Ontem o Ministro das Comunicações Paulo Bernardo antecipou em um evento o plano da Anatel de medir a qualidade da banda larga no Brasil. Hoje a agência finalmente liberou detalhes do plano e como os usuários do serviço podem se inscrever. Diferente do que imaginei que seria, o programa vai exigir que o usuário, se for escolhido, instale um equipamento entre o modem e o roteador.

Há alguns pré-requisitos para que o usuário seja considerado válido para o programa: ele precisa ter uma conexão de banda larga de uma das operadoras avaliadas (Oi, NET, Telefônica/Vivo, Telefônica Data, Ajato, GVT, CTBC, Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom), usar um roteador para se conectar ao serviço, ter uma tomada adicional próxima ao roteador e não ser funcionário de nenhuma das empresas avaliadas. Curiosamente, pessoas jurídicas também podem se inscrever para avaliar os serviços.

Setup completo do medidor + modem

Caso você preencha esses requisitos, a inscrição pode ser feita nesse link. O equipamento, chamado Whitebox, é fornecido pelo EAQ – Entidade Aferidora de Qualidade da Banda Larga – e trata-se de um roteador Linksys TP-Link adaptado especificamente para esse fim. Ele será o responsável por medir a qualidade da conexão sempre que ela estiver ociosa e enviar os dados automaticamente para a Anatel.

A agência também garante que a navegação não será afetada e que “em nenhuma hipótese serão coletadas informações trafegadas pelos voluntários”, o que deve acalmar os doidos por teorias da conspiração. Ao todo a agência selecionará 12.091 usuários de banda larga, grande quantidade deles (2.135) serão do estado de São Paulo e para os que forem escolhidos, a EAQ também enviará um relatório mensal com a qualidade da conexão. Não foi divulgada uma data para o início do programa, mas como a Anatel espera ter relatórios já em novembro, é bem provável que ele comece um mês antes, em outubro.

As demais dúvidas foram sanadas nesse FAQ completo disponibilizado pela agência, que também criou essa página no Facebook para divulgar mais detalhes. E se você for um dos selecionados, não deixe de nos avisar. 🙂

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fábio C. Gomes
Cara esse aplicativo só serve para consumir MB de sua velocidade. Ele não é real dependendo de onde você estiver. Demora a reconhece o login e ainda informa que sua senha esta errada. Muito lento para um aplicativo mobile. As informações não são precisas e variam. Recomendo o Speedtest OOKLA com pings e informações do servidor local te dando uma real resposta mais precisa e variando de onde você estiver.
Marcelo Cdf
O MEU WHITEBOX CHEGOU NA ÚLTIMA SEXTA E JÁ ESTA INSTALADO E FUNCIONANDO.
Luciano Lima
Whitebox instalado e funcionando ok.
Joziel Torres
Belezinha o meu whitebox acabou de chegar, agora é só instalar.
Antonio Alves
Opa meu Whitebox chegou hoje a tarde, só esperando uma tempinho para instalar.
marockosu
Essa semana, para mim foi liberado o acesso aos meus relatórios de medição do EAQ Ele está sendo apresentado pelo https://reporting.samknows.com/ Estou ainda descobrindo como funfa. Mas estou triste por um lado, o meu WB (whitebox) não passa sinal pelas portas de rede.
marockosu
Marcio, acabei me enrolando e esquecendo de responder, sorry man, Quanto o firmware deles, ao que me informaram, ele é modificado criado pela equipe do EAQ. O wi-fi dele não é habilitado pra "nosso" uso.
Gustavo Prado Nunes
se a única pena for ser removido da pesquisa eu to de boa, haha
Gustavo Prado Nunes
Eu fiz isso, hahauhshaus... quer dizer, quase isso... Botei uma distro Linux, deixei tudo configurado e tal Agora to quebrando a cabeça pra botar uma porta usb dentro dele e assim poder ligar meu HD externo. Já tenho os procedimentos e tudo, só tô em choque mesmo quanto ao fato de ter que abrir o roteador, haushau
mariojosiel
Recebi este Tp-link em casa, porém não consegui usar a rede wireless e nem acessa-lo pelo firmware. Agora para que a antena se não é possível acessar a rede wireless?
Mauricio Furtado
marockosu, Você saberia nos informar se da pra configurar o uso do wi-fi através dele? Aqui em casa eu tenho dois pontos de acesso wi-fi no meu D-link 2640b. Saberia dizer se é possível criar mais de um ponto de acesso nesse firmware deles? O FW é bom? Obrigado
marockosu
Pessoal do TB, agradeço por este post, que me levou a preencher o formulário do EAQ e hoje chegou o roteador, vou curia-lo, comer e depois postar as fotos dele, caso queiram, e pelo o que já apurei é o mesmo da foto do post.
João Alexandre
Também fui selecionado. Agora é esperar chegar o aparelho e deixar o mesmo fazer as medições.
Fabiano Lira
Fui selecionado para ser um dos voluntários, fiz a confirmação e receberei a whitebox em até 10 dias. Assim que receber posto mais detalhes.
Raph4
Eu não recebi nada. Não sei se é bom ou ruim, já que pelo menos não me descadastrei.
Exibir mais comentários