Assinantes de banda larga no Brasil demonstraram, por meio de cadastro no site da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que querem sim participar de um programa de mensuração da qualidade do serviço. Segundo informações da agência divulgadas na quinta-feira (30), cerca de 16 mil usuários entraram no site da Entidade Aferidora da Qualidade (AEQ) e fizeram a inscrição.

Tanto pessoas físicas como empresas (pessoas jurídicas) participarão do programa iniciado pela Anatel nesta semana. Entre os requisitos para que o cadastro seja aceita figuram: a assinatura de um dos serviços em avaliação; e não ser funcionário de uma empresa de telecomunicações. Por motivos óbvios, você que trabalha na Telefônica ou na Net não poderá avaliar a conexão da empresa que paga seu salário.

Oi, NET, Telefônica/Vivo, Telefônica Data, Ajato, GVT, CTBC, Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom participam do programa.

A Anatel explica que os selecionados para o EAQ não terão custo algum para a instalação do equipamento que permite avaliar a conexão. “A aferição nos equipamentos instalados nos computadores ocorre diariamente. “O equipamento não coleta qualquer informação pessoal”, diz a agência, que ainda acrescenta que o aparelho não interfere ou monitora a navegação do usuário.

O projeto inclui várias etapas e deve selecionar 12 mil participantes. Aqueles que sobrarem poderão entrar numa leva seguinte de aferição. A Anatel planeja renovar anualmente 25% da base de voluntários.

Quer se cadastrar? Acesse essa página e siga as instruções. Os participantes receberão relatórios mensais com o detalhamento do uso da internet e a velocidade atingida.

São Paulo será o estado com maior número de participantes (2.135) seguido por Minas Gerais (1.305). O Amapá, por sua vez, terá o menor número de participantes: somente 94. A Anatel nos informa que “será feita uma seleção para garantir que a amostragem represente os diferentes perfis de consumidores da banda larga fixa no Brasil”.

Em resposta ao Tecnoblog, a assessoria de imprensa da Anatel esclareceu que um programa de medição de qualidade similar será feito também com a banda larga móvel nacional a partir de novembro. A forma de medição não foi definida.

Atualizado às 18h20.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucas
... Estes números só provam que o brasileiro está doido pra f... com estas operadoras que fingem prestar um bom atendimento ao cliente, mas que na verdade só quer uma coisa do consumidor: o seu dinheiro!
DisneyG
Eu pago 2 mb da vivo (porque não chega fibra aqui :S) Olha a minha velocidade: http://www.speedtest.net/result/2157681784.png
Marcos Guilherme
Cara tenho assinatura da Net de 10mb aqui em São Luís - Maranhão, só que faço o teste de velocidade aqui e me mostra somente 8mb de down e de up somente 800kb a 700kb, to tentando montar um servidor de CS 1.6 que precisa de no mínimo 1mb de up para jogar 12 pessoas!!!! Claro que já sabemos o resultado da qualidade da banda larga aqui no Brasil, será mesmo que vamos ter por parte da Anatel mudanças com esse programa?!?!? Ou a panelinha das operadoras já ta feito?!!!! Só acredito vendo!!
@DorigaOficial
Comigo foi a mesma coisa =/
Felipe
Muito disso é graças ao Tecnoblog. Fiquei sabendo desse programa da Anatel por aqui e fui direto me inscrever.
Andreh
Recebi um email confirmando a participação e pedindo pra fazer um teste de conexão. Ao clicar no link, levou para uma página confirmando (?) o descadastramento. What? Isso tá me cheirando sacanagem...
Eduardo
Comigo aconteceu a mesma coisa.
@DorigaOficial
Fui pré-selecionado. No email tem um link pra fazer um teste e um cadastro, mas quando clico fala que é pra parar de receber email. Pelo jeito não começou nada bem =/
@joaoricardo_rm
Por incrível que pareça, a internet da OI de 5Mbps aqui está dando 5.52Mbps (yay), apesar do up estar em 0.43. Mas baixando a 600~700kb/s (já não sei mas as siglas) acho que não posso reclamar :). http://twitpic.com/aq7ixu/full
@guilhermefs_
Como se eles já não soubessem o resultado disso..
Ciao
não tenho nem metade da internet que pago, e ainda quando reclamei do ping ser absurdamente alto (900+), a Oi me falou que não tem compromisso NENHUM com ping. Ridiculo.
Marcell Almeida
Me inscrevi. Espero que possa representar o Pará nesse teste nacional.
chuvadenovembro
Será que o descadastro do email foi proposital? Eles tem nossos nomes e emails como aferidores, mas os testes/resultados será manipulado pelas operadoras? hauhuahauahua teoria da conspiração... Aqui, além da questão do email ter chegado com o link de descadastro, chegou como spam (thunderbird marcou como spam) e por sorte eu vi, geralmente mando tudo p/ lixeira.
Aparecido Pereira da Silva
Por favor deixa eu me escolher, porque eu não aguento mais essa internet da VIVO TA UMA PORCARIA....(essa empresa taria te vergonha de oferecer um produto desse)....
Diego Rocha
Recebi esse e-mail, e o link parecia estar errado... Apontava para um descadastro de mail marketing, perguntei pra outras pessoas e aconteceu o mesmo com eles, vê se vai acontecer com o seu também.
Exibir mais comentários