digamos assim.
Tiago Gabriel
Tem. :-)
André Lima
o chrome é bugado no win8??? desde quando??? tou usando o win8 desde a versão developer preview e o chrome sempre funcionou perfeitamente...
@guilomaker
Cara Você já parou pra pensar que o computador nao e dele? Que e uma exibição em algum evento? Como que ele vai usar o computador tirar print, paint, e publicar? Ajuda ai né cidadão usa a lógica das coisas.
Kantaro
E não tem?
Tiago Gabriel
Mesmo assim continua sendo venda casada, se não a pessoa não teria o direito de pedir o dinheiro de volta se não quiser ativar o sistema.
André
Por isso que eu gosto desse blog, sempre aprendendo coisas novas... uhauhauhuaha
Ibrahim Cássio
Alguém freia essa "criatividade" das instalações personalizadas das OEM, pelo amor de Deus!? Viram quanto lixo? Viram o maldito Norton Trial ali? Comprei um VAIO recentemente e nossa, pelo amor de Deus, quanto lixo pré-instalado: Norton, Barra do Bing, Media Center, Java (desatualizado), Flash Player (desatualizado) etc. O Windows do notebook novinho levava 2 minutos para iniciar e mesmo assim passava mais 1 minuto ofegando de tanto lixo que ele tinha que carregar. Levei horas desinstalando todo o entulho que a Sony colocou e no fim ainda me trouxe problemas e tive que fazer uma instalação "limpa" de outro Windows 7 que eu tenho licença. No mínimo as instalações desses programas das OEM deveriam ser autorizados e selecionados pelo usuário na primeira inicialização do sistema.
Raph4
Mas só é before it was cool!
Raph4
Venda casada onde? Vender um computador com sistema? Se não me engano essa questão já foi resolvida e não entra no rol de venda casada, já que a grosso modo (releiam antes de mimimi), o computador não funciona sem o sistema.
Felipe
Quem não gosta é só desabilitar, ué.
Felipe
Já coloca um filtro do Instagram, fica super cool!
Rafael Marcon
Samsung fazendo Samsunguice
@arlyssb
Eu acho os ícones fixos na barra de tarefas muito mais produtivos do que qualquer menu.
Essa nova tela iniciar é útil porque quando vc abre o Windows já vê quantos emals novos chegaram, vê quem te citou nas redes sociais e demais informações úteis.
Vinícius
muitoo hahahaha!!
Tava na hora do pessoal inovar, a maioria já têm câmeras, fotografar é muito mais fácil do que apertar prntscr no teclado euahueaheua :p
Kessler
Até que ficou bonito, mas o Iniciar do Windows 8 é muito mais prático depois de se acostumar.
Vai ser mais um software inútil pro usuário remover depois de restaurar o computador.
@arlyssb
Olha a Samsung fazendo samsungzice...
@renoirfaria
hahahaha, print screen é muito mainstream
@qgustavor
É impressão minha ou isso é para continuarem vendendo computadores sem touch?
Achei que o Windows 8 iria forçar as fabricantes a lançarem mais computadores com touch, mas estão adaptando o Windows ao mouse.
Ah, estou com dual-boot Windows 8 / Windows 7, não uso o 8 como principal porque os programas que uso estão estremamente bugados no 8, exemplo: Google Chrome. E não vou usar o IE: não tem nem text-shadow, meu site simples fica esquisito nele sem isso.
Armando Freire
Ia falar isso agora mesmo... Poha Samsung! =\
@qgustavor
Essa é uma velha técnica para dar vericidade a notícias falsas.
simas
porra, tu és bom pra caralho, sabes até usar o print screen! acho que o cara não conhece, esse recurso é muito avançado... só gente foda como você sabe como faz!
Arthur Amorim
A Microsoft está agindo como os pais agem com seus filhos, tentando reeduca-los. Aí vem a Samsung e dá uma de avós, que não estão nem ai e mimam seus netos novamente.
Vitor
Piada sem graça, foi infeliz.
RamonGonz
que isso bicho, vamos seguir em frente e deixar o passado pra tras... é tudo questao de costume
esses caras adoram customizar sistemas, é incrível...
porque não criam um duma vez?
Arthur
E se o cara tirar uma foto do desenho de photoshop dele? ONDE ESTÁ SEU DEUS AGORA?
@brenopeck
Bloatware é precisamente o motivo pelo qual eu quero comprar um Microsoft Surface.
Edson
Eu usei, aliás uso, gostei, achei muito bacana, mas ainda acho o Menu Iniciar muito mais produtivo. Questão de gosto.
Erick Mendonça
Vejo muitas pessoas reclamarem sem nunca ter tentado usado (alguns tentaram e reclamam com propriedade)... eu me acostumei quase instantaneamente à tela iniciar e já abro programas com a mesma velocidade de antes, ou até mais rápido, já que o menu Iniciar às vezes tinha uma demora para abrir.
Só achei ruim mesmo foi a decisão de esconder esses elementos nos cantos da tela, sem uma dica fácil de que estão ali. Se o usuário não assistir o videozinho introdutório na instalação, vai ficar sem saber pra onde ir.
João Medeiros
Por isso só será implementada nos dispositivos touch (All-in-One) realmente para eles fica perfeito :D
Luiz Alberto
Desliga no botão de power. Pensando bem, isso faz bem mais sentido. Quando eu ia ensinar alguém que nunca usou um computador na vida que tinha que desligar o Windows indo no Iniciar eu sempre achei meio estranho...
Matheus Duarte
Depois a Samsung toma processo por causa de patentes e fala que é errado...
Denilson Rocha
Eu até apreciei e me acostumo com a tela dos tijolinhos, mas em um dispositivo como o Surface ou outro tablet. Vamos e venhamos, para uso com mouse padrão é absolutamente inviável, ainda mais quando falamos em uso profissional/corporativo. Aliás, essa é a grande dúvida que paira sobre o W8, na minha opinião: como os usuários corporativos irão (se irão) se adaptar a essa concepção totalmente "personal", "social" e "touch" do novo Windows. Vejo empresas e repartições permanecendo no Seven por anos a fio...
Ivan Bretas
Bizarro o menu da Samsung.

