Compradores de máquinas com o Windows 8 devidamente instalado terão a opção de fazer o downgrade para o Windows Vista ou Windows 7, de acordo com informações levantadas pelo site da PC World. Para tanto há um pré-requisito: que seja o Windows 8 no sabor Pro, voltado para profissionais liberais e empresas. Tentamos contato com a Microsoft Brasil, mas a companhia preferiu não comentar sobre o assunto no momento.

O Windows 8 chega às lojas em 26 de outubro (junto com o tablet Surface). O acordo entre a Microsoft e o OEM (sigla que designa o fabricante do equipamento, geralmente a companhia que empresta sua marca e oferece o atendimento pós-venda) inclui uma cláusula que garante o downgrade para uma versão anterior do sistema operacional. Esse mecanismo já existia no Windows 7 Professional e se mantém na próxima geração do Windows.

Assistente de instalação continua o mesmo

Não temos a confirmação se o Windows 7 Professional vendido atualmente no Brasil oferece o downgrade para sistemas OEM. Questionada pelo Tecnoblog, a Microsoft do Brasil disse que não tem informação “para dividir nesse momento”, ainda que seja sobre um produto à venda. Uma página no site da companhia, indicada pelo leitor Brunno Leonardo (@), mostra os requisitos e as recomendações para que um consumidor migre do Windows 7 (dependendo da edição) para o Windows Vista ou Windows XP.

Esquema de downgrade para Windows 7 (OEM) comprado no Brasil

Até onde se sabe, a licença do sabor profissional do Windows 8 prevê o downgrade somente para as duas versões imediatamente anteriores. Nada de Windows XP, o sistema operacional mais usado do mundo até presente recente, segundo dados da firma NetApplications. Hoje em dia o Windows 7 figura como SO mais utilizado.

A Microsoft adota uma nova pegada com o próximo sistema. Mais amigável, com design diferenciado e uma controversa tela inicial que vem dando o que falar. O Paulo Higa publicou neste site a análise do Windows 8 em RTM, build liberada para os fabricantes. Depois ele também mostrou como trazer o menu Iniciar velho de guerra de volta ao sistema. É o mínimo para torná-lo agradável ao uso novamente. Eu considero seriamente permanecer no Windows 7.

