Porto Seguro lança primeira operadora móvel virtual

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 1 semana

O relatório da Anatel que mostra a situação da telefonia móvel no último trimestre nos trouxe um fato curioso: a seguradora Porto Seguro iniciou sua operação como operadora virtual de telefonia celular e já possui 2 mil linhas ativas. Mas o que diabos uma seguradora vai fazer como operadora celular? Já dissemos anteriormente que uma MVNO (a sigla que se dá para operadoras virtuais) atua em nichos de mercado, e a Porto Seguro escolheu um: serviços M2M, machine to machine, ou, em bom português, máquina a máquina.

Batizada de Porto Seguro Conecta, a nova operadora irá ofertar, além de serviços de dados e voz, uma solução de conexão de dados para empresas. Através do serviço M2M, a seguradora consegue oferecer o serviço de rastreamento de frota. O serviço já existe há mais tempo, mas com a nova operadora o serviço deve se popularizar com mais força, bem como reduzir os custos para a Porto Seguro. Atualmente, a operadora cobra mensalidade de R$ 105 pelo serviço de rastreamento, valor que cai para R$ 94 caso seja cliente Porto Seguro ou Azul Seguros.

Porto Seguro, uma empresa conectada

A operadora é uma sociedade entre a seguradora Porto Seguro com a Datora Telecom, a primeira empresa a entrar com um pedido de licença MVNO no Brasil. A Datora já está envolvida com outras negociações: a Virgin Mobile, por exemplo, já fechou um acordo com a empresa a fim de garantir a sua prestação de serviços.

A Porto Seguro Conecta utilizará a rede móvel da TIM. Isso significa que os serviços funcionarão onde tem cobertura da TIM, ou, em meio a tantos problemas, quando a rede não estiver congestionada. A operadora deverá ofertar serviços diferenciados de M2M e telefonia móvel para clientes, corretores e funcionários da operadora. Uma bela forma de economizar com telefonia.

Apesar da operadora ser nova, a Porto Seguro já oferece o serviço de rastreamento há mais tempo, utilizando os serviços de M2M de outras operadoras. O serviço conta com 450 mil clientes, e todos os chips serão trocados pelos da operadora móvel virtual até 2014. De qualquer forma, estou muito curioso para ao menos ver um chip da Porto Seguro. Se você tiver a oportunidade de ver um, faça-me o favor de enviar uma foto para o Tecnoblog, ok? 😛

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados