A maior novidade do Windows 8 é a remoção do menu Iniciar. Ele foi substituído pela nova tela Iniciar, que exibe informações por meio de blocos dinâmicos e permite executar os aplicativos do sistema. Mas a Samsung não parece ter gostado muito da ideia: nos PCs apresentados hoje de manhã, a empresa revelou sua instalação personalizada do Windows 8, que inclui um widget com o menu clássico do Windows.

A Microsoft bloqueou os aplicativos que tentavam voltar com o menu Iniciar. Até a versão Consumer Preview do Windows 8, era possível colocar o menu clássico com uma simples alteração no registro do sistema. Pouco depois, foi anunciado que esse truque não funcionaria mais: só seria possível acessar o Iniciar se alguém desenvolvesse um menu novo, com código feito do zero.

Não fica no canto inferior esquerdo da tela, mas é um Menu Iniciar

Nos PCs all-in-one da Samsung, há um widget que funciona como o menu Iniciar. Esse widget faz parte do S Launcher, uma espécie de dock parecida com a utilizada no OS X. Além de exibir uma lista dos programas instalados, é possível fazer pesquisas e acessar pastas antigas, como o diretório de Documentos e Imagens. Há também um link para o painel de controle e um botão para desligar o Windows 8.

O menu da Samsung possui algumas funções interessantes, como o painel de configurações, que possibilita a alteração de diversos comportamentos do sistema, como o gerenciamento de energia, a resolução de tela, o nível de som e as contas de usuário. A dock da Samsung é personalizável: dá para arrastar ícones de aplicativos para obter acesso fácil a eles. O que é estranho, já que a barra de tarefas do Windows possui exatamente essa função.

Painel de configurações acessível pelo menu da Samsung

Se você não pretende comprar um computador da Samsung nos próximos meses e não consegue se acostumar com a tela Iniciar, uma solução é instalar o aplicativo Classic Shell, que tem até um tema do Windows XP para os mais conservadores. Mas eu me adaptei ao Windows 8 em poucos dias, então recomendo testar a tela Iniciar — que nada mais é do que um menu Iniciar mais completo.

Com informações: Mashable.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Wagner Chrispim
No meu samsung funcionou muito bem.
Leonardo Ribeiro
Samsung sempre modificando o sistema para deixa-lo ruim.
fbsanches
hahaha, vou ter que deixar a minha também. O print screen fica logo acima do botão "Insert" ou ao lado do "Scroll Lock". ;) #ficadica. Escrever posts e artigos hoje em dia exige muita atenção e essa imagem ficou ridículo aos olhos da galera de tecnologia. kkk
Ivan__
A Samsung está certíssima, eu mesmo instalei um programa que cria o menu iniciar. Preciso trabalhar com a visão de arquivo, sistema de diretórios, shell. Quem monta site hoje em dia com CMSs, usa tablet e celular, não se iluda, não sabe mexer com um computador, mas talvez, realmente não precise. A Apple separou bem o que é sistema operacional de mobile e de desktop. Fizeram um ótimo serviço. A MIcrosoft só fez cagada e deixou profissional de informática doido, tanto pra fazer software pra essa porcaria quanto pra usar. Por isso que vai sair uma outra versão. Por enquanto meu desktop vai continuar Windows 7. Só um notebook de testes já foi o suficiente pra ver a cagada.
Raph4
Ok, digamos que é venda casada e esta é ilegal, não importam as circunstâncias. Como a Apple pode operar legalmente para vender seus Macs?
Raph4
TEM? No Brasil? Já vi lá fora, aqui, nunca!
@fiires
http://www.quickmeme.com/meme/3onb0l/
Paulo Cerqueira
É venda casada sim. Hardware e software proprietários são dois produtos diferentes e não podem ser 'empurrados goela abaixo' como são feitos. E você tem direito (pelo menos deveria ter) a comprar o mesmo hardware sem software algum ou optar por um software livre, como Linux. O problema é que para evitar que você faça esta opção, uma máquina nestas condições tem a margem de lucro aumentada para o preço não se diferenciar muito da máquina 'casada'. É uma forma inteligente de te fazer pagar por um produto sem te perguntar antes, de te fazer usar algo sem saber se é realmente o que você quer, uma uma saída inteligente (para a Microsoft) de evitar a pirataria do software.
Lucas Vieira
"Esse widget faz parte do S Launcher, uma espécie de dock parecida com a utilizada no OS X." A Samsung não aprende .... no fim das contas, apesar do povo negar, ela parece realmente gostar do papel de Applewannabe .
caRIOca
Menu Iniciar no Windows 8. Putz :(
@Caio_CCordeiro
Eu simplesmente instalei o 8 preview e dps instalei o 8 oficial. Exclui todos esses programas inúteis, pra vc recomeçar do zero, digamos assim.
Tiago Gabriel
Tem. :-)
André Lima
o chrome é bugado no win8??? desde quando??? tou usando o win8 desde a versão developer preview e o chrome sempre funcionou perfeitamente...
@guilomaker
Cara Você já parou pra pensar que o computador nao e dele? Que e uma exibição em algum evento? Como que ele vai usar o computador tirar print, paint, e publicar? Ajuda ai né cidadão usa a lógica das coisas.
Kantaro
E não tem?
Exibir mais comentários