No entanto, o fato dos fabricantes estarem desenvolvendo formas alternativas de acessar o clássico menu iniciar escancara algumas decisões da Microsoft que podem estar erradas. Quanto ao novo Iniciar do Windows 8, eu já me acostumei também. Acho interessante sobretudo pelo bom desempenho do sistema.

Mas, por exemplo, desligar o computador no Windows 8 para quem não tem touch ou tablet é enjoado. Uma opção que deveria ter facílimo acesso fica escondido no menu dos Charms e que só aparece após alguns cliques.
@julianleno
A Sansung só deu a opção pra concorrência fazer melhor que ela, é só colocar o windows da forma que a Microsoft fez e pronto! :D
araujo_abner
Pode isso Arnaldo?
Luandersonn
Por favor não.
luvialca
Essa Samsung é muito ridícula!!! kkkkk
@julianleno
é por ai! hahahaha
marcos_5000
Estou usando o Windows 8 a alguns dias e já me acostumei com a tela iniciar... Tanto que quando voltei um pouco pro W7, fiz os gestos do Windows 8... O povo sempre faz essas coisas né mesmo? Sempre reclamando e querendo que sempre deixem do jeito que estava... Colocar o menu iniciar no Windows 8 é ridículo e é querer voltar no tempo. Espero que não vire modinha... :P
Vinícius
Tinha bloqueado programas que alterasse o registro!
Tem o Vistart, que emula o inciar do vista, funciona de boa no 8!
João Medeiros
A Samsung já está fazendo um ótimo favor para a MS fazendo a venda casada (que por sinal é proibida) nunca a MS irá processar kkk
Sr. Sem Papo
a Microsoft nao tinha bloqueado isso esse tipo de programa??
@tonybalada
De fato...
@oroshy
dependendo do ambiente de desenvolvimento que você trabalha você não tem a opção de PrintScreen.
Raph4
Dá umas frases de efeito:


Samsung: cagamos Androids e agora cagando o Windows since 2012.

Samsung: porque perder $1 bilhão apenas da Apple não é suficiente. Que venha a Microsoft!
Otávio Castro
Parei de ler na parte "Esse widget faz parte do S Launcher, uma espécie de dock parecida com a utilizada no OS X."

Puta que ô pariuuuuuuuuuuuuuu!!!!! CÓPIAAAAAAA PRA TODOS OS LADOS rsrsrs
@Ser_das_teclas
Podia ter feito um pouco mais parecido, seria medo da briga de patentes?
é bem facil fazer um app desse, é logico que vai ter um monte por ai assim que o W8 sair...
Fer
Samsung e sua farofa... Ah, prfv...
Lucas Braga
Finalmente algum bloatware útil e decente!
Luan Borges
Se nego quer continuar com o Menu Iniciar e usar widgets, que continue com o Windows 7 então!
Fábio
Num aparelho que está em uma espécie de exposição?
Flavia Marques
A Samsung adora fuçar e 'estragar' as coisas, né?
Fredson Nascimento Sousa
kkk, teve que ser foto mesmo porque é um evento de apresentação da Samsung, o pc não era do cara.
Luiz Alberto
Ridículo!
Gaba
É, mas em alguns casos é até legal, ver a foto, porque temos um pouco mais de confiança de que é real aquilo que está sendo exposto.

Já em print, o camarada podia muito bem, desenhar um start menu no photoshop srsrsrs...
Turdin
Menu iniciar no windows 8?
Feels like a vandal
@TatoGomes
Menu Iniciar e widgets no Windows 8? Viva la revolucion!
Vinícius
Print screen pra quê... a moda agora é tirar foto da tela :p
Vinícius
Opa, poderiam liberar pra todos :p
@TatoGomes
Alguém ensina o cidadão que fez essa descoberta a usar o Print Screen...