O grupo de hackers conhecido como AntiSec publicou hoje um arquivo contendo 1 milhão de identificadores únicos (os chamados UDID) de dispositivos iOS. Segundo o grupo, eles conseguiram tais dados em março desse ano, ao conseguir acesso a um laptop Dell Vostro que supostamente pertencia ao FBI. Um dos arquivos obtidos continha mais de 12 milhões desses UDIDs, mas o grupo decidiu liberar ‘apenas’ 1 milhão deles.

Parte do arquivo liberado pelos hackers

No arquivo que foi obtido com o ataque ao laptop, o grupo afirma que encontrou, atrelado aos UDIDs, nomes, nomes dos dispositivos, números de celular, endereços e muitos detalhes pessoais – nos dados liberados por eles, constam apenas os UDIDs, nomes e nomes dos dispositivos. A especulação do grupo é que esses dados são parte de alguma investigação da NCFTA, uma organização americana que investiga crimes online.

O pessoal do The Next Web criou uma ferramenta que permite que qualquer usuário procure pelo seu UDID no arquivo vazado. O UDID pode ser encontrado pelo iTunes, clicando no número serial do dispositivo quando está conectado. Mas como os dados supostamente foram angariados por agentes americanos, é bem provável que nenhum brasileiro que esteja morando no Brasil e tenha comprado seu dispositivo iOS por aqui esteja nessa lista.

Segundo o grupo, eles não vão fornecer entrevistas ou dar nenhuma declaração pública enquanto um pedido bem específico não for atendido. Eles querem que uma foto do editor Adrien Chen, da rede de blogs Gawker, seja publicada na página inicial da Gawker.com e fique no ar durante um dia inteiro. O detalhe é que Adrien precisa estar usando trajes de balé e um sapato na cabeça, clara referência ao fórum 4chan.

A Gawker não disse se vai ou não atender a demanda, mas é seguro assumir que não teremos mais declarações do grupo no futuro.

Com informações: Hacker News.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados