Início » Brasil » Governo investiga possível cartel do LCD

Governo investiga possível cartel do LCD

Por
10 anos atrás

A SDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico) vai investigar as principais fabricantes de LCD sobre a possível formação de cartel. O período a ser investigado é de 2001 a 2006 quando há suspeitas que os fabricantes combinavam preços de seus produtos.

As empresas investigadas são Chungwa Picture Tubes, Hitachi Displays, LG Display, Samsung  Electronics, Sharp Corporation e a Epson Imaging Devices. Todas fabricam os LCDs fora do Brasil mas como vendem aqui terão que se explicar à SDE. O Brasil importa cerca de R$ 1,5 bilhão por ano em displays LCD.

Os LCDs são usados em uma série de equipamentos que vão desde notebooks até tocadores de mp3. Um cartel faria com que fabricantes de equipamentos para o consumidor final não conseguissem descontos ou negociações diferenciadas com qualquer uma das empresas o que pode acarretar em preços mais elevados do produto final.

O processo todo, após a investigação do SDE, deve ir para o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Se condenadas as empresas podem ter que pagar multa de até 3% do faturamento anual. [Estadão / IDGNow / O Globo]

Mais sobre: , ,