Início » Telecomunicações » Anatel libera detalhes do programa de medição da banda larga

Anatel libera detalhes do programa de medição da banda larga

Por
7 anos atrás

Ontem o Ministro das Comunicações Paulo Bernardo antecipou em um evento o plano da Anatel de medir a qualidade da banda larga no Brasil. Hoje a agência finalmente liberou detalhes do plano e como os usuários do serviço podem se inscrever. Diferente do que imaginei que seria, o programa vai exigir que o usuário, se for escolhido, instale um equipamento entre o modem e o roteador.

Há alguns pré-requisitos para que o usuário seja considerado válido para o programa: ele precisa ter uma conexão de banda larga de uma das operadoras avaliadas (Oi, NET, Telefônica/Vivo, Telefônica Data, Ajato, GVT, CTBC, Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom), usar um roteador para se conectar ao serviço, ter uma tomada adicional próxima ao roteador e não ser funcionário de nenhuma das empresas avaliadas. Curiosamente, pessoas jurídicas também podem se inscrever para avaliar os serviços.

Setup completo do medidor + modem

Caso você preencha esses requisitos, a inscrição pode ser feita nesse link. O equipamento, chamado Whitebox, é fornecido pelo EAQ – Entidade Aferidora de Qualidade da Banda Larga – e trata-se de um roteador Linksys TP-Link adaptado especificamente para esse fim. Ele será o responsável por medir a qualidade da conexão sempre que ela estiver ociosa e enviar os dados automaticamente para a Anatel.

A agência também garante que a navegação não será afetada e que “em nenhuma hipótese serão coletadas informações trafegadas pelos voluntários”, o que deve acalmar os doidos por teorias da conspiração. Ao todo a agência selecionará 12.091 usuários de banda larga, grande quantidade deles (2.135) serão do estado de São Paulo e para os que forem escolhidos, a EAQ também enviará um relatório mensal com a qualidade da conexão. Não foi divulgada uma data para o início do programa, mas como a Anatel espera ter relatórios já em novembro, é bem provável que ele comece um mês antes, em outubro.

As demais dúvidas foram sanadas nesse FAQ completo disponibilizado pela agência, que também criou essa página no Facebook para divulgar mais detalhes. E se você for um dos selecionados, não deixe de nos avisar. 🙂

Mais sobre: ,