Atualização às 15h12.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Elton Luis F Santana
Boa Noite Pessoal, o Windows 8 Professional em Contrato Open ou OEM sequirão as mesmas regras atuais de Dowgrade podem Voltar para o Windows 7 Pro, Windows Vista Bussines, Windows Xp, Windows 2000 etc. Sendo que nos dois ultimos casos Windows XP Pro e Windows 2000 Pro a Microsoft não disponibiliza midias de instalação do Windows 2000 o Windows XP ainda e fornecida a midia caso o cliente não tenha por um valor medio de R$50,00.
abner
Alguem saberia me dizer se, e onde posso fazer o upgrade do vista para o windows 7??? original
André
Gente porque surge uma coisa nova já temos que sair xingando o antigo,até pouco tempo o Windows 7 era venerado e ninguém nunca tinha falado em o Windows ter interface de Tablet é isso que a interface principal do Windows 8 é,eu lembro de muita gente chamando o Windows XP de feio e horroroso por causa de não ter aero,pois bem o Windows 8 não vai ter aero também,eu particularmente sempre gostei do azulão do Windows XP,eu tenho 18 anos mas conheci muitos Windows,95,98 e Me,então apesar de antigo o Windows XP nunca chamaria ele de lixo e também não vou comemorar seu desaparecimento,imagino que muito jovem que frequenta esses fóruns nunca utilizou Windows 95,98 e ME por isso acha o Windows XP ruim por não reconhecer direito processadores com muitos núcleos e ter um 64 bits ruim,mas antes do Windows XP se quer tínhamos 32 bits,o Windows 95,98 e ME eram híbridos de 16 bits e 32 bits,pelo menos eu penso assim,foi fácil para muita gente conhecer a informatica a partir do Windows XP e não ter conhecido o que veio antes,ai é fácil xingar o Windows XP.Eu vou ter muitas saudades do Windows XP quando ele sumir de vez.
Renan
Galera, quanto aos drivers, temos que lembrar que mesmo o RC não é um sistema acabado! Não é algo que as fabricantes tem acesso ainda, pra trabalharem com os novos drivers, especialmente as menores. É algo que vai melhorar com o tempo... Quanto a interface, ela foi projetada com a mente nos Touchscreen... A versão que eu uso tem os ícones menores, o que ajuda muito a usar. Eu pelo menos gostei. Existem falhas? Claro. Mas ai depende da MS arrumar. E uma coisa sobre o Vista: Meu pouco de uso com ele em duas maquinas totalmente distintas me rendeu resultados peculiares. Em uma que tinha Hardware nível WinXP, rodou mediocremente, me deixando na mão varias vezes. Já em algo mais potente, não foi tão ruim assim. Obvio, não é fluido como o 7 (que demanda BEM MENOS hardware), mas rodou dignamente. O ponto ai é um só: O Win8 não vai rodar tão ruim quanto o Vista até por demandar menos hard. Só vai demorar pra galera (fabricantes, programadores e usuários) se adaptarem, mas acho que vale apostar nele...
Iago Melanias
Se desenvolver em um sistema e passar para outro o mesmo jogo já é difícil, imagine então 2500 jogos. Esse projeto Steam para Linux levará muito tempo, mas acredito que quando esse "sonho" se tornar realidade, pensarei em utilizar Linux, Não quero perder Dota 2, CS:GO, Magic e outros jogos...
Vinícius
bom saber :D valeu!
@elzobrito
Tô usando os drives que vem com o note, tá funcionando tudo redondo.
Bitstorm
Concordo contigo. Até porque imediatamente lembrei de um documentário sobre a Inquisição que vi um dia destes.. cara, vc não acreditaria em quais reentrâncias dos torturados as cruzes iam parar... o.O
Luiz
Pô, eles bem que podiam colocar também a opção de fazer o Upgrade pra uma distro Linux também né?!? hehehe... :-P
Andre
De boa com o Windows 8 aqui. Assim que começar a sair um monte de App legal, e muitos games para Metro, a galera vai passar a gostar dele. The Verge até acredita que o Windows 8 irá colocar fim nos tablets Android. http://www.theverge.com/2012/9/4/3291249/the-end-of-android-tablets-google-amazon-kindle-fire-microsoft-windows-8
Rennan Alves
O suporte do Windows 7 é até 2020. Não acho que precise ser mais do que isso.
Davi
Bom até o momento o que tenho pra falar dos comentários gerais que saíram aqui é que, a única coisa que não consegui roda no Windows 8 pro original, é o Mortal Kombat Kollection que por sinal utiliza o Games For Windows Live cujo não esta funcionando completamente na sua atual versão no win8. Tirando este fato, de resto não tenho o que reclamar, estou usando dede que foi liberado em 15/08/2012, não estou tendo problema com drive nem nada! Quanto a interface Metro, os usuários de pc cujo não tenho um monitor sensível ao toque, não vão nem utilizar ela muito, vai ser algo mais pra você passear as vezes*. Quanto as outra ferramentas integradas que vem no Metro, esta incluso no que irei falar agora. *: Boa parte do que esta integrado ao Metro ainda não esta funcionando por não ter sido liberado, liberação essa acredito que seja feita somente quando o Windows 8 começar a ser vendido, até lá, acredito que não ira funcionar! Obs: Todos os programas que eu tinha no win7, até o momento, funcionam no win8!
Edmilson
Jonathan vamos torcer para a MS esticar o suporte para o 7 como fez com o XP. Não me senti bem na nova interface, pareceu um downgrade, windows 3.11
YanGM
Melhor foi o longhorn, mas a Microsoft viu que seria bom demais ai cancelou e lançou o ruim da Vista.
ricardo
Melhor do mundo não é, mas é o melhor que a Microsoft já fez.
Exibir mais comentários