Como limpar o cache da Play Store

Saiba como limpar o cache da Play Store; esse procedimento ajuda a solucionar problemas na loja, como lentidão e travamentos

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 11 meses
Google Play Store (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Google Play Store (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

A Play Store armazena dados em cache para abrir mais rápido, diminuir o tempo de carregamento dos aplicativos e melhorar o desempenho geral. Mas após um certo período, esse cache fica pesado e pode causar lentidão, travamentos e até impedir o download de novos apps. Abaixo, vou te mostrar como limpá-lo.

Quando limpar o cache da Play Store

Não existe um tempo certo para limpar o cache da Play Store. Na verdade, a limpeza só é recomendada caso você esteja tendo problemas com a loja. Fazendo esse procedimento, é possível corrigir os seguintes erros:

  • A Play Store não abre ou demora para carregar;
  • A Play Store trava frequentemente;
  • Downloads ou atualizações não são concluídos;
  • A Play Store sequer inicia um download.

Como excluir o cache da Play Store

É importante ressaltar que o procedimento abaixo foi feito em um Poco X3 NFC com MIUI 12. Portanto, as instruções podem ser um pouco diferentes dependendo da interface presente em seu aparelho.

  1. Abra o aplicativo “Configurações”;
  2. Toque em “Apps” e depois em “Gerenciar apps”;
  3. Procure por “Google Play Store” e toque no aplicativo;
  4. Toque em “Armazenamento”;
    Processo para limpar o cache da Play Store (Imagem: Reprodução/MIUI 12)
  5. Toque em “Limpar dados” no menu inferior;
  6. Toque em “Limpar cache” — também aconselho que selecione a opção “Limpar todos os dados”.

Após a limpeza, abra novamente a Play Store e veja se o problema foi resolvido. Se isso não funcionar, recomendo que reinicie o celular.

Qual a diferença entre cache e dados

Como mencionei anteriormente, é importante selecionar as duas opções durante o procedimento: limpeza de cache e limpeza de dados. Mas afinal, qual a real diferença entre elas? Veja abaixo:

  • Cache: limpando o cache, você está apenas excluindo arquivos temporários associados a Play Store. Pense nesses arquivos como “atalhos” que ajudam a loja a ter um desempenho ainda melhor, principalmente na hora de carregar os aplicativos;
  • Dados: selecionando a limpeza de dados, você limpa o cache e todas as informações pessoais associadas a Play Store, como configurações e preferências. Esse método funciona como uma espécie de “redefinição de fábrica”.

Independentemente da opção escolhida, o sistema não apagará nenhum aplicativo instalado anteriormente.

Pronto, agora você já sabe como limpar o cache da Play Store.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google Play na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Canal Exclusivo

Relacionados