Início » Games » Steam Greenlight é lançado

Steam Greenlight é lançado

Por
6 anos e meio atrás

Mês passado a Valve anunciou o Steam Greenlight, uma plataforma no Steam para desenvolvedores terem um acesso mais democrático ao processo de publicação dos seus jogos. A ideia é que, após enviado esboços ou vídeos do jogo, a comunidade vota nos que tem interesse em jogar e, se o projeto conseguir votos o bastante, vira realidade. Essa plataforma entrou no ar ontem aproveitei pra testar a novidade.

O critério principal por trás da plataforma parece ser a popularidade. Os jogos mais votados serão avaliados de tempos em tempos pela equipe da Valve e vão pra categoria Pendente, aonde vão tentar viabilizar a publicação do game no Steam. Depois disso, games aprovados serão adicionados ao catálogo e vendidos na própria plataforma. Não existe nenhuma garantia de que o game seja publicado no final do processo, uma vez que as negociações entre desenvolvedores e publicadores pode se tornar um tanto complexa.

A tela inicial do Greenlight parece um grande catálogo com todos os tipos de projetos. Desde jogos experimentais feitos em uma tarde por uma única pessoa, como produções maiores de empresas que buscam seu lugar ao sol. Na barra lateral é possível filtrar games por gênero, plataforma e quantidade de jogadores.

Dentre os filtros, faz falta poder ver games enviados por um desenvolvedor de um país específico, ou ainda separar jogos prontos de outros em fase de desenvolvimento. Um ponto que chamou atenção foi a falta de moderação no envio de games. Ao preencher o formulário o game automaticamente entra na página de votação, sem filtros.

Como esperado de qualquer ferramenta pública, os trolls estão fazendo a festa subindo fakes de todos os gêneros. Em poucos minutos fuçando e já encontrei Warcraft III, Minecraft, Battlefield 3 e outros games que obviamente não foram enviados pelas produtoras originais. Além desse detalhe, outro ponto negativo pra ferramenta é a categorização por línguas. Jogos em português do Brasil estão listados como “brazilian”, ou seja, é bem claro que na Valve eles não sabem muito bem que língua a gente fala por aqui.

Até o momento que esse texto foi escrito a Greenlight já conta com 571 games enviados. Para quem está interessado em saber mais sobre as produções brasileiras na plataforma, o gamer Rudá fez a lista Brazilian Hits que conta até agora com 6 games, dentre eles Out There Somewhere, Oniken e The Amazing Goblin’s Workshop.