Ontem foi enfim lançada versão Beta do Chrome para Mac e Linux, e é claro que os testes de benchmark não demorariam a aparecer. Para a plataforma da maçã eles já foram divulgados, e mostram que o Chrome é segundo mais rápido da plataforma, atrás apenas do Safari, da própria Apple.

O Mac se mostrou não ser um habitat tão fácil para o Chrome. Diferente de sua contra-parte no Windows, onde ele é o mais rápido e o browser nativo — o Internet Explorer — é o último colocado, no Mac OS X o Google fica “apenas” em segundo lugar, perdendo, ironicamente, para o browser nativo do sistema.

Apesar de não ser o primeiro, o Chrome dá um banho nos demais concorrentes depois dele. Nos tempos de renderização de JavaScript é 10 vezes mais rápido que o Opera 10.10 e quase duas vezes mais rápido que o Firefox 3.6 Beta 4 — a mais recente versão do navegador da Mozilla lançado pra Mac. Só mesmo do Safari que o Chrome não consegue ganhar: o browser da Apple mantém a primeira posição da plataforma, sendo 12% mais rápido que o do Google.

Mas uma coisa da qual o Google pode realmente se gabar é o tempo de inicialização do seu navegador. E é o que faz o gerente de produto Brian Rakowski, no seu post no blog oficial da empresa sobre os lançamentos de ontem. Ele diz: “Tente instalar o beta e veja como ele inicializa rápido — mal há tempo para o ícone pular na Dock!”

De fato, Rakowski tem razão. Em testes que realizei, o Chrome não chega a completar o primeiro pulinho (que os ícones de programas no Mac OS são quando são abertos) e já está aberto, carregando sua página inicial. E isso é algo que o Safari definitivamente não faz.

Teste SunSpider, medindo o tempo gasto para renderizar JavScript. O teste foi realizado três vezes para cada browser, no Mac OS X 10.6, e os resultados acima são a média dos resultados (menor é mais rápido).

Confira também o vídeo oficial de divulgação do Google Chrome Beta para Mac, com aúdio e legendas em inglês.

[ComputerWorld]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Canal Exclusivo

Relacionados